Início » Gadgets » Panasonic facilita usar câmeras mirrorless como webcam

Panasonic facilita usar câmeras mirrorless como webcam

Lumix Tether for Streaming transforma câmeras da Panasonic em webcam em computadores com Windows 10 instalado

Bruno Gall De Blasi Por

A Panasonic desenvolveu um software que transforma câmeras mirrorless em webcam. Anunciado nesta terça-feira (9), o app Lumix Tether for Streaming permite que os dispositivos da marca sejam utilizados em chamadas de voz e vídeo ou lives do Facebook, Twitch, entre outras plataformas da internet. O aplicativo é gratuito e já está está disponível para download.

Panasonic DC-GH5 (Foto: AndyCr15/Pixabay)

Ainda em fase de testes (beta), o Lumix Tether for Streaming permite que câmeras sejam utilizadas como webcam ao conectá-las no computador via porta USB. O recurso garante um reforço às videoconferências ao conferir mais qualidade às imagens das ligações, especialmente em reuniões durante os esquemas de home office para combater a pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O software está disponível somente para Windows 10 e requer computadores com portas USB 3.0 ou 3.1 para funcionar. Além disso, o app é compatível com as seguintes câmeras da Panasonic:

  • DC-GH5;
  • DC-G9;
  • DC-GH5S;
  • DC-S1;
  • DC-S1R;
  • DC-S1H.

O Lumix Tether for Streaming é gratuito e está disponível para download no site da fabricante (panasonic.com). A Panasonic também disponibilizou um vídeo (em inglês) para explicar como o recurso deve ser utilizado. Confira a seguir:

Este é mais um software que transforma câmeras em webcam anunciado nos últimos meses. Em abril, a Canon disponibilizou o EOS Webcam Utility para utilizar câmeras DSLR da marca em computadores. Já a Fujifilm anunciou o Fujifilm X Webcam no fim de maio, para produtos das linhas X e GFX.

Com informações: Engadget e The Verge

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Usar uma câmera profissional como webcam e fazer uma videoconferência com transmissão 4K pra ferrar com o povo que tem conexão ruim?

Matheus Falcão (@theus)

Estou aguardando a Sony liberar alguma coisa

Murilo Calegari (@MuriloCalegari)

As plataformas de videoconferência normalmente já incluem codificação automática de qualidade. Se a sua internet não suporta receber a qualidade original, então você vai ver o vídeo com compressão de imagem.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Acho melhor esperar deitado, não faz muito o estilo da sony disponibilizar esses penduricalhos.

Jorge Luis (@Jorge_Luis)

o principal ganho é a qualidade da imagem e o desfoque de fundo quando se tem uma lente com esse recurso. O tamanho da imagem não deve ser problema por conta do ajuste automático feito pelo software. Pense que já existe há anos webcams como a Brio 4k, da logitech.