A Netflix confirmou que perderá a série Friends de seu catálogo no Brasil, assim como Gossip Girl e Um Maluco no Pedaço (Fresh Prince of Bel Air) com Will Smith. Os três títulos migraram para o concorrente HBO Max nos EUA, e o mesmo pode acontecer por aqui: o serviço de streaming deve estrear na América Latina em 2021.
Friends (Imagem: Divulgação/Warner)
“Obrigada por todas as risadas, fofocas e cafés”, diz a conta oficial da Netflix Brasil no Twitter. “Eu tentei, gente, mas só temos até o dia 31 de dezembro para rever Um Maluco no Pedaço, Gossip Girl e Friends.”
Estas três séries pertencem à WarnerMedia, que lançou o HBO Max este ano. Friends e Um Maluco no Pedaço já integram o catálogo desse serviço de streaming; Gossip Girl será a próxima, após sair da Netflix nos EUA em 31 de dezembro de 2020.
Vale lembrar que Friends ainda é um enorme sucesso, mesmo tendo terminado há quase duas décadas. Em 2019, ela foi a série licenciada com a segunda maior audiência da Netflix nos EUA, atrás somente de The Office (que vai para outro serviço concorrente, o Peacock).
HBO Max nos EUA e no Brasil
Página inicial do HBO Max (Imagem: Reprodução/HBO)
A WarnerMedia está reunindo seus principais sucessos para incentivar o crescimento do HBO Max, que tinha apenas 12,6 milhões de assinantes ativos até o início de dezembro. (O Disney+ já passou de 86 milhões.) Outra tática mais controversa é lançar filmes no cinema e no streaming ao mesmo tempo, começando por Mulher Maravilha 1984. Isso também vai incluir Matrix 4, Duna, O Esquadrão Suicida e Mortal Kombat.
A empresa afirma que este é um “modelo híbrido” criado devido ao impacto da pandemia de COVID-19. A ideia seria oferecer os filmes no HBO Max durante um mês e só nos EUA, para quem não quiser ir a uma sala de cinema e se expor ao novo coronavírus. O diretor Christopher Nolan criticou essa estratégia, dizendo que esse é o “pior serviço de streaming”.
Por enquanto, o HBO Max está disponível apenas nos EUA, mas deve chegar a países da Europa e América Latina em 2021. No Brasil, há indícios de que ele será o sucessor do HBO Go: este serviço passou a oferecer os oito filmes da saga Harry Potter desde novembro; antes, quatro deles estavam na Netflix.
A Disney fez algo semelhante pouco antes de chegar ao Brasil: filmes da Marvel (Vingadores, Thor) e Pixar (Toy Story, Nemo) que estavam na Netflix foram retirados do catálogo para integrarem o Disney+; o mesmo aconteceu no Amazon Prime Video.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
eu não sei se eu li errado, mas the office não vai pro hbo max, mas pra peacock porque é da nbcuniversal. na própria notícia que vocês linkaram diz:
Eu que li errado; corrigi essa parte do texto.
O bundle de bundles é cada vez mais necessário.
Vai ter para Operadoras aqui no BRASIL? (net/claro) ? assim como acontece com o GO?