Google libera último beta do Android 11 antes da versão final

Android 11 Beta 3 é a última fase de testes; versão final do sistema operacional chega em setembro

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 11

Esta quinta-feira (6) foi a data escolhida pelo Google para liberar publicamente o Android 11 Beta 3. De certa forma, essa é a versão “release candidate” da plataforma, pois estamos falando do último beta antes do lançamento oficial. A versão final deve ser lançada em setembro, provavelmente, no dia 8.

Via de regra, a última versão beta do Android traz apenas ajustes de desempenho e correções para problemas identificados nos betas anteriores. Ela também serve para que os desenvolvedores possam dar os últimos retoques em seus aplicativos para torná-los totalmente compatíveis com o novo sistema operacional no lançamento.

Não é diferente aqui, exceto por um detalhe: a partir do Beta 3, é possível executar aplicações de notificação de exposição (que são usadas atualmente no rastreamento de contato para combate à COVID-19) sem necessidade de ativar a função de localização do celular.

Faz sentido. A notificação de exposição se baseia no Bluetooth para procurar dispositivos próximos. Aplicações baseadas nesse tipo de funcionalidade precisam solicitar que a função de localização seja ativada e autorizada. Porém, o Google percebeu que alguns usuários ficavam confusos quando o modo de notificação de exposição exibia uma solicitação do tipo.

No Android 11, esse tipo de permissão não vai ser mais necessário, mas, repare: essa é uma exceção válida apenas para notificações de exposição. Nada muda para os demais aplicativos.

Não há outras novidades funcionais. Como já se sabe, o Android 11 vai priorizar conversas na lista de notificações, exibir chats em bolhas flutuantes, facilitar o acesso a controles de música, melhorar parâmetros de privacidade, agilizar a conexão a redes Wi-Fi públicas, entre outras funções.

Participantes do Android Beta Program vão receber a atualização para o Beta 3 a partir de hoje. A novidade é compatível com os aparelhos Pixel 2, 3, 3a e 4. Usuários do recém-lançado Google Pixel 4a não ficarão de fora: o update para esse modelo será liberado em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados