Início / TB Responde / Celular /

Como apagar tudo do celular Android antes de vender

Vai vender seu celular usado? Antes, é importante excluir todos os arquivos dele; veja como fazer e não deixe nada para trás

Wagner Pedro

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Se você comprou um celular novo e pretende vender o antigo para outra pessoa, é importante seguir alguns passos antes disso. Afinal, todas as suas informações pessoais, contas de redes sociais (e até bancárias) estão armazenadas no aparelho. Hoje, vou te mostrar como apagar todos os dados do seu aparelho antes de desapegar de vez.

Duas pessoas apontando para um celular. (Imagem: Luis Villasmil/Unsplash)
Alguns passos devem ser seguidos antes de vender um celular usado (Imagem: Luis Villasmil/Unsplash)

Faça backup dos seus dados

Se você vinculou seus dados à conta do Google, então todos os contatos, compromissos da agenda, e-mails e histórico do Chrome, por exemplo, já estão armazenados na nuvem. Ou seja, assim que você ligar o novo celular e entrar com sua conta, essas informações serão baixadas automaticamente.

Vale lembrar que isso se aplica apenas se a opção de sincronização automática estiver ativada. Para confirmar, acesse “Configurações” no seu aparelho antes de excluir suas informações e ative o serviço de backup.

Para salvar suas imagens, músicas e vídeos (caso não tenha um cartão microSD), basta enviá-los para nuvem usando serviços como Google Drive e Dropbox. Agora se você já usava o Google Fotos nem precisa se preocupar. Afinal, todas as fotos capturadas são armazenadas na nuvem automaticamente — vídeos também entram no backup.

Remova sua conta do Google

Sim, mesmo que não se lembre, você está logado em uma conta do Google. Isso porque aparelhos Android “obrigam” o usuário a fazer esse login para que ele possa ter acesso a recursos como Gmail e Play Store.

Assim, agora que você já fez backup e tem certeza que vai conseguir recuperar seus dados depois, remova sua conta do Google do aparelho.

Apague tudo do celular

É hora de apagar seus rastros e deixar o celular novinho para o próximo dono. Lembrando que esse processo removerá todos os dados, incluindo aplicativos, fotos e músicas, por exemplo.

A minha dica é: certifique-se (novamente) que está tudo salvo. Depois, vá em “Configurações” e em “Sobre o telefone” escolha a opção de “Restaurar padrão de fábrica”.

Agora que seu celular estar formatado, é só retirar o cartão SIM e microSD (se houver) e reunir todos os acessórios — isso te ajudará a negociar um valor de venda maior. Coloque na caixa original do aparelho a nota fiscal, cabo USB, carregador, fones de ouvido e a ferramenta para remoção do cartão SIM.

Com todos os processos feitos, seu aparelho está pronto para ser vendido.