O Google lançou hoje no Brasil duas características que já estavam disponíveis há algum tempo nos EUA e outros países: a navegação por GPS pelo Google Maps e a busca por voz. A primeira delas quando foi anunciada nos EUA no ano passado causou uma queda considerável no preço das ações da Garmin e TomTom, duas grandes fabricantes de aparelhos GPS. Com o lançamento acontecendo por aqui, a tendência é que isso se repita.

A decisão de trazer a busca por voz para plataformas móveis no país se deu em parte por causa do grande uso dessa função nos lugares em que ela já está disponível. Em um certo ponto depois do lançamento dessa característica em celulares nos EUA, por exemplo, a busca por voz foi responsável por mais de 25% das pesquisas. O Brasil foi o primeiro país da America latina a ter a busca por voz ativada. Ela já está habilitada em dispositivos iOS através de um update para o Google Mobile App e nos Androids a partir da versão 2.1 através de um download no Android Market. Basta instalar o aplicativo de pesquisa por voz.

Já a navegação por GPS no Google Maps está disponível apenas Android, mas os aparelhos a partir da versão 1.6 em diante podem acessá-lo. O aplicativo traça uma rota entre o ponto de partida e destino inseridos e então passa a guiar o usuário, esteja ele de carro ou a pé, por comandos de voz. Se ele preferir, pode também se guiar apenas por direções textuais, imagens de satélite e até pelo Street View. Não há previsão para quando essa característica será integrada nas demais versões do Google Maps para iOS, Symbian ou Blackberry.

No lançamento das funções hoje na sede do Google Brasil em São Paulo, um dos executivos responsáveis pela plataforma Android divulgou algumas informações sobre como as duas funções funcionam. No caso da pesquisa por voz, o Google gravou 100 mil ‘tokens’, que são exemplos de falas de dezenas de brasileiros, para treinar seu software de reconhecimento de voz para o português. Sobre a navegação por GPS, o executivo comentou que ela é extremamente leve para a rede de dados celular: para traçar uma rota de 20 km, são gastos apenas 200 KB.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@leleobhz
Para quem acha que o google maps vai realmente zoar os GPSs de uso geral, Experimentem navegar com ele em São Carlos.
Marcell Almeida
Vou ver se já ta disponível pro Nexus One. O inglês funciona perfeitamente :)
Hernani
Vou ter um GPS no emu tablet Muahahahahaha
Alexandre
nem precisa comentar sobre a dominacao mundial né?
João
De 0 a 10, dou nota 7 pro Google Navigator. O review vem depois. =)
kylefurtado
Ponto pra Google.
Antônio
Acabei de testar. Funciona muito bem, tem recálculo automático de rota (quando você pega o caminho errado), funciona tanto com a visão de mapas quanto por satélite, e com um diferencial a mais de qualquer GPS, funciona também com a função StreetView! Eu já vinha utilizando o programa graças ao brut google maps que habilita a função em qualquer lugar, mas não tinha navegação por voz em português, agora funciona belezamente. O único problema que encontrei foi justamente na voz, algumas vezes ela falha e ao invés da voz se ouve um BIP. De carro sem problemas já que você está vendo a tela, mas de moto por exemplo não dá certo já que não se vê o caminho, apenas se escuta a instrução. Em modo mapa, ao se chegar ao destino ele mostra uma foto do local.
@jeffnyilas
O Google Maps é genial! Ele já vem sim pré-carregado. Além de trabalhar junto do Google Latitude e Google Buzz. Além de você seguir o percurso do mapa, você pode consultar, em tempo real, o trânsito e ainda interagir com qualquer usuário que esteja preso nele. Além de postar fotos. Ele agrega informações do satélite e rede social. É muito bacana.
welty
Na boa, podem até atualizar o google maps, mas a minha rua continua errada no mapa deles =x
Alex
Ou o mundo dele é muito limitadinho...
Bruno Gall
Poxa, a Google quer mesmo o Google Maps
Turdin
4. Você não tem carro.
@luisdpaula
Concordo.Sempre viajo sem gps,e olha que sempre vou a capital.
João Brunelli Moreno
A atualização já está disponível aqui. Vou testar esse lance depois conto como foi.
Raph4
Não dei F5 ¬¬
Exibir mais comentários