Início » Computador » Radeon Pro VII é a nova placa de vídeo profissional da AMD

Radeon Pro VII é a nova placa de vídeo profissional da AMD

AMD Radeon Pro VII é uma placa de vídeo destinada a workstations para trabalhos gráficos e outras aplicações profissionais

Emerson Alecrim Por

Nesta quarta-feira (13), a AMD apresentou oficialmente a Radeon Pro VII, placa de vídeo voltada ao segmento de aplicações profissionais. Não que ela não possa ser usada para jogos eventualmente, mas a novidade foi desenvolvida para equipar workstations direcionadas a trabalhos gráficos, por exemplo.

AMD Radeon Pro VII

Tal como a poderosa Radeon VII — essa sim voltada ao segmento gamer —, a versão Pro tem como base a GPU Vega 20 que, por sua vez, chama atenção por contar com uma tecnologia de fabricação de 7 nanômetros da TSMC. A ficha técnica do modelo inclui também:

  • 3.840 stream processors;
  • 64 unidades de renderização ROP;
  • 60 compute units;
  • Frequência de até 1.700 MHz em boost;
  • 16 GB de memória HBM2 (com ECC);
  • Largura de banda de memória de 1.024 GB/s;
  • Interface de memória de 4.096 bits;
  • TDP de 250 W;
  • Suporte a tecnologias como PCIe 4.0 e DisplayPort 1.4.

Essa configuração deixa claro que a AMD Radeon Pro VII é, praticamente, uma Radeon VII adaptada para atividades profissionais. As configurações de ambas as placas são parecidas, razão pela qual o desempenho também é similar: a Radeon VII alcança 13,8 teraflops em operações de precisão única; a Radeon Pro VII, 13,8 teraflops.

AMD Radeon Pro VII

Para dar um exemplo mais prático, a AMD afirma que a nova placa de vídeo tem desempenho até 26% maior no Blackmagic Design DaVinci Resolve (software para edição de vídeo) que uma GPU Nvidia Quadro RTX 5000.

Entre as características que distinguem a Radeon Pro VII está a tecnologia Infinity Fabric Link, que permite o compartilhamento de memória com outra placa de vídeo do mesmo modelo. A novidade conta ainda com seis conexões DisplayPort 1.4.

Nos Estados Unidos, a nova placa vai ser lançada em meados de junho com preço sugerido de US$ 1.899. Não há informação sobre lançamento oficial no Brasil.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Uriel (@Uriel)

Bela placa!

@ksio89

Pelo visto havia chips Vega sobrando e a AMD resolveu desencalhar colocando nessa placa de vídeo aí.