Início » Aplicativos e Software » Google expande seleção inteligente no Android para converter moedas

Google expande seleção inteligente no Android para converter moedas

Android 9, 10 e 11 ganham atalho Converter para dólares, euros e unidades de medida; saiba como funciona a novidade do Google

Felipe Ventura Por

Sem alarde, o Google atualizou um recurso do Android chamado Smart Selection: ele existe há alguns anos e sugere, por exemplo, abrir o app Telefone se você seleciona um número de celular. Com isso, agora é possível converter moedas e unidades de medida no Android 9 Pie, 10 e 11. Isso funciona também em português do Brasil, ainda que de forma limitada.

Android consegue converter moedas com Smart Select (Imagem: Reprodução/Wagner Pedro)

Android consegue converter moedas com Smart Select (Imagem: Reprodução/Wagner Pedro)

O Android Police descobriu que, ao selecionar medidas como “4 cups” (4 xícaras), surge a opção “Converter”. O usuário é levado para o app do Google, que exibe o volume equivalente em colheres de sopa; dá para escolher outra unidade, como litros ou mililitros.

O XDA Developers, por sua vez, conseguiu ativar o recurso ao selecionar “379 euros”; o valor é convertido para dólares ao tocar no botão correspondente. Isso funcionou em um Asus ZenFone 7 Pro rodando Android 11.

Recurso do Android funciona em português

No Tecnoblog, fizemos o teste e o Smart Selection aparece para conversão de moedas, mas só em alguns celulares. Minha tentativa em um Moto Z2 Play com Android 9 Pie não deu certo; o mesmo ocorreu em um Galaxy S10+ com Android 10.

No entanto, a opção “Converter” apareceu em outro Galaxy S10+ com Android 10. O botão surgiu ao selecionar o texto “50 euros”: após tocá-lo, o app do Google se abre com o valor correspondente em reais.

Android tem atalho para converter moeda (Imagem: Reprodução/Alvaro Teixeira)

Android tem atalho para converter moeda (Imagem: Reprodução/Alvaro Teixeira)

Testes semelhantes — com dólares e pesos mexicanos — deram certo em um Huawei P30 Pro com Android 10 e em um Xiaomi Poco X3. Vale notar que não é necessário usar o Gboard: isso fica integrado ao sistema e não depende do teclado virtual.

Novidade do Google tem limitações

Por enquanto, essa funcionalidade é limitada. Por exemplo, ele sugere converter os valores “US$ 20” e “50 euros”, mas não “US$ 20 mil” ou “50 mil euros” — o Smart Selection parece só considerar números e moedas, em vez de unidades por extenso como “mil” ou “milhão”.

O botão “Converter” não aparece se você selecionar espaços antes ou depois do valor. Além disso, nos casos em que há cifrão, o app do Google pode se confundir e converter de reais para dólares:

Smart Selection nem sempre funciona direito (Imagem: Reprodução/Alvaro Teixeira)

Smart Selection nem sempre funciona direito (Imagem: Reprodução/Alvaro Teixeira)

O Smart Selection consegue identificar se você seleciona uma URL, e sugere abri-la no Chrome. Ele também consegue detectar números de voo no formato IATA para que você busque pelo status no Google.

“Os modelos de SmartSelect mais recentes agora oferecem suporte à conversão de unidades e moedas no Android 9, 10 e superior”, avisou a equipe de engenharia do Google neste mês. No entanto, só conseguimos fazer conversão de moedas, não medidas como colheres de sopa ou mililitros.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação