Tecnoblog

Artigos de Tecnoblog

Paulo Higa, do Tecnoblog, é finalista do Prêmio Comunique-se 2021; saiba como votar

às 11h22 por

Boas notícias! Paulo Higa, nosso editor-executivo do Tecnoblog, é um dos finalistas do Prêmio Comunique-se - conhecido como o Oscar do Jornalismo Brasileiro. Esta é a terceira e última fase da edição de 2021: a votação está aberta ao público para formar o júri da premiação, e explicamos logo abaixo como você pode registrar seu voto.Como votar no Prêmio Comunique-se 2021 O Higa começou no Tecnoblog em 2012 como editor e, em 2018, se tornou editor-executivo e sócio do site. Ele já cobriu todo tipo de evento no Brasil

Paulo Higa, do Tecnoblog, é indicado ao Prêmio Comunique-se 2021

às 17h35 por

O Prêmio Comunique-se, que reconhece os principais nomes do jornalismo brasileiro, está em sua 18ª edição - e Paulo Higa, nosso editor-executivo do Tecnoblog, é um dos indicados na categoria Tecnologia. A votação no primeiro turno recebeu cerca de 150 mil indicações, um recorde; agora temos o segundo turno para escolher os finalistas - e você pode participar.Para votar no que é conhecido como Oscar do Jornalismo Brasileiro, basta visitar esta página do Prêmio Comunique-se e fazer login com

15 anos (ou 5.480 dias) de Tecnoblog

às 19h12 por

Hoje, 28 de dezembro de 2020, o Tecnoblog completa 15 anos de existência. E que ano para celebrar uma data tão importante, não é mesmo? 2020, o pior ano de todos, se transformou também no melhor ano da nossa história – pelo menos até aqui.Tivemos que refazer todos os nossos planos, quase que em tempo real. Trocamos os pneus com o carro em movimento e no final deu muito certo! Então vamos à nossa tradicional "prestação de contas" de aniversário, com os principais números do TB em 2020.

TB Comunidade – Melhores discussões da semana #001

às 15h45 por

Durante a semana que passou a CES aconteceu lá em Las Vegas, nós lançamos a Comunidade do Tecnoblog, dando mais espaço para que vocês conversem entre si e com nossos pitacos no meio – ela tem até modo noturno! Finalizando a primeira semana de vida, selecionamos os cinco melhores tópicos que apareceram por lá, dividindo em duas categorias bem específicas: tópicos que são fruto de textos publicados no TB e tópicos criados dentro da Comunidade.

Conheça a nova comunidade do Tecnoblog

às 20h46 por

Nos últimos anos vários sites mataram o campo e comentários. O espaço deu lugar à listas de conteúdo relacionado, ou à rolagem infinita, que leva o visitante para posts seguintes automaticamente. Quem ainda não fez a mudança, lida constantemente com alguns dilemas, como a moderação de comentários ruins e a escolha de um sistema que forneça as melhores ferramentas para cultivar boas discussões. A escolha da maioria é o Disqus, mas ele se tornou o maior não por ser o melhor e sim por falta de opções melhores. Eu falo mais sobre isso no final desse post, mas o pon

14 anos (ou 5.110 dias) de Tecnoblog!

às 00h56 por

Deu meia noite e o Tecnoblog acaba de completar mais um ano de vida! Há exatos 14 anos, no dia 28 de dezembro de 2005, nascia um blog de tecnologia. Meu único objetivo era aprender programação, entender o que diabos era servidor e, de quebra, contar as minhas experiências com os trabalhos de manutenção de PCs. Mas a coisa acabou tomando uma proporção que eu não imaginava. A história completa você pode ouvir n

Tem um app novo do Tecnoblog para Android e iPhone

às 18h32 por

Os leitores mais próximos já sabem, mas agora é oficial: estamos lançando o aplicativo do Tecnoblog para Android e iPhone! Esta é uma forma mais prática de acompanhar na palma da mão tudo o que fazemos por aqui: as notícias de tecnologia, os reviews detalhados de produtos, os episódios quinzenais do Tecnocast e muito mais. Mas eu já abro o site no navegador todo dia… Faz quase 14 anos que o Tecnoblog existe e nunca teve um aplicativo oficial, então talvez seja mais difí

Tecnocast 109 – Como nascem os reviews

às 20h12 por

Sempre que a gente publica um review de produto, tem um grupo de leitores para criticar o celular ou até o autor. No dia em que falamos bem do iPhone, somos vendidos para a Apple. Se publicarmos uma análise positiva do Galaxy S10 no dia seguinte, imediatamente nos tornamos vendidos para a Samsung! No episódio de hoje, vamos falar sobre como funciona o nosso processo de análise de produtos. É verdade que

13 anos (ou 4.748 dias) de Tecnoblog!

às 21h24 por

Hoje o Tecnoblog completa mais um ano de vida. São 13 anos nessa jornada, que começou quando eu tinha apenas 19 anos e resultou no maior veículo independente de tecnologia do Brasil. A história você pode ouvir no Tecnocast 100, que publicamos há algumas semanas:

Tecnocast 100 – Como tudo começou

às 20h59 por

Quatro anos depois do lançamento do Tecnocast, finalmente chegamos ao centésimo episódio! E para comemorar, fizemos um programa especial contando toda a história do TB, desde a sua fundação. Em dezembro o site completa 13 anos de vida e seguimos na contramão do mercado, crescendo vertiginosamente e aumentando a nossa equipe. Mas nem tudo são flores! Várias coisas deram errado no meio do caminho

12 anos (ou 4.380 dias) de Tecnoblog!

às 21h45 por

Hoje o Tecnoblog completa mais um ano de vida! E como já é tradição, sempre que isso acontece, abrimos o jogo com os leitores e mostramos em números, tudo o que aconteceu com a nossa operação nesse ano. Quando eu fundei o TB, lá em 2005, eu era apenas um bebê empreendedor de 19 aninhos. 12 anos e muitos (muuuitos!) fios brancos depois, o Tecn

Agora você pode acompanhar temas específicos do TB no Flipboard

às 11h27 por

O Flipboard é um velho conhecido dos leitores do Tecnoblog. Gratuito, ele permite acompanhar seus temas e sites preferidos em uma interface bem agradável — especialmente em telas maiores, como tablets. A boa notícia é que nossa parceria com o aplicativo foi ampliada: agora temos 11 revistas de tecnologia no serviço.

Tecnocast 061 – Cadê o nosso servidor?

às 16h35 por

"O que aconteceu com o servidor do Tecnoblog? FAÇAM UM TECNOCAST SOBRE ISSO!!" Tá bom! Já que vocês insistem, né? Nesse programa a gente conta toda a saga – o que causou a queda, os momentos de tensão enquanto tentávamos recuperar os 12 anos de arquivos, o planejamento e a configuração do novo servidor e ainda, tudo o que rolou nos backstages no meio de tudo isso. O Alecrim traumatizou tanto que te

11 anos (ou 4.018 dias) de Tecnoblog!

às 22h45 por

O que fazer entre o Natal e o Ano Novo? Viajar para um lugar diferente? Ficar se entupindo de comida com a família? Colocar as séries em dia? Há exatamente 11 anos, em 28 de dezembro de 2005, o Mobilon resolveu criar o Tecnoblog. 4.018 dias depois, continuamos aqui, firmes e fortes, para trazer o melhor conteúdo de tecnologia das galáxias brasileiras! Êêêêêê!

Essa extensão para Chrome te avisa se uma oferta for falsa

às 00h11 por

O Assistente de Compras nasceu com dois propósitos: 1. Proteger compradores de ofertas enganosas; 2. Aplicar automaticamente cupons de desconto na finalização da compra. Com a chegada da Black Friday, essa ferramenta se prova ainda mais útil e facilita o processo de compra até mesmo para usuários leigos. Já são quase 300 lojas e mais de 6 milhões e produtos monitorados, e esses números crescem a cada dia. O Assistente já recebeu mais de 200 av

Dez anos (ou 3.652 dias) de Tecnoblog! \o/

às 23h56 por

Já virou tradição: todo ano eu cavo as estatísticas do TB e separo curiosidades para comemorar com vocês mais um ciclo da nossa existência. Os números aqui sempre foram muito abertos, tanto do site quanto da empresa, mas é que hoje (28/12) estamos completando UMA DÉCADA de existência. É muita responsa! E é tanta informação, que resolvi fazer um infográfico, para ficar mais bonitinho. Saca só: Uma das coisas que mais me impressionou

5 dicas que eu daria a empreendedores iniciantes

às 13h41 por

Fundei o Tecnoblog em 2005, quando tinha apenas 19 anos. Na época o meu objetivo era aprender mais sobre servidores, programação e tecnologia, mas logo percebi que o site possuía um potencial para negócios que era proporcional à audiência que eu conseguia atrair. De lá para cá levei muitos tombos e entendi na prática o significado da expressão “amadurecer em público”. Mas com muito esforço e ajuda da minha equipe, consegui superar as dificuldades e sustentar um crescimento consistente do TB durante esses quase 10 anos de existência.

Nove anos (ou 3.287 dias) de Tecnoblog

às 20h13 por

Talvez eu devesse seguir a tradição do tio do pavê e repetir pela nona vez a piadinha do "nerd desocupado que criou um blog de tecnologia na ressaca entre o Natal e Ano Novo". O nerd desocupado, no caso, sou eu; e o blog é este Tecnoblog, que hoje completa exatos nove anos de idade! Ele não tem mais nada a ver com aquele frankenstein de 2005. Ele ou eu, diga-se de passagem. Mas o mais legal de fazer aniversário tão perto do final do ano é que a retrospectiva de aniversário do blog encaixa direitinho com a do calendário comum.

Tecnoblog inicia parceria com portal R7, do Grupo Record

às 15h43 por

Geralmente a indústria segura os grandes anúncios para janeiro, já que dezembro tornou-se tradicional a época de festividades, de retrospectivas e muito pouco movimento. Porém, não poderíamos deixar passar a oportunidade de fazer um importante anúncio para este site de tecnologia. O Tecnoblog torna-se parceiro do Portal R7 a partir de agora. Estamos comprometidos com a ampliação do nosso editorial e de nossa audiência. Essa meta vai ao encontro do R7, portal de internet pertencente ao Grupo Record. Assim como nós, o R7 vem cresc

[email protected]: como você pode ajudar a encontrar a cura para o câncer

às 19h01 por

Você já reparou que, na maior parte do tempo, o uso do seu processador não chega nem a 10%? Já pensou em doar esse processamento ocioso para uma causa nobre? Isso é possível com o [email protected], um projeto de computação distribuída desenvolvido pela Universidade Stanford para ajudar a entender o desenvolvimento de doenças como o mal de Alzheimer e vários tipos de câncer. O funcionamento do [email protected] é bem simples: você só precisa instalar um software, que está disponível para Windows, Linux e OS X, e o resto é feito automaticamente. O pr

Deu a Louca no Tecnoblog: Xbox 360 di grátis!

às 11h22 por

Quanto tempo sem o Deu a Louca no Tecnoblog, não é mesmo? Estávamos tão ocupados com a estabilização de nossos novos servidores, que o lançamento de novos concursos acabou tendo que ficar em segundo plano. Mas o importante é que ela voltou! Dessa vez com um prêmio especial, que brinda não apenas a volta da brincadeira, como também a celebração de uma data especial: n

Como dar RT em posts do Tecnoblog

às 17h21 por

Como você já deve saber, o Twitter é atualmente uma das melhores ferramentas para a propagação de novos conteúdos. Nós o utilizamos com bastante frequência aqui no site, até porque é uma excelente maneira de manter contato com aqueles caras - e moças - que compõe o nosso público-alvo. Para ter uma integração ainda maior com a rede social, o nosso desenvolvedor Leandro Alonso implementou recentemente um novo recurso que permite que o leitor coloque, no campo de nome dos comentários do site, o seu arroba e tenha a URL do próprio perfil adicionada automaticamente.