Início » Finanças » Mercado Pago e Nubank cadastram Pix sem permissão, dizem clientes

Mercado Pago e Nubank cadastram Pix sem permissão, dizem clientes

Empresas negam acusações, mas Banco Central avisa que punirá infratores; saiba como remover chaves do Nubank e Mercado Pago

Felipe Ventura Por

Há uma série de relatos no Twitter e Reclame Aqui dizendo que Mercado Pago e Nubank cadastraram chaves do Pix sem a permissão dos clientes. As duas fintechs lideram o número de registros no sistema de pagamentos instantâneos. Ao Tecnoblog, elas negam as acusações, mas o Banco Central avisa: está fiscalizando o sistema de pagamentos e vai punir infratores.

Pix no aplicativo (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Pix no aplicativo (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O cliente Christian Lima conta no Twitter: “fui cadastrar o Pix usando o CPF no Itaú e recebi a notificação de que já estava sendo usado em outro banco! Posteriormente descobri que o Mercado Pago havia cadastrado meu CPF sem minha autorização”.

Leandro Avelar diz na rede social: “sem eu autorizar o Mercado Pago associou meu CPF a conta deles no Pix. Toda vez que entrei no Mercado Pago, havia uma tela de pré-cadastramento e neguei todas”.

“O Mercado Pago registrou meu CPF como chave Pix sem eu pedir”, relata o usuário Vitor de Lucca. “Estou desde então tentando excluir, sem sucesso. Dá erro. Pedi portabilidade pelo Inter, que me informa que preciso aceitar a portabilidade no Mercado Pago… Simplesmente não existe isso no app.”

No Reclame Aqui, as queixas são semelhantes: clientes não conseguem excluir o CPF como chave Pix do Mercado Pago, mesmo se pedem portabilidade para outra instituição financeira.

Cartão do Nubank (Imagem: Divulgação/Nubank)

Cartão do Nubank (Imagem: Divulgação/Nubank)

E há reclamações parecidas sobre o Nubank: “meu CPF foi cadastrado como chave Pix com vocês sem meu pedido e minha autorização”, explica o cliente Fabio Leme no Twitter.

“O Nubank está registrando minhas chaves Pix sem eu pedir”, afirma Ariel Marlin na rede social. Outro relato diz: “mal fiz a conta e ela pegou todas minha chaves Pix e tentou fazer portabilidade sem meu consentimento”.

O que dizem Nubank e Mercado Pago

Em comunicado ao Tecnoblog, o Nubank nega as acusações: “todas as chaves foram cadastradas com a devida autorização dos clientes”. A fintech continua: “preparamos cuidadosamente um fluxo prático e simples de comunicação e, no dia 05/10, enviamos pedido de consentimento via aplicativo a todos os clientes que haviam feito o pré-cadastro”.

O Mercado Pago também nega ter registrado chaves sem permissão. A empresa diz em comunicado que “o processo de cadastro das chaves Pix ocorreu em conformidade com as regras estabelecidas pelo Banco Central e prestará todos os esclarecimentos necessários ao regulador e aos seus clientes”.

A fintech garante que não cadastra chaves do Pix sem o consentimento do usuário: “o fluxo de cadastro envolve o envio de uma comunicação por meio do aplicativo Mercado Pago informando a possibilidade de cadastrar as chaves de e-mail, CPF/CNPJ, para que o usuário possa escolher quais delas deseja registrar”.

Mercado Pago (Imagem: Tecnoblog)

Mercado Pago (Imagem: Tecnoblog)

Banco Central “punirá os infratores”

Em nota, o BC afirma que “monitora e supervisiona continuamente o processo de cadastramento de chaves Pix”, e que já iniciou os processos formais para fiscalizar os participantes.

“Caso detecte irregularidades nesses processos, incluindo eventuais cadastramentos indevidos, o Banco Central punirá os infratores nos termos da regulação vigente”, diz a instituição.

Como remover chaves do Nubank e Mercado Pago

No Nubank, faça o seguinte:

  1. abra o app e, na seção Pix, toque em Registrar suas chaves;
    • se essa seção não estiver presente, toque no botão Pix na parte inferior da tela;
  2. toque no ícone de três pontos (…) ao lado de uma chave cadastrada;
  3. toque em Excluir.

Vale observar que essa opção não vai aparecer se o cadastro estiver pendente. O Nubank precisa primeiro confirmar o registro no BC para que você possa excluir a chave.

No Reclame Aqui, o Mercado Pago orienta os clientes a seguirem estes passos:

  1. abra o app no iPhone ou Android;
  2. siga o caminho Mais (no canto inferior direito) > Seu perfil > Suas chaves Pix;
  3. escolha uma chave e selecione a opção Excluir chave.

Este procedimento pode ser feito apenas em dias úteis das 9h às 17h. O Mercado Pago promete que, quando o Pix for lançado em novembro, será possível modificar as chaves em qualquer horário.

Além disso, alguns usuários se queixam que isso pode exibir uma mensagem de erro. Neste caso, a fintech pede que os clientes entrem em contato pela seção Fale Conosco no aplicativo, pelo site mercadopago.com.br/ajuda ou pelo telefone 0800 637 7246.

Chave Pix no Mercado Pago (Imagem: Reprodução/Mercado Pago)

Chave Pix no Mercado Pago (Imagem: Reprodução/Mercado Pago)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Eita a treta começando já!

De qualquer forma, quando você tenta cadastrar uma chave Pix já existente, você é informando com qual instituição essa chave está cadastrada?
Ou tem que ir verificando conta por conta de cada instituição?

imhotep (@imhotep)

Eu não duvido nada que essas empresas enviem notificações para os clientes, que clicam sem nem olhar.

Por outro lado, tem que ter coragem pra cadastrar as principais chaves nessas fintechs onde as coisas nem sempre são muito claras, caso do Mercado Pago e Recarga Pay.

Alisson Santos (@alisson)

No dia que liberaram o cadastro entrei no aplicativo de cada banco onde tenho conta e cadastrei as chaves de acordo com a importância. Em nenhum deles havia chaves confirmadas, apenas um pré-cadastro, uma sugestão de uso de CPF, e-mail e telefone, que você poderia desmarcar antes de confirmar, inclusive no Nubank. Mas ao chegar no Mercado Pago havia sim uma chave já ativa, mas era uma chave aleatória. Deixei, até porque eu iria usar uma chave aleatória por lá mesmo.

Caio Augusto (@Caio_Augusto)

O Mercado Pago cadastrou meu CPF sem minha permissão, achei estranho, mas exclui a chave e a recadastrei em outro banco colocando um e-mail que não uso lugar do CPF no Mercado Pago.

Antônio Vinícius (@avinicius)

Não, mas futuramente você poderá obter essa informação pelo Registrato.

Everton Favretto (@evefavretto)

Não tenha dó de banco (ou não-banco) cometendo fraude não: além de remover a chave cadastrada contra a vontade, abra denúncia no Banco Central. Já que o Banco Central diz que está investigando, dê munição pra eles com uma denúncia.

Alessandro Cristiano da Silva (@AlessandroCristiano)

Por essas e outras que não fiz o pré-cadastro em lugar nenhum.

Como foi dito no Tecnocast sobre o Pix, também não entendo essa ânsia, essa correria das instituições para ter sua chave se é algo que posso mudar a qualquer hora, a não ser (como também foi dito no tecnocast) que ele botem impecilho para dificultar a portabilidade e fazer o cliente desistir por cansaço.

Por último, quem ta reclamando no Reclame Aqui, se fosse eu iria direto no Consumidor.gov, é muito melhor, fica a dica.

Vanderlei Gomes (@Vanderlei_Gomes)

Eu tinha certeza que o Mercadopago estava fazendo algo de má fé era óbvio.Eles vivem zombando das leis bancarias.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Eu iria direto pro bacen que é um órgão regulador.

Alex (@wuhkuh)

O Mercado Pago não cadastrou a minha, se tivessem feito, a barbarização vinha no call center deles

@ksio89

Eapero que o Bacen não seja como a Anatel, que é manipulada pelas operadoras e que raramente resolve as minhas queixas, me obrigando a reclamar no Consumidor.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Aqui costumam resolver de boa, só não deixar eles encerrarem a reclamação, quando eles fecham vou lá e faço uma replica nela de que o problema ainda não foi resolvido.

@ksio89

Pois então, na Anatel você só consegue reabrir uma vez a reclamação. Antes não havia limite, mas aí o cartel das operadoras deve ter pressionado a agência para impor a mudança, elas encerram a reclamação sem resolver o problema.

ochateador (@ochateador)

Reclama no BC/Bacen, consumidor.gov, pequenas causas (pois usou seus dados sem autorização) e por aí vai…

Athos Castro Moreno (@Athosbr99)

se você for tentar fazer a portabilidade aparece

Exibir mais comentários