Início » Antivírus e Segurança » Nubank: golpes para roubar dados se proliferam no Instagram e Facebook

Nubank: golpes para roubar dados se proliferam no Instagram e Facebook

Nubank é usado como isca de phishing no Facebook e Instagram; anúncios levam a um site que tenta roubar CPF e senha

Felipe Ventura Por

O Nubank está sendo usado como isca de phishing em diversos anúncios no Facebook e no Instagram: posts patrocinados nas redes sociais prometem desconto em postos de gasolina, prêmios e outras vantagens para quem tem a NuConta ou o cartão de crédito sem anuidade. Eles levam a um site que tenta roubar o CPF e a senha do cliente.

Nubank golpe Facebook Instagram

Os posts patrocinados usam diferentes chamarizes para atrair vítimas. No Facebook, um deles menciona a promoção falsa Salva Minha Fatura, que promete a chance de "deletar compras da sua fatura" e "1 ano de cartão por nossa conta".

Um anúncio encontrado no Instagram diz que clientes Nubank terão desconto de 50% em Uber, shows, compras e cinema. Enquanto isso, algumas páginas afirmam que os usuários ganharão 30% de desconto em combustível nos postos Shell e Ipiranga.

Nubank golpe Facebook

Outro anúncio, postado no Facebook e no Instagram, diz que o Nubank vai "sortear milhares de prêmios todos os dias", incluindo iPhone 11, Galaxy S9 (não o S10?) e um milhão de reais. Para participar, é necessário "atualizar seus dados".

Anúncios no Facebook e Instagram levam a site de phishing

Todos esses posts levam praticamente ao mesmo lugar: isto é, um site de phishing para inserir seu nome e senha do cartão. Com esses dados, os criminosos tentarão fazer compras online e transferir dinheiro da sua NuConta.

Nubank golpe Instagram

Esse tipo de golpe também ocorre através de e-mail e SMS: a mensagem diz que você precisa atualizar seu cadastro para evitar bloqueio, por exemplo, e coloca um link de um site enganoso para roubar seus dados. O Gmail e o aplicativo Mensagens do Android costumam avisar o usuário que se trata de phishing.

Se o Google tem ferramentas para identificar conteúdo enganoso, o Facebook e o Instagram também deveriam ser capazes de barrar esse tipo de golpe. Em vez disso, vemos posts patrocinados de páginas como Club Nubank, Emprestimos Nubank, Nubank Promoções, Nubank Brasil, entre outros. Enquanto isso, o Instagram abrigava perfis chamados Nubank NuConta e nubank.24h.

Nubank golpe Instagram

"Recebemos relatos de clientes e não-clientes denunciando tentativas de enganar o consumidor usando a nossa marca", diz o Nubank em seu blog oficial. "Sites falsos e mensagens mentirosas enviadas por WhatsApp, e-mail e redes sociais são os mais comuns."

Em caso de dúvida, o Nubank recomenda entrar em contato através do chat do aplicativo ou pelo e-mail [email protected] Você também pode denunciar os anúncios para o Facebook ou Instagram, mas parece que isso não está adiantando muito.

Nubank golpe Facebook

Comentários da Comunidade

15 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Facebook não tem jeito mesmo, tanto faz se na plataforma há posts patrocinados com golpes ou vídeos de tortura e massacres que vão se reverter em ganhos com publicidade. Se eles lucram com esse tipo de conteúdo, não vão mexer uma palha pra remover esse material, ou então vão demorar pra removê-lo pra ganhar mais uns trocados.

Os nobres procuradores do Ministério Público estão ocupados encrencando com os aplicativos de entrega, tentando encontrar vínculo empregatício que não existe.

Nickson Baldoino

Já cansei de denunciar publicações do tipo no Facebook (só hoje foram duas), e sempre retornam dizendo que não tem nada de errado. A política do FB pra esse tipo de coisa nunca funciona rs

Felipe

Percebi que após limpar o histórico de dados compartilhados por outros sites e limite o recurso a quantidade de posts patrocinados com golpe aumentou, antes era um o outro no meio de propaganda direcionada, mas agora tem vários, inclusive esses com nubank.

Sempre que denuncio recebo esse mesmo tipo de resposta, às vezes nem respondem à minha denúncia.

@xtudao

FB Ads e uma vergonha, o Nubank podia processar eles.

@xavier

O Facebook é detestável, tudo que é “correto” ele barra, mas esses anúncios ele permite livremente.

Pra eu conseguir fazer a validação da minha agência na plataforma business, precisei enviar uma conta de consumo, cartão de CNPJ, inscrição estadual, certidão negativa de débito e contrato social, além de umas 5 conversas no chat e quase 6 meses de idas e vindas, só para provar que era real.

Os anúncios nunca podem conter mais de 25% de texto, ele não entende bem quando o texto faz parte de um rótulo por exemplo e ainda dependendo o tipo de foto ele bloqueia por boas práticas. Mas não move uma agulha pra barrar os scams.

Breno

Tem anos q vejo anúncios fraudulentos no FB e já cansei de denunciá-los e receber essas respostas de q não há nada de errado com o anúncio.

FB só vai parar com isto quando doer no bolso, quando rolar aquele processo milionário. Até lá, qualquer anúncio vagabundo e suspeito terá seu espaço.

Participe da discussão