“Não feche o MacBook, MacBook Air ou MacBook Pro com uma cobertura na câmera”. Essa é a recomendação publicada pela Apple em um artigo de suporte no último dia 2 de julho. Segundo a empresa, além de impedir o funcionamento de recursos como o brilho automático e o True Tone, a prática pode causar danos físicos à tela dos laptops.
Os usuários costumam proteger o microfone e a câmera do notebook por questões de privacidade (e algo me diz que, se até o Mark Zuckerberg faz isso, você também deveria fazer). É possível cobrir os componentes com fitas isolantes, o que não é uma solução muito elegante, ou com capas plásticas, vendidas em lojas de acessórios, que podem ser deslizadas para quando você quiser fazer uma videoconferência.
A recomendação é direcionada especialmente aos usuários de capas plásticas. “Se você fechar o notebook Mac com uma cobertura na câmera, a tela pode ser danificada, pois a folga entre a tela e o teclado é desenvolvida com tolerâncias restritas”, diz a Apple. O sensor de luz ambiente também é prejudicado ao cobrir a webcam, impedindo que o brilho e o tom da tela sejam ajustados pelo macOS automaticamente.
Para a Apple, a câmera dos MacBooks já é desenvolvida levando em conta a privacidade, uma vez que possui uma luz indicadora que fica verde quando está ativa. “A câmera não é ativada sem que a luz indicadora também acenda”, segundo a empresa. Além disso, a partir do macOS Mojave, os aplicativos só podem acessar sua câmera depois de pedirem permissão.
O fato de a própria Apple desencorajar o uso de capas plásticas para cobrir a webcam tem efeito na garantia: se o acessório pressionar a tela contra a carcaça do MacBook, danificando o painel, a empresa pode considerar isso um dano acidental, o que não é coberto pela garantia padrão dos MacBooks. E isso realmente pode acontecer, como mostra um usuário no Reddit:
Ainda assim, para os que precisarem usar uma proteção na webcam devido a alguma exigência do trabalho, por exemplo, a Apple diz que a capa não deve ultrapassar uma espessura maior que um papel comum (0,1 mm) e que o uso de acessórios que deixem resíduos adesivos deve ser evitado.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Se a Apple diz que só é ativada ao acender a luz, então tudo bem, confio nela.
Ahãm, acredito…
Acho isso de cobrir a câmera uma bobagem kkkk Todos os dias temos 2 (ou mais!) em nosso telefones que são de melhor qualidade ainda . E mais, do que adianta se cada vez que você usa as redes sociais, tudo é coletado. Eles não precisariam olhar sua camera, tá tudo livre na net.
Tampe a webcam e estrague sua tela, faz sentido, valeu Apple
Tanto MacBooks, quanto iPads tem travas de hardware e software para desabilitar áudio e vídeo.
Todo laptop tem LED ao lado do sensor da câmera para quando a mesma esteja ligada, ele acenda em conjunto. Porém isso não significa que não possa ser burlado com algum comando e não garante total integridade.
A melhor solução continua sendo o boa e velha fita adesiva, eu faço isso no meu laptop msm nunca usando a webcam e continuaria com um futuro laptop caso eu comprasse. Outra coisa, já pararam pra pensar que a maioria das pessoas não pensam nessa segurança de câmera frontal em smartphones e tablets? Por isso que a ideia de smartphones com câmera pop up tmb é uma ótima ajuda para se defender de apps que utilizam a câmera para gravar algo sem sua permissão.
Nada é impossível pode ser que seja improvável mas nunca vai ser impossível.
Acho coragem da apple dizer que a câmera só ativa com a luz acesa porque eu tenho 99,99% de certeza que algum hacker vai burlar ou já burlou essa trava.
@ViniciusHVC
Tampe a webcam com uma tampa plástica de terceiros que não leva em conta a engenharia da carcaça do Macbook e corra o risco de estragar a tela ao fechar o laptop.
Pronto, corrigi pra você.
@Joao_Almeida
Só porque existem vários meios de se conseguir informação não faz com que um meio seja irrelevante. Quanto mais informação eles (os que estão coletando as informações) conseguirem, melhor.
Fora que a relevância de cada dado muda de acordo com o seu inimigo.
Eu entendo o seu ponto. Mas até o momento não vi nenhum software burlar as travas do sistemas de permitir ou não acesso à câmera, ainda mais em sistemas como os da Apple que são bem seguros em relação a isso. Mas, cada um acredita no que quer.
Se não confia na Apple, então não compre um Macbook, oras.
Não entendo porque deixam o led ser controlado pelo software, ele devia tá diretamente ligado a linha de energia da câmera, alimentou ela de energia o led liga, não tem engenharia mais simples que isso e a prova de hacker (a não ser que estejam considerando o hacker desmontar o teu notebook e modificar o hardware da câmera).
Se não viu esse tipo de técnica segue o artigo sobre burlar a webcam de um Macbook, talvez já tenham corrigido essa falha nos novos Macs, mas pode existir outras. Isso também é valido pra Windows. https://jscholarship.library.jhu.edu/bitstream/handle/1774.2/36569/camera.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Também acho, mas o engenheiro, como o pessoal que coloca a senha 12345678, pensou: ninguém vai pensar nisso, obvio de mais.
Isso já não foi burlado??
Meu lenovo de 7 anos de idade têm a luz, mas eu ainda prefiro cobrir a câmera.
Chocada que a Apple é voyeur e quer ver o povo fazendo bolinho! kkkk
Nunca me preocupei com isso. Não é nem que eu não ache que possa acontecer, mas sim que não me acho tão importante pra alguém se dar o trabalho de ficar monitorando minha webcam a ponto de um dia achar algo que poderia talvez de alguma ser usado contra mim.
Sem contar que se fosse pra filmar algo comprometedor usaria a câmera do meu celular que me filma na privada sempre, não a do notebook que a maior parte do tempo tá desligada.
Poisé, esse povo é viajado demais.
galera curte criar rixa por qualquer coisa, até a fita isolante na webcam vira motivo pra criticar quem faz ou deixa de fazer
O problema é a extorsão… capturam tua imagem, tua intimidade, depois cobram, chantageiam para não compartilhar as imagens. Tu fica refém do criminoso…
COBRIR a câmera é uma aberração ! O projeto de laptop está cheio de tecnologia ali, tudo pensado, sensores e tudo mais e tu vai lá e capa o negócio…
Se está desconfiado, pega um pano, tipo esses de limpar óculos e coloca por cima toda vez que usa o computador, vai capar recursos do aparelho, mas pelo menos não está comprometendo/danificando o negócio.
DICA PRA APPLE: Faz que nem a AMAZON e coloca uma “tampa” interna, física, que tu empurra e fecha somente a lente da câmera, deixando outros sensores em aberto.
Cara, um vídeo de 2017 onde o exemplo se dá numa WebCam externa e de terceiros, força menos a barra.
Acho que ninguém disse que é impossível, e se você viu o vídeo que recomendou deve saber como funciona e a possível solução para o “problema”.
Se as pessoas olhassem os termos dos apps e sites, ficariam chocados com os tipos de dados que são coletados enquanto se usa, ou mesmo ler as configurações de cookies, só nessa parte a privacidade de qualquer um já morreu.
Parece que nos celulares é mais difícil invadir, já que o app precisaria da permissão pra usar a câmera, e se não me engano, só um pode usar a câmera por vez.
Vejam esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=2bpAg2QI-HM
Já era pra ter feito isso mesmo.
Sei que a maioria aqui sabe que a Apple viajou na maionese, mas caso alguém ainda tenha dúvidas se dá ou não pra ser “espiado” pela webcam:
Vai um vídeo onde um youtuber não apenas invade uma webcam, como desativa o led pra pessoa não perceber que ela tá ligada:
Diretor do FBI dizendo que se deve SIM cobrir webcams:
https://canaltech.com.br/hacker/diretor-do-fbi-recomenda-cobrir-webcam-com-fita-adesiva-80137/
Em 2016 o Mark Zuckerberg já foi “flagrado” cobrindo não só câmera, como microfone do seu Macbook:
https://www.telegraph.co.uk/technology/2016/06/22/why-has-mark-zuckerberg-taped-over-the-webcam-and-microphone-on/
Em uma entrevista ou documentário (não me recordo), o Edward Snowden disse que a única forma de você ter certeza que não tá sendo espiado é literalmente abrir seu celular e desplugar o “fio” da camera (ele inclusive faz isso no vídeo). Imagino que o mesmo seja verdade para webcams.
Ou seja, se você depende de software pra bloquear sua câmera, você tá fazendo errado. Se ela não estiver tampada com algo físico, você tá sendo visto.
Ainda bem que meu HP Envy tem é uma tecla física deslizante pra ativar/desativar a câmera. Nenhum cracker pode ativar isso à distância pois qdo desativada, pra todos os efeitos ela não aparece no “Gerenciador de Dispositivos”, é come se fosse uma câmera desconcetada da USB.
Via de regra, o mais seguro é realmente ter um switch ou interruptor físico que fisicamente desconecta o dispositivo. Sendo totalmente mecânico, melhor.
Isso vale tanto pra câmera quanto pra microfone.
Cobrir a lente da câmera e o microfone ficar exposto acaba sendo menos efetivo.
A luz não acende por hardware, mas também não por um software facilmente acessível. É por firmware e modificar firmware remotamente, sem interface de atualização, é uma tarefa muito ingrata.
Se um fabricante afirma e garante que a webcam só tem out de imagens, eu já acho suficientemente seguro pra confiar.
Paranoia besta essa, porque ninguém é interessante o suficiente pra ser filmado enquanto utiliza o computador e fora dele, a webcam nem deveria estar direcionada pra pessoa. Usar o Mark Zuckerberg como justificativa é ridículo, ele é um humano como todos nós e também acredita em baboseiras às vezes.
Os computadores atuais podem ser assim, mas os antigos não eram, tem vários experimentos de alteração de driver e ativação da câmera sem ligar o led, então sem um pronunciamento oficial da fabricante garantido isso e em que modelos garante, fico com a minha desconfiança.
Não cara, tampa plástica não, é só uma fita na bolinha da câmera, afeta nada
O que a Apple está falando é que tampar a câmera com essas tampas plásticas de terceiros pode causar danos na tela.
Já em relação à fita, a Apple diz que usar uma fita pode afetar algumas funcionalidades da tela, como o ajuste automático de brilho, não que pode causar danos na tela.
Qual é a tecla? Tenho um HP Pavilion antigo e nunca consegui fazer a Web Cam funcionar, não aparece no Gerenciador de Dispositivos como vc falou, achei que era desconectada, e esses dias estou precisando… Mas nas teclas de função não tem desenho de Web Cam.
Procura na volta dele, deve ter um botão de deslizar, era muito comum para wifi nos notebooks antigos, também pode ter de webcam.