Hoje em dia a maior parte dos serviços do Google depende de login, que normalmente é feito com um e-mail @gmail.com (ou qualquer outro atrelado a uma Google Account, porém o mais comum é criar logo um Gmail e usar para isso). Uma mudança na infraestrutura da empresa, no entanto, vai permitir que usuários do Google Apps passem a acessar esses mesmos serviços. Com certeza esse é um movimento que vai facilitar a vida de muita gente.

E-mail, calendário, Docs, fórum… Esses são alguns dos poucos recursos que o Google atualmente oferece para quem tem uma conta Google Apps. Esse serviço, oferecido para empresas e organizações de todos os tamanhos, auxiliam na produtividade e permitem economizar bastante. Com a mudança, no entanto, a situação fica ainda melhor: o usuário vai poder acessar todos os serviços do Google que dependem de uma conta.

Por exemplo, fazer login no Orkut com o seu e-mail empresarial? Será possível. Enviar fotos para o Picasa? Também. Armazenar dados no Google Earth? Claro! Esses serviços antes eram liberados apenas para quem tinha uma Google Account tradicional.


(YouTube)

Só não pense que, de uma hora para outra, você terá acesso a tudo isso. Cada administrador de Google Apps poderá definir quais serviços serão disponibilizados para seus usuários. Se o seu chefe não gosta de Orkut, poderá bloquear a rede social sem qualquer trabalho. A escolha de privilégios no uso de produtos do Google poderá ser definida por grupos de usuários, inclusive.

A migração do antigo Google Apps para o novo Google Apps será feita ao longo dos próximos meses. As empresas que quiserem acelerar o próximo têm a opção de ir ao painel de controle do Apps e aceitar a mudança imediatamente.

Quem não deve ter gostado da novidade é o pessoal de Redmond.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Mas isso é novo eu acho...
Wesley
Uma informação que eu acabei de notar: você pode ativar o Multiple Sign-in no www.google.com/accounts, depois basta logar com mais de uma conta e cada uma terá uma URL diferente, permitindo diversos Gmails abertos na mesma sessão.
kylefurtado
Amém.
João Berdeville
Eu e a minha afobação por novos recursos. A migração me conseguiu fazer uma dor de cabeça épica: Não consigo receber mais email algum no Gmail do Google Apps. Mas enfim, é um recurso muito bom, já estava muito, muito cansado de ter que deixar o Apps pra email e uma conta do Google pra todo o resto.
Turdin
Essa integração do Google tem vezes, alias, grande parte das vezes é uma merda sem tamanhos. Tenho conta separada no youtube - gmail, e já não podia acessar ao mesmo tempo ( só fazendo gambiarra), agora vou ter que fazer gambiarra para acessar meus 8 google apps tbm? Faça me o favor, né google?
Victor Boaretto
Graças a Deus! Xinguei muito disto no Twitter. Sério.
Alexandre
Com essa onda de apps nas nuvens, mobilidade, fico imaginando o panico na industria de desktops
Wesley
Eu acho importante complementar a matéria com o seguinte, se você está acostumado a utilizar o Gmail juntamente com seu e-mail no Google Apps, antes você podia por ser separado em mail.google.com/a/seudominio, porém após a transformação você só poderá logar em um de cada vez, ambos pelo mail.google.com. Eu já me ferrei.