Início » Computador » Apple pede para usuários não cobrirem webcam de MacBooks

Apple pede para usuários não cobrirem webcam de MacBooks

Cobrir a câmera de MacBooks pode danificar a tela, diz Apple em artigo de suporte

Paulo HigaPor

“Não feche o MacBook, MacBook Air ou MacBook Pro com uma cobertura na câmera”. Essa é a recomendação publicada pela Apple em um artigo de suporte no último dia 2 de julho. Segundo a empresa, além de impedir o funcionamento de recursos como o brilho automático e o True Tone, a prática pode causar danos físicos à tela dos laptops.

Capa de webcam vendida na Amazon

Os usuários costumam proteger o microfone e a câmera do notebook por questões de privacidade (e algo me diz que, se até o Mark Zuckerberg faz isso, você também deveria fazer). É possível cobrir os componentes com fitas isolantes, o que não é uma solução muito elegante, ou com capas plásticas, vendidas em lojas de acessórios, que podem ser deslizadas para quando você quiser fazer uma videoconferência.

A recomendação é direcionada especialmente aos usuários de capas plásticas. “Se você fechar o notebook Mac com uma cobertura na câmera, a tela pode ser danificada, pois a folga entre a tela e o teclado é desenvolvida com tolerâncias restritas”, diz a Apple. O sensor de luz ambiente também é prejudicado ao cobrir a webcam, impedindo que o brilho e o tom da tela sejam ajustados pelo macOS automaticamente.

Capa slide para webcam / bloquear webcam

Para a Apple, a câmera dos MacBooks já é desenvolvida levando em conta a privacidade, uma vez que possui uma luz indicadora que fica verde quando está ativa. “A câmera não é ativada sem que a luz indicadora também acenda”, segundo a empresa. Além disso, a partir do macOS Mojave, os aplicativos só podem acessar sua câmera depois de pedirem permissão.

LED de funcionamento da webcam do MacBook

O fato de a própria Apple desencorajar o uso de capas plásticas para cobrir a webcam tem efeito na garantia: se o acessório pressionar a tela contra a carcaça do MacBook, danificando o painel, a empresa pode considerar isso um dano acidental, o que não é coberto pela garantia padrão dos MacBooks. E isso realmente pode acontecer, como mostra um usuário no Reddit:

Tela danificada por capa de webcam

Ainda assim, para os que precisarem usar uma proteção na webcam devido a alguma exigência do trabalho, por exemplo, a Apple diz que a capa não deve ultrapassar uma espessura maior que um papel comum (0,1 mm) e que o uso de acessórios que deixem resíduos adesivos deve ser evitado.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sammy (@Sammy)

Se a Apple diz que só é ativada ao acender a luz, então tudo bem, confio nela.

João Almeida (@Joao_Almeida)

Acho isso de cobrir a câmera uma bobagem kkkk Todos os dias temos 2 (ou mais!) em nosso telefones que são de melhor qualidade ainda . E mais, do que adianta se cada vez que você usa as redes sociais, tudo é coletado. Eles não precisariam olhar sua camera, tá tudo livre na net.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Não entendo porque deixam o led ser controlado pelo software, ele devia tá diretamente ligado a linha de energia da câmera, alimentou ela de energia o led liga, não tem engenharia mais simples que isso e a prova de hacker (a não ser que estejam considerando o hacker desmontar o teu notebook e modificar o hardware da câmera).

Jardel (@Jardel)

Se não viu esse tipo de técnica segue o artigo sobre burlar a webcam de um Macbook, talvez já tenham corrigido essa falha nos novos Macs, mas pode existir outras. Isso também é valido pra Windows. https://jscholarship.library.jhu.edu/bitstream/handle/1774.2/36569/camera.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Fabio Alvez (@AlvezFabio)

Ainda bem que meu HP Envy tem é uma tecla física deslizante pra ativar/desativar a câmera. Nenhum cracker pode ativar isso à distância pois qdo desativada, pra todos os efeitos ela não aparece no “Gerenciador de Dispositivos”, é come se fosse uma câmera desconcetada da USB.