5 pontos positivos outros 5 negativos do FIFA Mobile

FIFA Mobile pode ser uma opção para quem quer jogar a famosa série esportiva de graça, mas é bom saber suas vantagens e limitações

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
FIFA Mobile / Felipe Vinha / Reprodução

FIFA Mobile pode ser a opção ideal para quem quer jogar um dos mais conhecidos games de futebol do momento, mas está sem grana para comprar as versões de console ou PC. No Android e iOS ele é gratuito, com vantagens e limitações – conheça algumas.

Prós

1. Modo campanha do FIFA Mobile

FIFA Mobile é totalmente diferente do que os jogadores estão acostumados em termos de modos de jogo. Em vez de te deixar jogar com qualquer time e qualquer partida, ele te coloca em uma rota com várias partidas e pequenas missões. A equipe controlada é própria.

Ao mesmo tempo que pode parecer estranho, é legal pois também dá uma identidade própria para esta versão, se distanciando do que já foi feito nos consoles e computadores.

2. Controles até que são bons

Podia ser pior, com certeza. Os controles de FIFA Mobile são bem simples e diretos ao ponto. O game tem apenas o direcional virtual na tela, mas para tocar a bola basta tocar no jogador que é alvo de seu passe, por exemplo. Para chutar ao gol desenhamos uma linha. Se preferir, o game joga até d maneira automática em alguns aspectos.

FIFA Mobile / Felipe Vinha / Reprodução

3. Ultimate Team em qualquer lugar

Claro que a mobilidade de poder jogar em celular é legal, ainda que exista FIFA no Nintendo Switch, que tem modo portátil. Mas aqui você pode aproveitar também o modo Ultimate Team em qualquer lugar e administrar sua equipe.

Outro elemento legal e envolvido com a portabilidade é a chance de convidar amigos para partidas via redes sociais ou outras redes conectadas – ainda que não tenha compatibilidade com consoles e derivados.

4. Sempre atualizado

Por carregar o nome “FIFA Mobile”, de maneira genérica, o game pode ser atualizado a todo o momento, sem exigir que o jogador faça download de um aplicativo em separado, anualmente. Assim, sempre que jogar, a versão mais recente estará em par com a edição dos consoles.

FIFA Mobile / Felipe Vinha / Reprodução

Neste caso, o FIFA Mobile usado como base para este texto foi o equivalente ao FIFA 20 visto nos videogames.

5. Planos

De uma maneira bem diferenciada e utilizada corretamente, o FIFA Mobile tem uma função chamada de Planos. Ela permite criar uniformes e outros itens, como bolas, para deixar o game personalizado.

Contras

1. Tem muito foco comercial

Se prepare para ver muitas telas que quase imploram para que gaste dinheiro em FIFA Mobile. Como quase todo jogo grátis de celular, ele foi feito pensando em tirar grana do jogador. É claro que os desenvolvedores precisam ser pagos pelo seu trabalho, mas em alguns momentos chega a ser excessivo.

Novamente: a reclamação aqui não é ter que gastar dinheiro, de fato, com o game. Mas parece que tudo gira em torno de moedas e gemas especiais que obtemos ao longo das partidas. É como visto no Ultimate Team dos consoles, mas de maneira muito intensificada.

2. Não tem Ligas ou times oficiais

Em FIFA Mobile você até joga contra times oficiais, em especial europeus, mas não espere controlá-los. O jogo também não tem Ligas ou Torneios oficiais, como Libertadores. É tudo bem simples e apostando no “genérico”.

FIFA Mobile / Felipe Vinha / Reprodução

3. O multiplayer é bizarro

O multiplayer de FIFA Mobile é bizarro, para dizer o mínimo. Ele não te deixar jogar uma partida completa. Apenas “lances” – e eles são assíncronos, ou seja, acontecem em momentos diferentes para cada jogador.

Em cada lance é possível tentar um chute para o gol enquanto estiver no ataque, por exemplo. Ou tenta um contra-ataque, arriscar uma defesa, vencer nos pênaltis. Mas são lances soltos, como se fossem cenas que vão trocando a todo o momento. Extremamente questionável.

4. Baseado em energia

FIFA Mobile também segue um ultrapassado modelo de deixar os jogadores participarem de partidas por meio de energia. É uma forma de limitar partidas e fazer com que os usuários retornem horas depois.

FIFA Mobile / Felipe Vinha / Reprodução

O problema é que este modelo de energia não tem sido mais muito utilizado em jogos mais recentes, optando por missões desbloqueáveis ou por outras formas que se combinam com a monetização. Ainda que não atrapalhe tanto, é um pouco desanimador.

5. Pior em telas menores

Como é um jogo de futebol, FIFA Mobile sai prejudicado em celulares com telas pequenas, por ter muitos detalhes a todo o momento e por trazer controles apenas sensíveis ao toque.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre FIFA Mobile na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados