Comitê de Supervisão do Facebook libera pedidos de exclusão de posts

Além de pedidos para restabelecer posts, grupo também vai avaliar se conteúdos foram mantidos indevidamente pelo Facebook

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook em um Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Facebook em um Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Comitê de Supervisão do Facebook analisa apelações feitas por usuários que tiveram seus posts removidos. O grupo pode reverter decisões da rede social e determinar que o conteúdo volte a ser exibido. Agora, o comitê também vai apurar casos de quem demanda a exclusão de conteúdos e não foi atendido pela plataforma.

Com a mudança, será possível pedir ao Comitê de Supervisão a retirada de posts, status, fotos, vídeos, comentários e compartilhamentos. O grupo vai avaliar se assume o caso e, em uma segunda etapa, se o conteúdo realmente viola os padrões de comunidade previstos para o Facebook e o Instagram. Como a decisão é vinculante, as rede sociais deverão seguir o que for decidido pelo comitê.

Assim como nas apelações para restabelecer um post excluído, o processo para solicitar a exclusão de um conteúdo para o comitê só pode começar depois que todas as alternativas com o Facebook forem esgotadas. Portanto, é preciso primeiro denunciar um post e apelar junto à rede social caso uma decisão seja considerada insatisfatória.

Quando os recursos no Facebook terminarem, o autor da apelação receberá um ID de referência e poderá apresentá-lo ao entrar em contato com o Comitê de Supervisão. Como os pedidos de exclusão podem ser feitos por mais de um usuário, o grupo reunirá todas as apelações em apenas um caso.

Para garantir a segurança de quem reivindica a exclusão de um post, o comitê só vai exibir informações sobre o autor da apelação se houver consentimento. O grupo afirma que as apelações para remoção de posts serão liberadas para todos os usuários de Facebook e Instagram nas próximas semanas.

Comitê de Supervisão tem 300 mil apelações

Anunciado pelo Facebook em 2018, o Comitê de Supervisão do Facebook iniciou seus trabalhos em outubro de 2020. O grupo conta com 20 membros definidos pela empresa, mas tem independência para apresentar decisões de moderação contrárias às apresentadas pela rede social.

O grupo já recebeu 300 mil apelações de usuários e milhares de comentários públicos, isto é, contribuições de partes interessadas nas decisões. O principal caso em análise neste momento envolve o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O comitê vai decidir se a suspensão anunciada em janeiro pelo Facebook será transformada em um banimento definitivo.

Com informações: Comitê de Supervisão, Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados