Anatel apreende 600 mil TV Box, carregadores e mais produtos irregulares

Apreensões do 1º trimestre já supera volume de itens confiscados pela Anatel em 2020; Receita Federal participa de força-tarefa

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Anatel (Imagem: Divulgação)

Anatel apreendeu produtos sem homologação (Imagem: Divulgação)

A Anatel anunciou sua maior apreensão de itens irregulares: foram confiscados quase 600 mil aparelhos de TV Box, decodificadores de TV por assinatura, roteadores Wi-Fi, carregadores e baterias de celular. As fiscalizações foram feitas ao longo do primeiro trimestre de 2021 em parceria com a Receita Federal.

As apreensões fazem parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), que tem como objetivo retirar do mercado produtos irregulares – ou seja, sem homologação pela Anatel.

A quantidade de itens apreendidos surpreende: em apenas um trimestre a Anatel retirou mais itens de circulação do que todo o ano de 2020 – a agência confiscou 542 mil produtos no ano passado.

Anatel e Receita apreenderam cerca de 600 mil produtos em 2021 (Imagem: Divulgação)

Anatel e Receita apreenderam cerca de 600 mil produtos em 2021 (Imagem: Divulgação)

Anatel apreende TV Box, roteador, carregador e mais

Ao todo, a agência apreendeu os seguintes itens não-homologados durante o 1º trimestre de 2021:

  • TV Box (IPTV pirata): 72 mil unidades
  • Decodificadores de TV por assinatura pirata: 20 mil unidades
  • Equipamentos de radiação restrita (modem, roteador Wi-Fi, etc.): 156 mil unidades
  • Carregadores e baterias de celulares: 346 mil unidades

De acordo com a Anatel, alguns equipamentos poderão ser regularizados e retornar ao mercado, desde que passem pelo processo de homologação e não estejam relacionados à pirataria. A agência não informou qual o destino dos itens irregulares, mas a Receita Federal costuma destruir esse tipo de produto.

A Anatel reitera que o processo de certificação é obrigatório para que o produto esteja de acordo com a regulamentação brasileira, e que os equipamentos não-homologados não têm garantia de assistência técnica em caso de defeito.

Nem toda TV Box é destinada para pirataria

Embora seja comum associar TV Box com pirataria, é válido lembrar que existem dispositivos legítimos dessa categoria, com homologação da Anatel e comercialização pelo varejo.

Claro Box TV (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog

Claro Box TV é uma TV Box legítima e suporta IPTV (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog

As TV Box legítimas permitem assistir IPTV legalizado, como o DirecTV Go ou Guigo TV, além de levar serviços de streaming para televisores não-smart. Alguns exemplos de TV Box oficiais são Intelbras Izy Play, Elsys Smarty, Roku Express ou Claro Box TV.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados