Início » Internet » Google mede distanciamento social usando realidade aumentada

Google mede distanciamento social usando realidade aumentada

A ferramenta do Google para medir o distanciamento social utiliza o WebXR, de dentro do ARCore, para exibir um indicador de dois metros

André Fogaça Por

O Google lançou sem fazer muito barulho uma ferramenta chamada Sodar e que é capaz de medir o distanciamento social na rua, com a ajuda de um smartphone Android. A novidade utiliza a câmera traseira de aparelhos compatíveis e realidade aumentada para indicar onde no local fica a marca de dois metros de distância.

google sodar distanciamento social tecnoblog

O melhor de tudo é que toda a magia do Google para medir o distanciamento social acontece dentro do Chrome em um aparelho, sem a necessidade de download de aplicativo. O Sodar pode ser acessado clicando aqui ou ao entrar no endereço sodar.withgoogle.com e precisa de acesso liberado para a câmera do smartphone ou tablet, mas que necessita ser compatível com WebXR que tira proveito do ARCore. Eu testei em um G8s da LG, que funcionou perfeitamente.

A distância de dois metros, atual recomendação do Ministério da Saúde desde o início da pandemia de coronavírus, causador da COVID-19, é exibida dentro de um círculo que rodeia o usuário e conta com pontos brancos para indicar a área de perigo. O limite desta distância está em uma linha contínua e que exibe “2m”, que é a menor distância que uma pessoa pode estar de você.

google sodar distanciamento social animado

Para saber se o seu celular é compatível com ARCore, basta entrar neste link (em inglês) e consultar a tabela que existe com todos os dispositivos de todos os fabricantes que utilizam ou não a Play Store. O curioso é que suportar o ARCore não é o suficiente, já que desde o iPhone 6s todos os modelos de smartphone da Apple estão listados, mas no Sodar são catalogados como não compatíveis.

Com informações: Mashable.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação