Como fazer um ebook no InDesign [exportar EPUB]

Editoração eletrônica com layout fixo ou refluível? Como fazer um ebook com capa no InDesign, com padrão EPUB 2.0.1 e EPUB 3.0

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 2 meses
Como fazer um ebook no InDesign

O formato EPUB (Eletronic Publication) é capaz de se adaptar às diferenças existentes entre e-readers, os leitores de livros digitais. Domine recursos editoriais profissionais, como fazer um ebook no InDesign.

Construído com base em tecnologia já existente, como XML, XHTML e CSS, entre outras, produzir um EPUB nos dá a sensação estarmos atuando em um pequeno site. Ou seja, designers que desejam atuar no mercado de ebooks e cross-media precisam estar inteirados sobre os recursos do InDesign e os padrões do W3C, por exemplo.

Como fazer um ebook no InDesign [exportar EPUB]

  1. Abra o Adobe InDesign;
  2. Menu “File” (Arquivo) > “Open” (Open);
    Ou siga o atalho “⌘ + O” (macOS) ou “Control + O” (Windows);
  3. Menu “File” (Arquivo) > “Export” (Exportar);
  4. Escolha exportar livro para EPUB;
    Especifique o nome e um local para exportar;
  5. Na lista, escolha Salvar como tipo > EPUB (layout fixo);
    Ou EPUB (refluível);
  6. Clique em “Save” (Salvar).Como fazer um ebook no InDesign

O InDesign cria um arquivo individual .epub que contém o conteúdo baseado em XHTML. Para exibir o arquivo, você precisa de um leitor EPUB. Você também pode usar o leitor Adobe Digital Editions, que pode ser baixado gratuitamente no site da Adobe.

Opção de exportação layout fixo ou refluível, qual escolher?

Layout fixo
Trabalha com EPUB 3.0: oferece suporte a áudio, vídeo, JavaScript e texto vertical japonês. Isto não é suportado em dispositivos que não suportam o padrão EPUB 3.0. EPUB 3.0 é um padrão aprovado (por IDPF, 2011).

Layout refluível
Trabalha com EPUB 2.0.1:  padrão da IDPF (aprovado em 2007). Esse formato é suportado em uma grande variedade de dispositivos. 

EPUB 3.0: padrão da IDPF (aprovado em 2011). Esse formato também suporta áudio, vídeo, javascript, texto vertical japonês. Ele não funciona em leitores e dispositivos não compatíveis com o padrão EPUB 3.0.

Resumindo:

  1. Se você estiver exportando um EPUB que contém multimídia, escolha EPUB 3.0;
  2. Caso contrário, você pode usar o EPUB 2.0.1. 

Embora a Adobe ofereça um EPUB 3.0, ele não é compatível com a maioria dos dispositivos de leitura populares e deve ser evitado, a menos que você tenha uma necessidade específica de exportar usando este formato.

Decidido o formato, vamos para o painel “EPUB – Reflowable Layout Export Options”:

  1. Escolha a versão EPUB 2.0.1;
  2. Caso tenha um “Cover” (Capa), marque “Choose Image” (Escolher Imagem)
  3. Em “File Localization”, localize-a;
  4. Clique em “OK”.Como fazer um ebook no InDesign

Um pouco mais: 

O arquivo .epub exportado pode incluir uma imagem de capa. Como alternativa, você pode permitir que o InDesign rasterize a primeira página do documento exportado ou o documento de origem de estilo ou livro exportado. A miniatura é exibida nos leitores do EPUB ou na exibição da biblioteca do Digital Editions Reader.

Com informações: Adobe, idpf, Adobe.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre InDesign na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados