Início » Celular » Falha no Android faz celular travar ao usar alguns papéis de parede

Falha no Android faz celular travar ao usar alguns papéis de parede

Um papel de parede específico vem causando sérios danos a aparelhos Android. Bug faz com que o celular reinicie várias vezes

Darlan Helder Por

Uma bela fotografia de paisagem vem causando sérios problemas em smartphones Android. No último domingo (31), o perfil Ice Universe no Twitter descobriu uma imagem que acaba travando o celular quando o usuário a define como papel de parede.

O bug acontece com frequência em aparelhos da Samsung, mas ainda foi detectado em modelos de outras marcas.

Ainda que o perfil tenha alertado para não definir a imagem como wallpaper, alguns usuários fizeram o teste e compartilharam vídeos de seus smartphones travados. Como papel de parede, a imagem faz com que o aparelho Android entre em modo de reinicialização (liga/desliga) e o usuário não consegue intervir para resolver o problema, mesmo ao apertar os botões.

Desenvolvedores acreditam que o bug pode estar relacionado com o formato de cor. A imagem em questão usa cores RGB em vez de sRGB, que é padrão no sistema. O bug pode surgir sempre que o aparelho estiver com uma imagem “incompatível”, por isso a solução seria tirar um print e fazer um teste. O erro também foi constatado em versões emuladas do sistema operacional.

Quando isso acontece, existem duas maneiras de fazer com que o celular volte ao normal: a primeira opção é reiniciar o seu aparelho Android com o modo de segurança e, em seguida, excluir a imagem; se não resolver, o recomendado é restaurar completamente o smartphone, perdendo todos os seus arquivos, infelizmente.

Celular Android

Segundo um desenvolvedor Android ouvido pelo portal 9to5Google, a falha não ocorre com o novo Android 11, pois a nova geração consegue converter a imagem em sRGB, antes.

Além do macete de tirar um print, é importante o usuário baixar imagens de sites confiáveis, para evitar cair em possíveis “pegadinhas”, que podem afetar o seu aparelho.

Embora o problema tenha ganhado repercussão na última madrugada, o bug não é “novidade” em aparelhos com o sistema do Google. Usuários de Android identificaram o erro há dois anos através do Google Wallpapers usando o Pixel 2 e 2 XL, como relembrou o portal Android Police.

Com informações: Engadget e Android Authority.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Coutinho (@Felipe_Coutinho)

Testei aqui e realmente deu ruim, mas eu tenho root e fiz esse processo:
"Se você tiver um telefone com root e TWRP ou um bootloader personalizado instalado, é possível recuperar-se do crash. Inicia a TWRP, depois navegue até TWRP -> Advanced -> File Manager -> Data -> System -> Users -> 0. Aqui, exclua todos os arquivos com o nome “Wallpaper” (geralmente os três últimos) e reinicie.

undefined (@el_dust)

Meu Moto G7 começou a apresentar um problema parecido (coloquei um wallpaper - não lembro qual era agora, o “system UI” ficava travando e depois caía naquele erro de “não foi possível iniciar o Android”).

Dei reset nele, não coloquei o mesmo wallpaper e até agora não voltou a dar erro.

Alex (@wuhkuh)

Android 10 foi a pior coisa que aconteceu ao meu Mi A2, ferrou meu wifi de uma forma absurda, virou costumeiro eu estar usando o celular e ter que desligar e ligar o wifi pra voltar a usar, já que tudo responde com impossibilidade de achar o DNS. Ridículo, ridículo!

PS. Eu vi o mesmo problema em um Samsung A20

@doorspaulo

Troca a ROM.
Recomendo o Lineage OS, pois o Android puro no A2 é horrível.