Twitter voltará a verificar contas e vai sinalizar bots “do bem”

O Twitter parou de verificar novas contas lá em 2017 e reformulou sua lista de exigências para aplicação, que volta em 2021

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Twitter no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Twitter no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Twitter anunciou nesta quinta-feira (17) o retorno do serviço de verificação de contas da rede social, depois de passar quase três anos sem funcionar. A novidade começa já no início de 2021, junto de uma espécie de alerta para indicar bots que são “do bem”, deixando claro quais contas são automatizadas.

Em 2017 o Twitter parou de entregar selos que autenticam uma conta como verificada, deixando muita gente só na vontade mesmo – como eu. Desde então a empresa afirma que ouviu o feedback de seus usuários e alterou algumas regras deste processo.

Já no ano que vem, um perfil não precisa mais ter uma bio e imagem de topo para receber a autenticação. Outra modificação está na adição de esports para a categoria de esportes quando um jornalista tenta a verificação, junto de mais idiomas suportados para o processo.

Twitter volta a verificar contas (Imagem: divulgação/Twitter)

Twitter volta a verificar contas (Imagem: divulgação/Twitter)

A solicitação poderá ser feita no computador, como sempre foi, mas em 2021 um usuário pode pedir a verificação de sua conta pelo aplicativo de smartphones e tablets. Se você quer este tipo de selo ao lado do nome de usuário, precisa esperar até o dia 20 de janeiro para iniciar a aplicação – não existe prazo para a resposta.

Twitter quer mais transparência nos bots

Outra mudança foca nas contas controladas por robôs, os bots. A ideia é tornar a experiência de seus usuários mais transparente, deixando claro logo de cara que se você receber uma resposta de um determinado usuário, ela aconteceu por um sistema e não a partir dos dedos de uma pessoa.

“Contas que postam no Twitter automaticamente, também chamadas de bots, podem agregar muito valor ao serviço quando elas compartilham coisas como alertas de terremotos, ou lembretes de autocuidado. Mas pode ser confuso para as pessoas se não estiver claro que essas contas são automatizadas,” diz a rede social em seu blog oficial.

“Em 2021, estamos planejando construir um novo tipo de conta para distinguir contas automatizadas de contas geridas por humanos, para tornar mais fácil para as pessoas saberem o que é um bot e o que não é”, complementa.

Contas de pessoas falecidas também receberão um selo específico, algo parecido com o que faz o Facebook com usuários que recebem a indicação “Em memória de”. O Twitter diz que criará um tipo de conta específica para a memória destas pessoas, além de também disponibilizar um novo formulário para migrar um perfil tradicional.

Com informações: Twitter.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados