Início » Computador » Apple pede para usuários não cobrirem webcam de MacBooks

Apple pede para usuários não cobrirem webcam de MacBooks

Cobrir a câmera de MacBooks pode danificar a tela, diz Apple em artigo de suporte

Paulo Higa Por

“Não feche o MacBook, MacBook Air ou MacBook Pro com uma cobertura na câmera”. Essa é a recomendação publicada pela Apple em um artigo de suporte no último dia 2 de julho. Segundo a empresa, além de impedir o funcionamento de recursos como o brilho automático e o True Tone, a prática pode causar danos físicos à tela dos laptops.

Capa de webcam vendida na Amazon

Os usuários costumam proteger o microfone e a câmera do notebook por questões de privacidade (e algo me diz que, se até o Mark Zuckerberg faz isso, você também deveria fazer). É possível cobrir os componentes com fitas isolantes, o que não é uma solução muito elegante, ou com capas plásticas, vendidas em lojas de acessórios, que podem ser deslizadas para quando você quiser fazer uma videoconferência.

A recomendação é direcionada especialmente aos usuários de capas plásticas. “Se você fechar o notebook Mac com uma cobertura na câmera, a tela pode ser danificada, pois a folga entre a tela e o teclado é desenvolvida com tolerâncias restritas”, diz a Apple. O sensor de luz ambiente também é prejudicado ao cobrir a webcam, impedindo que o brilho e o tom da tela sejam ajustados pelo macOS automaticamente.

Capa slide para webcam / bloquear webcam

Para a Apple, a câmera dos MacBooks já é desenvolvida levando em conta a privacidade, uma vez que possui uma luz indicadora que fica verde quando está ativa. “A câmera não é ativada sem que a luz indicadora também acenda”, segundo a empresa. Além disso, a partir do macOS Mojave, os aplicativos só podem acessar sua câmera depois de pedirem permissão.

LED de funcionamento da webcam do MacBook

O fato de a própria Apple desencorajar o uso de capas plásticas para cobrir a webcam tem efeito na garantia: se o acessório pressionar a tela contra a carcaça do MacBook, danificando o painel, a empresa pode considerar isso um dano acidental, o que não é coberto pela garantia padrão dos MacBooks. E isso realmente pode acontecer, como mostra um usuário no Reddit:

Tela danificada por capa de webcam

Ainda assim, para os que precisarem usar uma proteção na webcam devido a alguma exigência do trabalho, por exemplo, a Apple diz que a capa não deve ultrapassar uma espessura maior que um papel comum (0,1 mm) e que o uso de acessórios que deixem resíduos adesivos deve ser evitado.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sammy (@Sammy)

Se a Apple diz que só é ativada ao acender a luz, então tudo bem, confio nela.

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Ahãm, acredito…

João Almeida (@Joao_Almeida)

Acho isso de cobrir a câmera uma bobagem kkkk Todos os dias temos 2 (ou mais!) em nosso telefones que são de melhor qualidade ainda . E mais, do que adianta se cada vez que você usa as redes sociais, tudo é coletado. Eles não precisariam olhar sua camera, tá tudo livre na net.

Vinicius Vicentini (@ViniciusHVC)

Tampe a webcam e estrague sua tela, faz sentido, valeu Apple

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Tanto MacBooks, quanto iPads tem travas de hardware e software para desabilitar áudio e vídeo.

Alberto Roberto (@ComentarioMilGrau)

Todo laptop tem LED ao lado do sensor da câmera para quando a mesma esteja ligada, ele acenda em conjunto. Porém isso não significa que não possa ser burlado com algum comando e não garante total integridade.

A melhor solução continua sendo o boa e velha fita adesiva, eu faço isso no meu laptop msm nunca usando a webcam e continuaria com um futuro laptop caso eu comprasse. Outra coisa, já pararam pra pensar que a maioria das pessoas não pensam nessa segurança de câmera frontal em smartphones e tablets? Por isso que a ideia de smartphones com câmera pop up tmb é uma ótima ajuda para se defender de apps que utilizam a câmera para gravar algo sem sua permissão.

João Eduardo Medeiros (@joaomedeiros95)

Nada é impossível pode ser que seja improvável mas nunca vai ser impossível.

Acho coragem da apple dizer que a câmera só ativa com a luz acesa porque eu tenho 99,99% de certeza que algum hacker vai burlar ou já burlou essa trava.

² (@centauro)

@ViniciusHVC
Tampe a webcam com uma tampa plástica de terceiros que não leva em conta a engenharia da carcaça do Macbook e corra o risco de estragar a tela ao fechar o laptop.

Pronto, corrigi pra você.

@Joao_Almeida
Só porque existem vários meios de se conseguir informação não faz com que um meio seja irrelevante. Quanto mais informação eles (os que estão coletando as informações) conseguirem, melhor.
Fora que a relevância de cada dado muda de acordo com o seu inimigo.

João Almeida (@Joao_Almeida)

Eu entendo o seu ponto. Mas até o momento não vi nenhum software burlar as travas do sistemas de permitir ou não acesso à câmera, ainda mais em sistemas como os da Apple que são bem seguros em relação a isso. Mas, cada um acredita no que quer.

@Comentador

Se não confia na Apple, então não compre um Macbook, oras.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Não entendo porque deixam o led ser controlado pelo software, ele devia tá diretamente ligado a linha de energia da câmera, alimentou ela de energia o led liga, não tem engenharia mais simples que isso e a prova de hacker (a não ser que estejam considerando o hacker desmontar o teu notebook e modificar o hardware da câmera).

Jardel (@Jardel)

Se não viu esse tipo de técnica segue o artigo sobre burlar a webcam de um Macbook, talvez já tenham corrigido essa falha nos novos Macs, mas pode existir outras. Isso também é valido pra Windows. https://jscholarship.library.jhu.edu/bitstream/handle/1774.2/36569/camera.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Jardel (@Jardel)

Também acho, mas o engenheiro, como o pessoal que coloca a senha 12345678, pensou: ninguém vai pensar nisso, obvio de mais.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Isso já não foi burlado??
Meu lenovo de 7 anos de idade têm a luz, mas eu ainda prefiro cobrir a câmera.

Alex (@wuhkuh)

Chocada que a Apple é voyeur e quer ver o povo fazendo bolinho! kkkk

Exibir mais comentários