Início » Telecomunicações » O que é FTTH, FTTC e FTTB? [Internet Fibra Óptica]

O que é FTTH, FTTC e FTTB? [Internet Fibra Óptica]

Entenda o que é FTTH, FTTC e FTTB e como cada tipo de solução de internet por via fibra óptica afeta o desempenho da conexão

Ricardo Fraga Por

Nem todo acesso via fibra óptica é igual… Dependendo da solução utilizada pela empresa que fornece o acesso, a experiência do usuário pode sofrer mudanças significativas. Pensando nisso, vamos explicar, detalhadamente, a diferença entre FTTH, FTTC e FTTB, e o impacto que tais soluções podem ter no desempenho do seu acesso.

O que é FTTH, FTTC e FTTB?

O que é FTTH? (fibra até a casa)

FTTH (acrônimo de Fiber-to-the-Home) é a solução em que a fibra óptica sai diretamente da central da empresa que fornece o acesso e vai até dentro da residência do cliente, sem qualquer tipo de interconexão no meio do caminho.

Ao mesmo tempo em que permite uma conexão mais rápida e estável, a opção pode encarecer um pouco o custo da instalação para o cliente ao utilizar fibra óptica de ponta a ponta. Este é o modelo usado, por exemplo, pelos serviços Vivo Fibra e Oi Fibra.

O que é FTTC? (fibra até o poste)

A FTTC (acrônimo de Fiber-to-the-Curb) se refere à fibra óptica que vai até o poste/calçada (curb) e o acesso do cliente se dá em duas etapas.

A primeira, via fibra óptica, vai da central da empresa até um armário ou caixa de fibra estrategicamente posicionados próximos ao cliente (quase sempre na rua). De lá, segue até a casa do contratante através da tecnologia VDSL2, que utiliza a mesma rede de cabos metálicos de cobre que servem para a telefonia fixa.

Ao deixar de utilizar o cabo de fibra óptica por todo o trajeto, o serviço acaba por ter um valor menos elevado, mas também fica refém de uma tecnologia antiga que não permite o acesso em grandes velocidades. Uma vez que, quanto maior a distância dos equipamentos até a casa do cliente, menor será a velocidade final.

É o modelo usado pela Vivo (ex-GVT) e TIM Live (sem ser fibra).

O que é FTTB? (fibra até o prédio)

Muito similar à solução FTTH, a FTTB (acrônimo de Fiber-to-the-Building ou Fiber-to-the-Basement) leva a fibra óptica da central da empresa até um armário posicionado dentro de edifícios ou condomínios. No entanto, nesta solução, a conexão do armário até dentro da casa do cliente é feita, geralmente, utilizando cabos de rede tipo CAT5e ou 6.

Apesar de não utilizar fibra óptica de um extremo ao outro, este tipo de solução garante uma conexão de alta velocidade se respeitados os limites de distanciamento impostos por cada tipo de cabo e, ao mesmo tempo, garante um valor mais baixo na instalação.

Opção menos comum: FTTA

Uma outra solução é a FTTA (acrônimo de Fiber-to-the-Antenna).

Nela, a empresa faz a conexão de sua central até uma antena e, a partir dela, distribui o sinal aos clientes via rádio. Apesar de ter uma implementação mais barata para a empresa, ela traz benefícios menos interessantes para o consumidor, como uma baixa velocidade, o que torna o custo-benefício pouco interessante numa última análise.

Conclusão

Cada uma das soluções de internet por fibra óptica listadas acima têm os seus pontos positivos e negativos e, muitas vezes, os usuários acabam contratando o serviço sem saberem exatamente com qual tecnologia o acesso será levado até as suas casas.

Sendo assim, se você estiver pensando em contratar o serviço de uma empresa ou em migrar de fornecedor de acesso banda larga fixa, fique atento à solução utilizada para atender à sua casa para não contratar gato por lebre.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gsctt (@gsctt)

Boa, Ricardo! Acompanho desde 2010! Fico feliz em te ver escrever por aqui… abs!

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Tô contente que o Mobilon chamou o Ricardo. \o/