Google Cloud Print para impressoras antigas acaba nesta semana

Google Cloud Print, serviço de impressão na nuvem do Google, chegará ao fim nesta sexta-feira (1) após dez anos de existência

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Cloud Print (Imagem: Reprodução/Google)
Google Cloud Print (Imagem: Reprodução/Google)

O Google Cloud Print será encerrado em breve. Aguardado desde novembro de 2019, o fim de serviço de impressão na nuvem do Google está marcado para 1º de janeiro de 2021, próxima sexta-feira, e afetará todas as impressoras, serviços, softwares e sistemas operacionais compatíveis com o recurso.

O serviço de impressão do Google nasceu em 2010 para facilitar o uso de impressoras tanto no Chrome OS quanto nos demais serviços da companhia. O recurso permitia que o dispositivo se conectasse com a internet para que o usuário realizasse impressões de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

Google Cloud Print será encerrado em breve

Mais de dez anos após sua estreia, o serviço chegará ao fim nos próximos dias. “Em 1º de janeiro de 2021, o Google Cloud Print não será mais compatível com os dispositivos de nenhum sistema operacional”, diz uma página de suporte da companhia.

No Chrome OS, a companhia recomenda a configuração do CUPS pelo Admin Console em impressoras locais ou em rede. “Para outros dispositivos ou ambientes com vários SOs, recomendamos a infraestrutura de impressão da plataforma em uso ou uma parceria com um provedor de soluções de impressão”, explicam.

Esquema de funcionamento do Google Cloud Print (Imagem: Reprodução/Google)

Esquema de funcionamento do Google Cloud Print (Imagem: Reprodução/Google)

Outra alternativa é o uso do Mobility Print, da PaperCut. Segundo o Android Police neste domingo (27), o serviço não chega a ser um substituto completo, mas permite impressões remotas, pela internet, no Windows e Chrome OS (ainda em testes). No Android e iOS (iPhone), porém, o serviço funciona somente em rede local.

Ainda nesta semana, mais um serviço conhecido da internet chegará ao fim: o Adobe Flash Player. O plugin que deu vida a inúmeras animações e joguinhos da web nas últimas décadas será encerrado nesta quinta-feira (31) para passar o bastão de vez a padrões modernos, como o HTML5, WebGL e WebAssembly.

Com informações: Android Police, Engadget e Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados