Início » Telecomunicações » TIM Live Fibra e TIM Live Internet; qual a diferença?

TIM Live Fibra e TIM Live Internet; qual a diferença?

Conheça os planos de banda larga TIM Live Fibra e TIM Live Internet e entenda as principais diferenças entre os serviços

Ronaldo Gogoni Por

A TIM oferece dois serviços diferentes de banda larga no Brasil, com tecnologias e planos distintos e que podem ser mais ou menos interessantes para o consumidor. Aqui, você vai conhecer os planos TIM Live Fibra e TIM Live Internet, e saber qual é a diferença entre eles.

Página do TIM Live Fibra (Imagem: TIM/Reprodução)

Página do TIM Live Fibra (Imagem: TIM/Reprodução)

O que é TIM Live Fibra?

O TIM Live Fibra (ou Tim Live Ultrafibra) é o serviço de banda larga residencial que usa conexões de fibra óptica. Ele opera em velocidades de 60, 150 e 200 Mb/s, com os dois últimos oferecendo promoções de velocidade dobrada por um ano.

O serviço possui cobertura limitada, estando disponível hoje em regiões dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco e Goiás, com a TIM expandindo-o para substituir as conexões de par metálico.

A internet via fibra usa a arquitetura de rede FTTx para chegar até os consumidores. No TIM Live Fibra, a operadora emprega o formato FTTH (Fiber To The Home, ou Fibra Até a Residência), que leva cabo óptico até a casa do assinante.

Os planos não possuem franquia de dados mensal, conforme resolução da Anatel, mas há controvérsias.

O que é TIM Live Internet?

Página do TIM Live Internet (Imagem: TIM/Reprodução) / tim live fibra

Página do TIM Live Internet (Imagem: TIM/Reprodução)

O Tim Live Internet é o plano que usa redes 4G para levar internet a residências. O modem possui um chip SIM, que recebe os dados através da rede de telefonia móvel. A velocidade de download máximo é de 5 Mb/s, e os planos trabalham com franquia de dados de 50 e 80 GB por mês.

No passado, o TIM Live Internet usava a tecnologia VDSL2+ com par metálico, mas a operadora vem abandonando a tecnologia. Para regiões sem fibra, a TIM oferece apenas 4G e não mais conecta novos usuários via cobre.

Qual é o melhor: TIM Live Fibra ou TIM Live Internet?

O TIM Live Fibra oferece maior velocidade de conexão e mais estabilidade que o TIM Live Internet, porém, os preços dos planos são maiores e a fibra óptica ainda não chegou a todo o Brasil. Para consultar a disponibilidade, acesse o site oficial, selecione um plano e informe seus dados.

Por outro lado, a TIM Live Internet possui cobertura equivalente à rede 4G da operadora e preços mais acessíveis. Cabe ao consumidor decidir qual melhor o atende.

Por fim, confira nossa tabela comparando os serviços:

Características TIM Live Fibra TIM Live Internet
Tipo de conexão Fibra óptica 4G LTE
Velocidade máxima de download 200 Mb/s (400 Mb/s com plano promocional) 5 Mb/s
Qualidade do sinal Sem perdas devido distância Sujeito a perdas por distância
Conexão de vários dispositivos Sim Sim
Suporte à Internet das Coisas Sim Não
Baixa latência para jogos Sim Não
Filmes e séries em alta qualidade Sim Sim
Área de cobertura Pequena Grande
Franquia de dados Não oficialmente Sim, até 80 GB/mês

Com informações: TIM.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação