Nove anos (ou 3.287 dias) de Tecnoblog

Thiago Mobilon
Por
• Atualizado há 1 ano
etiqueta-9-anos

Talvez eu devesse seguir a tradição do tio do pavê e repetir pela nona vez a piadinha do “nerd desocupado que criou um blog de tecnologia na ressaca entre o Natal e Ano Novo”. O nerd desocupado, no caso, sou eu; e o blog é este Tecnoblog, que hoje completa exatos nove anos de idade!

Ele não tem mais nada a ver com aquele frankenstein de 2005. Ele ou eu, diga-se de passagem. Mas o mais legal de fazer aniversário tão perto do final do ano é que a retrospectiva de aniversário do blog encaixa direitinho com a do calendário comum.

Por exemplo, o nosso começo de ano foi marcado pelo fim do Tecnocenter #1 (sede do Tecnoblog que ficava em São Paulo) e a minha mudança para Americana (SP), minha cidade natal. Os detalhes dessa mudança eu contei no meu Tumblr pessoal, mas dá pra resumir em três palavras: qualidade de vida.

A partir daí adotamos o modelo de trabalho remoto (ou o famoso home office). A equipe de editores e colaboradores segue trabalhando normalmente de suas casas (ou eventos, bancos de metrô e bibliotecas) em São Paulo e outras cidades espalhadas pelo Brasil.

A editoria

Trabalho remoto funciona sim e muito bem! A nossa produção de reviews em 2014 é prova disso: foram 54 análises publicadas durante o ano todo – smartphones, processadores, sistemas operacionais, jogos e muito mais. É uma média de mais de uma publicação por semana! Além disso, o Tecnoblog foi destaque em veículos internacionais, graças a furos mundiais – como o lançamento do novo smartphone topo de linha da Motorola, o Moto Maxx, e o novo modelo de entrada, o Moto E.

Dedicamos uma atenção especial aos acontecimentos nacionais, acompanhando as mudanças na Receita Federal que afetaram quem compra em sites internacionais, novas taxas dos Correios e o Marco Civil da Internet. Na área de telecom, fomos o primeiro veículo a publicar sobre o fim da internet ilimitada nas operadoras Claro e Vivo.

Novidades

Em 2014, o tão prometido Tecnoblog 3.0 enfim ficou pronto! O lançamento foi em julho (coincidentemente no dia 28) e trouxe novos recursos ao site, que nos permitiram aprimorar a nossa produção de conteúdo e a forma como interagimos com vocês.

Outra novidade foi o lançamento do Tecnocast, com edição e sonorização do Radiofobia. Matamos o TB Cast (nosso antigo podcast de notícias) e substituímos ele por um programa completamente reformulado, que foca em pautas não apenas tecnológicas, mas comportamentais. O resultado é um programa muito mais opinativo, com debates mais instigantes e temas que, apesar de nem sempre tecnológicos, contam com a opinião de pessoas que vivem a cultura geek e da internet diariamente.

Com o lançamento do site e do Tecnocast, dediquei toda a minha atenção na abertura da Tecnosto.re. O objetivo era lançá-la a tempo do natal, mas tivemos que lidar com muitos imprevistos (troca de estamparia, troca de malharia, atraso em contratos de logística e outros), o que acabou jogando o lançamento para o ano que vem. Mas o importante é que a loja finalmente está pronta e o lançamento oficial será em janeiro.

A operação da Tecnosto.re será centralizada na nossa nova sede, o Tecnocenter #2. Trata-se de um espaço com 90 m² localizado em Americana (SP) e equipado com todas as necessidades básicas de um geek!

TB em números

O ano não foi muito propício para produtores de conteúdo. A começar pela maior das redes sociais, que cada vez mais diminui a relevância dos posts de fan pages. Além disso tivemos a Copa do Mundo e também eleições, eventos que interferiram negativamente na nossa audiência e também na nossa venda de anúncios.

Mesmo com tudo isso, o Tecnoblog teve um crescimento bastante relevante! Fechamos o ano com um aumento de 27,5% de visitantes únicos e 13% em pageviews.

O Tecnocast só possui 14 episódios publicados, mas já soma uma audiência de mais de 192 mil plays. A média foi de quase 14 mil plays por programa. Já o TB Grupo, que fechou 2013 com pouco mais de 2 mil membros, chega ao final de 2014 com 9 mil pessoas.

O TeamManager (sistema de gerenciamento de equipe do TB) indica que nossos macacos treinados escreveram quase um milhão de palavras esse ano! O custo operacional do site ficou em mais de 340 mil reais – 70 mil a mais do que no ano passado. Por causa da mudança, reduzimos algumas contas, mas assumimos novas em investimentos no site e na loja.

O que esperar de 2015?

A primeira novidade será o lançamento da Tecnosto.re. Estou muito empolgado com esse lançamento, tanto pelo meu lado empreendedor quanto pelo artístico. Os produtos estão especiais e com o padrão de qualidade que vocês estão acostumados a ver aqui. Tenho certeza que vão adorar!

O ano de 2015 deve ser ainda mais especial, já que completaremos 10 anos de existência! As nossas cabeças continuam a borbulhar com ideias malucas, porém, prefiro deixar para anunciar as novidades cada uma em seu tempo.

Feliz 9 anos, TB! \o/

Receba mais sobre Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Relacionados