Google, Facebook e outros se unem contra fake news sobre coronavírus

As empresas anunciaram um esforço conjunto para evitar desinformação sobre a COVID-19

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google, Facebook e outras empresas se uniram para combater fake news sobre coronavírus (Foto: Max Pixel)

Algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo se juntaram para combater fake news ligadas ao novo coronavírus. Em perfis nas redes sociais, Google, YouTube, Facebook, Twitter, Microsoft, LinkedIn e Reddit publicaram um comunicado sobre a iniciativa.

  • Os eventos de tecnologia cancelados pelo novo coronavírus [COVID-19]
  • Como limpar o celular em tempos do novo coronavírus

As empresas estão trabalhando para ajudar as pessoas a seguirem conectadas e para combater fraudes e desinformação sobre o coronavírus. A ação inclui o compartilhamento de dados oficiais publicados por agências de governo e autoridades de saúde pública de todo o mundo.

“Convidamos outras empresas a se juntarem a nós enquanto trabalhamos para manter as nossas comunidades saudáveis e seguras”, diz o comunicado. Os esforços começaram após a videoconferência realizada na semana passada entre empresas e representantes do governo dos Estados Unidos.

Na reunião, o secretário de Tecnologia dos EUA, Michael Kratsios, pediu o apoio de Google, Facebook, Amazon, Microsoft, Apple, IBM, Cisco e Twitter no combate à desinformação. A ideia é aproveitas as plataformas para conscientizar usuários sobre a COVID-19, doença causada pelo coronavírus.

Ainda não há muitos detalhes sobre o que será feito a partir do esforço coordenado. As empresas, porém, tem adotado medidas há algumas semanas. O Facebook, por exemplo, proibiu anúncios sobre máscaras e supostas curas para o coronavírus.

Em seu blog, a empresa também anunciou a criação de um programa com a International Fact-Checking Network (IFCN) que destinará US$ 1 milhão para a checagem de fatos ligada à pandemia. O Facebook Journalism Project destinará mais US$ 1 milhão para a imprensa local nos EUA e no Canadá.

Já o Twitter tem removido dezenas de tweets com fake news sobre o coronavírus. Em buscas no Brasil sobre a pandemia, a rede social passou a exibir um link que leva os usuários a informações oficiais no site do Ministério da Saúde.

Ao TechCrunch, o Twitter afirmou que não descarta revisar suas políticas para adequá-las ao contexto da COVID-19, “levando em consideração as maneiras pelas quais elas podem evoluir para dar conta de novos comportamentos”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados