A Samsung anunciou nesta quinta-feira (14) que os novos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra serão vendidos sem carregador e fone de ouvido na caixa, confirmando uma informação antecipada com exclusividade pelo Tecnoblog em dezembro. Repetindo o discurso da Apple no lançamento do iPhone 12, a Samsung diz que a medida torna os produtos mais sustentáveis e evita o desperdício de recursos do meio ambiente.
- Samsung anuncia Galaxy S21 Ultra com S Pen e câmera com zoom óptico de 10x
- Galaxy S21 e S21+ são oficiais com tela plana, Exynos 2100 e 5G
Samsung Galaxy S21 (Imagem: Divulgação/Samsung)
“Descobrimos que cada vez mais usuários de Galaxy estão reutilizando acessórios que eles já têm e fazendo escolhas sustentáveis em suas rotinas diárias para promover melhores hábitos de reciclagem. Para ajudar a nossa comunidade Galaxy nessa jornada, estamos fazendo a transição para remover o adaptador de tomada e os fones de ouvido na nossa linha mais recente de smartphones Galaxy”, diz Patrick Chomet, diretor de experiência do consumidor da Samsung, em nota à imprensa.
Para a Samsung, a remoção gradual de acessórios da caixa pode “ajudar a resolver questões de consumo sustentável e tirar qualquer pressão que os consumidores possam sentir ao receberem continuamente acessórios desnecessários de carregamento com novos celulares”. A fabricante ressalta que começou a adotar o padrão USB-C em 2017 e que os carregadores antigos são compatíveis com o Galaxy S21.
Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Divulgação/Samsung)
No Brasil, a Samsung afirma que estuda quais alternativas serão disponibilizadas para os compradores de Galaxy S21 que desejarem o carregador. Tradicionalmente, a empresa oferece brindes, como carregador wireless, fone de ouvido ou smartwatch, para os consumidores que adquirem seus smartphones mais caros, como os da linha S e Note, durante o período de pré-venda. A data de lançamento do Galaxy S21 no Brasil ainda não foi revelada.
Samsung tirou sarro de iPhone sem carregador; Xiaomi seguiu caminho parecido
Com o lançamento do Galaxy S21, a Samsung repete a estratégia da Apple, que removeu o carregador e o fone de ouvido da caixa dos iPhones 12. Em outubro de 2020, a fabricante coreana chegou a enviar uma indireta para a Apple, dizendo em um tweet que “seu Galaxy oferece tudo o que você procura, desde as coisas mais básicas como um carregador”. A publicação foi apagada dias depois.
A Xiaomi seguiu uma estratégia semelhante na época, publicando uma mensagem que dizia “não se preocupe, não deixamos nada fora da caixa com o Mi 10T Pro”, seguido de um vídeo apresentando a caixa com um carregador dentro. Depois, a empresa lançou o topo de linha Mi 11 em versões com e sem carregador na caixa pelos mesmos preços. A Xiaomi afirmou que 6% dos consumidores optaram pela versão “ecologicamente correta”.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Estou doido para ver o Leon doi Coisa de Nerd fazendo review desse aparelho.
Quero ver se ele vai ter a mesma opinião que teve dos iPhones
Quero ver isso de toda a mídia tech, que disse que era um absurdo, que as pessoas não deveriam comprar o aparelho e tal.
toda a mídia tech vírgula
Fone de ouvido eu até não acho ruim, desde que o produto fique um pouco mais barato. Quem vai pegar um smartphone bom, vai querer um fone bom. Aí sobe o preço e é bem provável que a pessoa já tenha um bom fone. Agora o carregador, só concordo se for mais barato e for possível adquirir com o carregador sem pagar muito mais por isso.
Se fosse preocupação com o meio ambiente eles aceitariam que você levasse o seu carregador atual pra dar na troca do novo.
Dá pra argumentar que eles estão fazendo isso ao dar suporte para esses aparelhos por 3 anos.
Então vou ter que fazer o comentário diferentão: concordo com a não vinda de fones e carregador. Recentemente me vi tendo que descartar 3 carregadores USB e vários cabos micro USB - uns 10. Para os dispositivos atuais que tenho e uso, todos USB C, tenho outros 3 carregadores e cabos, espalhados entre casa, trabalho e mochila. Além de um sem fio, que uso menos. E fones de ouvido mantenho os originais somente para backup, na mochila. De resto bluetooth.
Ok, é a minha realidade, mas acho que ela não é tão incomum.