Foi atualizado hoje o aplicativo do Google para iOS e… surpresa! Agora os usuários de iPhone também poderão usar o Google Goggles. Se você não se lembra ainda dessa funcionalidade mágica da gigante de busca eu lhe refresco a memória.

O Google Goggles foi bastante comentado na ocasião do seu lançamento para Android. Agora, a empresa de Eric Schmidt resolveu abrir mão da exclusividade do Goggles para o Android e colocar o serviço disponível para que usa o iOS também.

Trata-se de uma nova maneira de iniciar buscas. Ao invés de fazer uma busca baseada em uma entrada de texto (ou voz, embora esse recurso ainda não esteja disponível em português), basta tirar uma foto do que se quer saber a respeito. Os servidores do Google irão procurar reconhecer o objeto ou o texto fotografado e apresentar os resultados mais relevantes.

Passatempo de chocolate foi identificada.

As possibilidades são muitas. Pode-se tirar a foto de um texto em língua estrangeira e solicitar a tradução; pode-se fotografar um cartão de visitas e, com o texto dele reconhecido, adicionar o contato diretamente à sua agenda do iPhone ou Android (normalmente com um pouquinho de edição primeiro, para corrigir os erros de reconhecimento ótico de caracteres); pode-se também tirar uma foto direto do código de barras de um produto para saber informações a respeito dele.

Testei essa última possibilidade com o código de barras de um pacote de bolachas que (acredito eu) não seja comum nos EUA ou Europa, só para tentar dificultar o trabalho do Google. Ainda assim a busca retornou com sucesso o resultado do código de barras e identificou a bolacha com precisão: um pacote de 165g de Passatempo de chocolate. 😛

É claro que o produto ainda não é tão mágico a ponto de instantaneamente reconhecer o produto e lhe mostrar onde é lugar mais próximo que está o vendendo pelo melhor preço ou coisa assim, mas já um bom começo.

Para os usuários de iPhone 4 ou 3GS — os únicos aparelhos suportados, pela necessidade de uma câmera com auto-foco — tomarem proveito dessa funcionalidade basta atualizar o aplicativo do Google que vocês possivelmente já têm instalado. Do contrário é só baixar pelo iTunes, é di grátis. 😉

Com informações: Google Mobile Blog.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados