Amazon prepara nove lançamentos de satélites para internet Project Kuiper

Primeiros satélites para internet do Project Kuiper, da Amazon, serão lançados por foguetes Atlas V; nove missões foram contratadas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foguete Atlas V (imagem: divulgação/Amazon)
Foguete Atlas V (imagem: divulgação/Amazon)

Anunciado pela Amazon em 2019, o Project Kuiper visa usar uma rede com milhares de satélites para levar acesso à internet a lugares remotos. Na comparação com a rede Starlink, da SpaceX, o projeto avança devagar. Mas avança: nesta segunda-feira (19), a Amazon anunciou um contrato para colocar nove lotes de satélites em órbita a partir de foguetes Atlas V.

O acordo foi fechado com a United Launch Alliance (ULA), uma joint venture formada pela Lockheed Martin e a Boeing. A companhia é responsável pelas operações dos foguetes Atlas V, que já realizaram mais de 80 lançamentos com sucesso.

Para operar o Project Kuiper, a Amazon espera colocar 3.236 satélites em órbita terrestre baixa, em altitudes variando entre 590 km e 630 km.

No entanto, a companhia não revelou quantas unidades serão transportadas em cada missão com o Atlas V. A rival SpaceX tem feito lançamentos regulares com 60 satélites cada, mas já planeja chegar a 400 transportados por vez.

A Amazon também não informou quando os lançamentos serão realizados. Mas é prudente que a companhia não perca tempo: ao conceder licença para o Project Kuiper, a Comissão Federal de Comunicações (FCC), entidade dos Estados Unidos equivalente à Anatel, determinou que metade dos 3,2 mil satélites previstos seja lançada até 2026.

Não está descartada a possibilidade de a Amazon utilizar outros foguetes para completar os lançamentos.

Amazon fala em taxas de 400 Mb/s

Ao revelar o Project Kuiper, a Amazon informou que planeja fazer as conexões a partir de seus satélites terem latência inferior a 25 ms. As taxas de download e upload previstas não foram informadas, no entanto, a companhia afirma ter alcançado velocidades de até 400 Mb/s (megabits por segundo) com os protótipos.

O Project Kuiper já recebeu US$ 10 bilhões de investimentos da Amazon. De acordo com a companhia, mais de 500 pessoas trabalham no projeto atualmente.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados