Início » Aplicativos e Software » O que é um arquivo PDF [e como abrir um]?

O que é um arquivo PDF [e como abrir um]?

Saiba o que é um arquivo PDF e como abri-lo; o processo pode ser feito rapidamente sem precisar instalar nenhum tipo de programa

Wagner Pedro Por

Arquivos com extensão .pdf são bastante utilizados no dia a dia. Diversas pessoas apostam nesse formato devido a sua praticidade, principalmente quando precisam manter o layout original de uma página. Os PDFs podem ser criados para manuais do usuário, eBooks, formulários de inscrição e muito mais. A seguir, vou te explicar o que é um arquivo PDF e como abrir um.

Leitor de PDF do Google Chrome 87 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Leitor de PDF do Google Chrome 87 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O que é um arquivo PDF

Em primeiro lugar, devo esclarecer que a sigla PDF significa “Portable Document Format”. Esse formato foi criado pela Adobe em 1993 para atingir dois objetivos: permitir que as pessoas abrissem documentos em qualquer hardware ou sistema operacional sem precisar do programa usado para criá-lo, bastando apenas ter um leitor de PDF, e mantém o layout do documento idêntico ao do arquivo original.

O PDF é um tipo de padrão totalmente aberto e qualquer pessoa pode criar aplicativos que leiam ou escrevam neste formato. Atualmente, já existem diversas soluções para Windows, macOS, Android, iPhone (iOS) e Linux, por exemplo, com alguns sendo distribuídos pela própria Adobe.

Como abrir um arquivo PDF

Levando em consideração que o PDF é um formato padronizado, existem diversos softwares capazes de abrir documentos com essa extensão. A maneira mais simples de visualizar esses arquivos é através do próprio navegador do computador, já que a grande maioria entrega essa funcionalidade por padrão, independentemente do sistema operacional.

Utilizando o navegador, todo o processo para visualizar arquivos nesse formato se torna bem simples: basta encontrar o documento desejado e clicar duas vezes nele para abri-lo. Se o browser não for o software padrão, clique com o botão direito do mouse no arquivo, vá em “Abrir como” e escolha uma opção.

Para ter um controle maior e suporte a outros recursos, recomendo que use um leitor de PDFs. O Acrobat Reader, por exemplo, é uma ferramenta oficial da própria Adobe que está disponível gratuitamente para Windows, macOS, iPhone (iOS) e Android. Por lá, você consegue controlar melhor a visualização do arquivo e pode exportá-lo para um formato editável, como um documento do Office.

Pronto, agora você já sabe o que é um PDF e como abrir arquivos com essa extensão.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando