Como fazer um time-lapse no iPhone [Dicas para iniciantes]

Veja como gravar um time-lapse no iPhone, seguindo dicas básicas de estabilidade, foco e tempo, e mandar bem no seu vídeo

Paula Alves
Por
• Atualizado há 10 meses
Como fazer um time-lapse no iPhone [Dicas para iniciantes] / Photo by Aditya Chinchure on Unsplash / Reprodução
A função time-lapse está disponível no iPhone desde o iOS 8 (Imagem: Reprodução / Photo by Aditya Chinchure on Unsplash)

Desde o iOS 8, o iPhone permite a gravação de time-lapse, uma técnica de filmagem em que uma gravação muito longa é vista de maneira acelerada em um período bem mais curto de tempo. O efeito é fácil de fazer, mas existem alguns truques que podem torná-lo mais atrativo. Veja aqui como fazer um time-lapse no iPhone e confira dicas básicas de estabilidade, foco e tempo para mandar bem no seu vídeo.

Como fazer um time-lapse no iPhone

O time-lapse do iPhone é uma ótima forma de registrar momentos mais demorados em um curto período de tempo, criando vídeos criativos sem som que podem ser compartilhados em suas redes sociais. Não à toa, o recurso é bastante usado para registrar o pôr-do-sol, o preparo de receitas, tutoriais de maquiagem e o passar do tempo em uma paisagem. 

Para fazer a sua própria gravação desse estilo, basta seguir os seguintes passos:

  1. Abra a câmera do iPhone;
  2. Deslize a tela para o lado até selecionar o modo “time-lapse”;
  3. Clique no botão vermelho;
  4. Quando quiser encerrar a sua gravação, clique no quadrado vermelho.
Como fazer um time-lapse no iPhone [Dicas para iniciantes] / Foto de Lisa Fotios no Pexels / Reprodução
Mudanças climáticas criam um efeito bastante interessante quando gravadas em time-lapse (Imagem: Reprodução / Foto de Lisa Fotios no Pexels

Dicas para uma boa gravação

Estabilidade e foco

Manter o iPhone estável durante a gravação do time-lapse é essencial para registrar o mesmo enquadramento em toda a gravação, deixando o efeito de transição das cenas ainda mais bonito e fácil de acompanhar. Para isso, você pode usar um tripé ou apoiar o celular em um local seguro.  

Além disso, se houver uma determinada parte da imagem para a qual você quer dar destaque, é possível travar o foco sobre ela. Dessa forma, o foco automático do iPhone não muda ao longo do time-lapse, o que pode atrapalhar o efeito final do vídeo. 

Para travar o foco é usado o recurso Bloqueio AE/AF, que pode ser ativado da seguinte maneira:

  1. Abra a câmera do celular;
  2. Deslize a tela para o lado e selecione o modo “time-lapse”;
  3. Clique sobre a parte da imagem em que deseja focar e mantenha o dedo pressionado até aparecer no topo da tela o texto “Bloqueio AE/AF”;
  4. Pronto, seu iPhone já está com o foco travado. Para remover a seleção, clique uma vez sobre a tela.
Como fazer um time-lapse no iPhone [Dicas para iniciantes] / Photo by Robbie Down on Unsplash / Reprodução
O time-lapse do pôr-do-sol também é um exemplo de gravação bastante popular (Imagem: Reprodução / Photo by Robbie Down on Unsplash)

Tempo

Ainda que não haja um tempo correto para a gravação de um time-lapse, registrar pelo menos alguns minutos da cena ou pessoa em questão garante um efeito final bastante interessante ao vídeo. 

Isso, no entanto, quase não interfere na duração que ele terá, já que independente de levarem 10 minutos ou 2 horas para serem feitas, suas gravações sempre resultam em time-lapses de até no máximo 40 segundos, com o iPhone acelerando ainda mais as cenas com muito tempo de captura.

Com informações: Support Apple

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados