Hoje, dia 13 de setembro, além de ser Dia do Programador e aniversário de 25 anos do jogo Super Mario Bros é também o aniversário de 10 anos do Mac OS X Public Beta, a primeira versão do atual sistema operacional da Apple que esteve disponível ao público geral.

Foi neste dia no ano 2.000 que Steve Jobs, em uma de suas clássicas palestras de apresentação de produto, anunciou que o o beta público da nova versão do sistema operacional estaria disponível para compra naquela mesmo dia. Pelo valor de US$ 29,95 todos os entusiastas teriam a oportunidade de experimentar o novo sistema operacional da Apple, que representava talvez o salto mais radical na evolução do Mac OS.

Disco do primeiro beta público do Mac OS X.

Baseado no sistema operacional OPENSTEP, da NeXT (empresa que Steve Jobs fundou em 1985, após ser demitido da Apple), o OS X era um sistema operacional que corajosamente abandonava qualquer elo com as versões anteriores, exceto por uma duas diferentes camadas de compatibilidade que permitiam que aplicativos do sistema clássico rodassem sem qualquer alteração (mas também sem os benefícios do OS X) ou então passando por pequenas alterações e se beneficiando de todas as evoluções do novo sistema (através da API Carbon).

A estrela do OS X porém era a API Cocoa, que ainda hoje é a principal API do OS X e deu origem à Cocoa Touch, principal API do iOS. Sobre a ela, a interface gráfica Aqua incorporava profundidade e transparências a um sistema muito polido visualmente.

Junto à bela interface, características como por exemplo a memória protegida (que impede que o travamento de um aplicativo cause problemas no resto do sistema) tornaram a primeira iteração do OS X um marco e construíram os alicerces para o que se tornou hoje o Mac OS X e o iOS.

Veja abaixo Steve Jobs apresentando o Mac OS X Public Beta. Ah, sim! Vale mencionar que quem comprou o beta teve, posteriormente, um desconto de US$ 29,95 na compra da versão final do Mac OS X v10.0. 😉


(YouTube, parte 1 de 3)


(YouTube, parte 2 de 3)


(YouTube, parte 3 de 3)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinícius Andrade
hehê.
Rayzer'
Poh num sabia, sorry! haha vc tem razão só Safari, iTunes e QuickTime msm, kkk
Rodrigo
mas tecnicamente ele era gratuito, já que na compra da versão final havia desconto desses 30 dólares além do mais, onde já se viu a Apple fazer algo de graça? :P só Safari, iTunes e QuickTime o resto é tudo pago!
Rayzer'
Poh meio tenso isso dele ser vendido, ao meu ver, produtos beta são "quase" q por padrão gratuitos...
Rodrigo
público é diferente de gratuito não era gratuito, mas era público, por não estar restrito apenas à desenvolvedores
Matheus
Claro que não era público. Era pago.
Hernani
Quero bolo...
Rodrigo
o Mac OS foi lançado em 1984, então fazem 26 anos porém esse aniversário de 10 anos é só do Mac OS X (o X por ser a décima versão) teve até o Mac OS 9 no final dos anos 90 em 2000/2001 a Apple lançou o Mac OS X ("Mac OS 10"), mudando drásticamente o sistema operacional
Rodrigo
claro que era público, mas para o público usuário de hardware Macintosh
Sr. Sem Papo
Tambem pensei assim, se é "Mac OS X Public Beta", então na verdade nã era public certo?
Gabriel Arruda
Veja...é o Mac OS X. Ele já está bastante tempo na mesma versão!
Arimatheia
Parabéns Mac OS X.
Nicolas Catalani
Naturalmente, só roda em Macintoshs. Tem como alterar o boot-loader e instalar em um PC com hardware compatível, mas já é outra história...
Alisson melo
Isso é o que você pensa.
Kadu
Interessante lançarem betas em CDs para serem vendidos. Não é algo que se imagina hoje em dia, no auge (até onde sabemos) da internet e do download.
Exibir mais comentários