Olympus lança app que transforma câmera em webcam

Aplicativo da Olympus transforma câmeras mirrorless da marca em webcam ao conectá-las via USB em computadores com Windows

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
App da Olympus transforma câmeras mirrorless em webcam (Foto: Divulgação/Olympus)

A Olympus lançou um aplicativo para transformar câmeras da marca em webcam. Disponível somente para computadores com Windows 10, o OM-D Webcam Beta permite o uso de câmeras mirrorless para garantir imagens com melhor qualidade em chamadas de voz e vídeo realizadas pelo desktop ou notebook.

O software possibilita o uso de câmeras mirrorless da Olympus diretamente pelo computador. A conexão entre ambos é feita pelo cabo USB, que transmite as imagens captadas pelo dispositivo em reuniões via videoconferência pelo Microsoft Teams ou Zoom, por exemplo.

O OM-D Webcam Beta, porém, não ativa a captação de som pela câmera para que os usuários possam posicioná-la em distâncias adequadas sem se preocupar com o áudio, segundo a Olympus. No lugar, é preciso utilizar o microfone do computador ou um acessório externo.

O software é compatível somente com Windows 10 (32 bit e 64 bit) e com os seguintes modelos de câmeras da Olympus: E-M1X, E-M1, E-M1 Mark II, E-M1 Mark III e E-M5 Mark II. A fabricante ainda disponibilizou um vídeo (em inglês) para explicar como configurar e utilizar o recurso. Confira a seguir:

Não há informações sobre um aplicativo para Linux e macOS.

O download do Olympus OM-D Webcam Beta é gratuito e pode ser realizado no site da fabricante (dl-support.olympus-imaging.com). Outras marcas, como a Canon, Fujifilm e Panasonic, também disponibilizaram seus próprios aplicativos para transformar câmeras em webcam ao conectá-las em computadores.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados