Aplicativo da Neon agora lê chaves Pix escritas à mão ou impressas

Novo app da Neon promete reconhecer chaves Pix baseadas em CPF, CNPJ, e-mail ou número telefônico usando a câmera do celular

Emerson Alecrim
Por
App do banco Neon agora lê chaves Pix escritas à mão ou impressas (imagem: reprodução/Neon)
App do banco Neon agora lê chaves Pix escritas à mão ou impressas (imagem: reprodução/Neon)

A Neon reformulou o seu aplicativo móvel. A nova versão inclui uma interface mais sóbria e organizada, além de recursos de personalização que exibem informações de acordo com o perfil do usuário. Mas o maior destaque é uma função que faz o app ler chaves Pix manuscritas ou impressas.

Reconhecimento de chaves Pix escritas à mão

O novo recurso é capaz de reconhecer chaves Pix baseadas em números de CPF, CNPJ e celular, bem como em endereços de e-mail que estiverem presentes em placas ou papéis, por exemplo, tenha a informação sido escrita à mão ou impressa.

Trata-se de uma funcionalidade que complementa a leitura de QR Code para pagamentos via Pix que já existia no aplicativo. A novidade evita que o usuário erre ao anotar a chave Pix ou tenha que tirar uma foto para guardar essa informação.

O reconhecimento de chaves Pix pode beneficiar indiretamente até profissionais autônomos que, por alguma razão, não usam QR Code para receber pagamentos nessa modalidade, como destaca o CEO da Neon:

Estamos sempre pensando em formas de gerar impacto e simplificar “o corre” de quem não pode parar, por isso, o recurso é especialmente benéfico para aquele vendedor autônomo que utiliza plaquinhas de Pix feitas com papel e caneta, por exemplo, contribuindo com o aumento da eficiência e fluidez no dia a dia de trabalho.

Pedro Conrade, Fundador e CEO da Neon

Para usar o recurso, basta abrir a função “Lente Neon” no aplicativo e tocar em “Abrir câmera”. Essa funcionalidade é capaz de ler tanto QR Code quanto reconhecer chaves Pix manuscritas ou impressas. Ela também tem uma tecnologia de reconhecimento de caracteres que identifica chaves Pix em imagens.

Função Lente Neon reconhece QR Code e chave Pix escrita (imagem: reprodução/Neon)
Função Lente Neon reconhece QR Code e chave Pix escrita manualmente (imagem: reprodução/Neon)

Personalização do app e integração com serviços

A Neon destaca também que agora o seu aplicativo tem um visual mais sóbrio e uma opção de modo escuro. Além disso, a interface foi reorganizada de modo a exibir saldo e os recursos principais na parte superior da tela. Entre esses recursos está justamente a área de Pix.

Interface do novo app da Neon (imagem: reprodução/Neon)
Interface do novo app da Neon (imagem: reprodução/Neon)

As demais informações são exibidas no decorrer da interface seguindo um modelo de feed personalizado. Isso significa que a disposição das informações mostradas varia de acordo com o perfil de uso de cada cliente.

A fintech promete ainda concentrar serviços em um único app. A previsão é a de que as plataformas MEI Fácil, Leve, ConsigaMais+ e Biorc sejam integradas ao aplicativo da Neon ainda em 2024. Outra promessa para um futuro próximo é o Neon Voice, um assistente de voz guiado por inteligência artificial.

O app da Neon está disponível para Android e iOS.

Relacionados