Início » Carro » Estudo da Ford mostra por que você não deveria usar fones ao dirigir

Estudo da Ford mostra por que você não deveria usar fones ao dirigir

Pesquisa com 2 mil motoristas mostrou como fones de ouvido atrapalham o reconhecimento de outros sons no trânsito

Victor Hugo Silva Por

O Código de Trânsito proíbe dirigir usando fones de ouvido por conta do risco de acidentes. Mas quão perigoso é utilizá-los no trânsito? Um estudo realizado pela Ford apontou que os dispositivos podem fazer os motoristas levarem mais tempo para ouvir o que acontece ao seu redor e perderem segundos preciosos para evitar colisões.

Ford comparou tempo de reação de motoristas com fones de ouvido (Imagem: Reprodução)

Ford comparou tempo de reação de motoristas com fones de ouvido (Imagem: Reprodução)

A pesquisa verificou quanto tempo motoristas com fones de ouvido levavam para identificar sons ao seu redor. Para uma comparação, a análise também foi feita quando os motoristas estavam sem fones de ouvido. Segundo o estudo, eles levaram, em média, 4,2 segundos a mais para reconhecer os sons externos enquanto usavam os dispositivos.

A Ford explica que a comparação usou uma experiência de som espacial com mais de 2 mil motoristas de França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido. Eles usaram um site criado pela montadora para analisar como reagiriam aos sons. A experiência apresenta diversos cenários para simular o que seria a experiência no trânsito.

Entre os desafios, está identificar em que ponto está uma ambulância com a sirene ligada. O teste compara o tempo de reação com e sem o fone de ouvido. A experiência comprovou que os dispositivos têm uma grande interferência em como os motoristas vão reconhecer o que está acontecendo ao redor.

Segundo a Ford, o estudo também indicou que os motoristas participantes estão dispostos a mudarem suas atitudes. Antes do teste, 44% deles disseram que não usariam fones de ouvido enquanto dirigem. Depois, esse índice subiu para 58%.

Ford tem site para testar fones de ouvido no trânsito

Para mais motoristas compararem como os fones de ouvido podem aumentar as chances de acidentes, a Ford liberou para todos o site usado no estudo. Batizada de Share The Road, a experiência está disponível neste link. A montadora recomenda que ela seja acessada por meio de um smartphone.

No site, basta escolher o idioma (não está disponível em português) e habilitar o seu fone de ouvido. Depois, a página apresenta três cenários e pede para você girar o celular para encontrar um determinado veículo. Em cada uma das etapas, a experiência compara seu tempo de reação com e sem música.

Com informações: CNET.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

imhotep (@imhotep)

Eu quase matei um motoqueiro há uns 6 anos por causa disso. Ou melhor, ele tentou o suicídio.
Cruzamento, preferência minha, parada obrigatória dele, o camarada avançou buzinando. Eu estava com os vidros fechados e o rádio tocando.
Ele ainda argumentos que buzinou, mas eu disse a ele que buzina não para carro.
Ainda ajudei o cara, mesmo sem razão e acabamos descobrindo que morávamos próximos. Um tempo depois passei a real pra ele: meu carro foi só um arranhão. Ele poderia ter morrido. Que ele ficasse mais esperto no futuro.

Fone não combina com trânsito e todo cuidado é pouco.
O fato de nunca ter acontecido com vc não significa que vc esteja certo.