Início » Brasil » CRLV digital é liberado para download e impressão no RJ

CRLV digital é liberado para download e impressão no RJ

Versão eletrônica do documento veicular (CRLV digital) está disponível para 1 milhão de proprietários de veículos no Rio de Janeiro

Emerson Alecrim Por

Disponível em todo o Brasil desde o início de julho, a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo — CRLV digital — pode ser obtida oficialmente no Estado do Rio de Janeiro a partir desta segunda-feira (3). É o que informa o Detran-RJ, que também lembra que documento pode ser acessado no smartphone ou impresso em casa pelo próprio condutor.

O CRLV digital pode ser usado em todo o território brasileiro e contém as mesmas informações que o seu equivalente impresso. Como tal, a versão eletrônica acaba tendo a mesma validade jurídica que o documento em papel, o que significa que ela pode ser apresentada em uma abordagem policial, por exemplo.

CRLV digital (imagem: Detran-RJ)

CRLV digital (imagem: Detran-RJ)

A obtenção do documento digital é feita totalmente pela internet. “Além da praticidade, esse novo serviço nos ajudará a evitar aglomerações nas nossas unidades e, consequentemente, o contágio do coronavírus entre a população e nossos funcionários”, destaca Marcello Braga Maia, presidente do Detran-RJ.

Mas é preciso observar os requisitos. O órgão alerta que somente os proprietários de veículos que tiverem efetuado o pagamento do GRT (Guia de Recolhimento de Taxa) e do DPVAT (seguro obrigatório) podem ter acesso à versão digital.

Além disso, é preciso instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e iOS, e seguir as orientações disponíveis ali. O CRLV digital pode ser baixado em até cinco aparelhos, inclusive para acesso offline.

Quem optar pela impressão em papel deve verificar se o procedimento ocorreu sem falhas, do contrário, a leitura do QR Code que valida o documento pode ser prejudicada.

De acordo com o Detran-RJ, mais de um milhão de proprietários de veículos do Estado do Rio podem ter acesso ao CRLV digital a partir de agora.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Imprimir em casa e andar com o impresso mesmo.
Estou bem de boa de ficar passando o celular pros outros supostamente checarem documento em um aplicativo*.

*Eu lembro que em alguma outra notícia mais antiga sobre isso o pessoal deu a sugestão de apps e formas de travar a tela em um único aplicativo, mas é mais fácil simplesmente imprimir o documento em casa mesmo.

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Tenho andado com um impresso tbm. Tá suavão