Início » Celular » Samsung vende Galaxy S21 sem carregador nem fone de ouvido na caixa

Samsung vende Galaxy S21 sem carregador nem fone de ouvido na caixa

Samsung estuda “alternativas” para consumidores no Brasil que desejarem o adaptador de tomada com Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra

Paulo HigaPor

A Samsung anunciou nesta quinta-feira (14) que os novos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra serão vendidos sem carregador e fone de ouvido na caixa, confirmando uma informação antecipada com exclusividade pelo Tecnoblog em dezembro. Repetindo o discurso da Apple no lançamento do iPhone 12, a Samsung diz que a medida torna os produtos mais sustentáveis e evita o desperdício de recursos do meio ambiente.

Samsung Galaxy S21 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Samsung Galaxy S21 (Imagem: Divulgação/Samsung)

“Descobrimos que cada vez mais usuários de Galaxy estão reutilizando acessórios que eles já têm e fazendo escolhas sustentáveis em suas rotinas diárias para promover melhores hábitos de reciclagem. Para ajudar a nossa comunidade Galaxy nessa jornada, estamos fazendo a transição para remover o adaptador de tomada e os fones de ouvido na nossa linha mais recente de smartphones Galaxy”, diz Patrick Chomet, diretor de experiência do consumidor da Samsung, em nota à imprensa.

Para a Samsung, a remoção gradual de acessórios da caixa pode “ajudar a resolver questões de consumo sustentável e tirar qualquer pressão que os consumidores possam sentir ao receberem continuamente acessórios desnecessários de carregamento com novos celulares”. A fabricante ressalta que começou a adotar o padrão USB-C em 2017 e que os carregadores antigos são compatíveis com o Galaxy S21.

Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Divulgação/Samsung)

Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Divulgação/Samsung)

No Brasil, a Samsung afirma que estuda quais alternativas serão disponibilizadas para os compradores de Galaxy S21 que desejarem o carregador. Tradicionalmente, a empresa oferece brindes, como carregador wireless, fone de ouvido ou smartwatch, para os consumidores que adquirem seus smartphones mais caros, como os da linha S e Note, durante o período de pré-venda. A data de lançamento do Galaxy S21 no Brasil ainda não foi revelada.

Samsung tirou sarro de iPhone sem carregador; Xiaomi seguiu caminho parecido

Com o lançamento do Galaxy S21, a Samsung repete a estratégia da Apple, que removeu o carregador e o fone de ouvido da caixa dos iPhones 12. Em outubro de 2020, a fabricante coreana chegou a enviar uma indireta para a Apple, dizendo em um tweet que “seu Galaxy oferece tudo o que você procura, desde as coisas mais básicas como um carregador”. A publicação foi apagada dias depois.

A Xiaomi seguiu uma estratégia semelhante na época, publicando uma mensagem que dizia “não se preocupe, não deixamos nada fora da caixa com o Mi 10T Pro”, seguido de um vídeo apresentando a caixa com um carregador dentro. Depois, a empresa lançou o topo de linha Mi 11 em versões com e sem carregador na caixa pelos mesmos preços. A Xiaomi afirmou que 6% dos consumidores optaram pela versão “ecologicamente correta”.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno (@Norub)

Estou doido para ver o Leon doi Coisa de Nerd fazendo review desse aparelho.
Quero ver se ele vai ter a mesma opinião que teve dos iPhones

Paulo Higa (@higa)

toda a mídia tech vírgula

Roberto Costa (@Beto)

Fone de ouvido eu até não acho ruim, desde que o produto fique um pouco mais barato. Quem vai pegar um smartphone bom, vai querer um fone bom. Aí sobe o preço e é bem provável que a pessoa já tenha um bom fone. Agora o carregador, só concordo se for mais barato e for possível adquirir com o carregador sem pagar muito mais por isso.
Se fosse preocupação com o meio ambiente eles aceitariam que você levasse o seu carregador atual pra dar na troca do novo.