Início » Aplicativos e Software » Como criar estilo de parágrafo e caractere no InDesign

Como criar estilo de parágrafo e caractere no InDesign

O combinado não sai caro. Como criar estilo de parágrafo no InDesign e ter pleno controle de ajustes, até dos de última hora

Tatiana Vieira Por
TB Responde

O InDesign é um dos programas favoritos dos designers disciplinados e vilão de quem não segue estruturas e métodos. É um software que determina, por meio de comandos, cada coisa em seu lugar de forma precisa. Ou seja, focada em grid e que exige alguns conhecimentos avançados, como criar estilo de parágrafo e caractere.

Ao diagramar uma publicação de muitas páginas, criar estilos de parágrafo e caractere são a única forma de manter tudo sobre controle. Alguns comandos como os de criação de sumário, também requerem este tipo de recurso.

Um estilo de parágrafo inclui atributos de formatação de caracteres e de parágrafos, e pode ser aplicado a um parágrafo ou a uma faixa de parágrafos. O gerenciamento de parágrafos e caracteres é bem semelhante, porém cada um conta com o seu próprio painel.

Como criar estilo de parágrafo e caractere no InDesign

Como criar estilo de parágrafo e caractere no InDesign

Como criar estilo de parágrafo no InDesign

  1. Abra o Adobe InDesign;
  2. Menu “File” (Arquivo) > “Open” (Abrir);
    Ou siga o atalho “⌘ + O” (macOS) ou “Control + O” (Windows);
  3. Localize seu arquivo;
  4. Menu “Window” (Janela) > “Styles” (Estilos) > “Paragraph Styles” (Estilos de Parágrafo);
  5. Selecione o trecho que deseja estilizar;
  6. Clique nas opções (quatro tracinhos) e escolha a opção “New Paragraph Style”;
  7. Em “Style Name” (Nome do Estilo), crie um nome – Lembre-se de que esse nome deve fazer sentido ao longo do projeto, sem gerar dúvidas ao criar ou administrar um estilo seguinte e possivelmente com características semelhantes;
  8. Certifique-se de que a opção de “Preview” está marcada, a fim de ver os ajustes em tempo real;
  9. Percorra todas as opções da barra “General” (Geral) e altere:
    “Font Family” (Família da Fonte), “Style” (Estilo), “Size” (Tamanho), “Leading” (Entrelinha), “Kerning” (Espaçamento entre Caracteres), “Tracking” (Ajuste de espaço de Massa de Texto), entre outros.Como criar estilo de parágrafo e caractere no InDesign

Como criar estilo de caractere no InDesign

  1. Menu “Window” (Janela) > “Styles” (Estilos) > “Character Styles” (Estilos de Caractere);
  2. Assim como nos ajustes de parágrafo, altere o estilo percorrendo a aba geral.

Siga a mesma base de ajuste, porém relacionadas somente a palavras isoladas. Ou seja, você pode adotar um estilo de caractere dentro de um estilo de parágrafo, sem problemas.

Para desfazer um estilo, basta selecioná-lo e clicar no ícone de lixeira. Para apenas eliminar ou mudar de estilo, basta clicar em “[None]” ou em outro estilo criado.

A questão prática em criar estilos de parágrafo e de caractere é praticidade. Por exemplo, caso você edite as características de um estilo, todas as partes da publicação em que ele foi aplicado será alterado automaticamente. Imagine revisar um livro de 300 páginas, linha a linha, dentro do software. Em algum momento, o ser humano falha. Evite o caos e crie métodos.

Com informações: Adobe.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação