Como usar o Google Trends [Guia para iniciantes]

Saiba como usar o Google Trends; a ferramenta entrega diversos recursos que permitem verificar os termos mais procurados na web

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Página inicial do Google Trends (Imagem: Reprodução/Google Trends)
Página inicial do Google Trends (Imagem: Reprodução/Google Trends)

O Google Trends é uma ótima ferramenta para quem deseja saber quais os assuntos mais buscados no Google Search. Há diversos recursos que podem ajudar a descobrir se um tema específico está em alta, algo importante para sites e produtores de conteúdo, por exemplo. Abaixo, vou te mostrar como usar o Google Trends.

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que mostra as palavras, termos, expressões e assuntos mais pesquisados no Google, maior buscador da internet.

Lançado oficialmente em 2006, esse serviço também permite acompanhar seus temas preferidos e verificar como o interesse por eles se altera com o passar do tempo.

Disponível em qualquer dispositivo, a plataforma do Google ainda traz gráficos sobre volumes de buscas, revela quais foram os assuntos mais procurados de cada ano e entrega uma opção de se inscrever para receber e-mails a respeito de eventos importantes.

Como usar o Google Trends

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar trends.google.com.br. Feito isso, veja abaixo como usar os principais recursos da ferramenta.

Pesquisa por termo

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Use a barra de pesquisa do site:

    Digite o termo desejado na área de busca e aperte a tecla “Enter”;

  2. Confira os dados:

    O serviço mostrará um gráfico do volume de buscas nos últimos 12 meses, mas você pode melhorar a pesquisa usando os filtros no topo da página — é possível alterar o país, período, categoria e modalidade;Dados do Google Trends (Imagem: Reprodução/Google Trends)

  3. Obtenha mais informações:

    Descendo a página, você encontrará o interesse pela palavra em cada estado e os assuntos e pesquisas relacionadas a ela;

  4. Use a ferramenta de comparação:

    A pesquisa por termo também entrega o recurso de “Comparar”, que ajuda a escolher uma determinada palavra ou outra semelhante com base no volume de buscas.Recurso "Comparar" do Google Trends (Imagem: Reprodução/Google Trends)

Principais pesquisas

Essa função mostra os assuntos mais buscados do momento. Ou seja, aqueles que estão sendo mais procurados pelas pessoas no Google.

  1. No Google Trends, clique no menu (três linhas empilhadas) no canto superior esquerdo e depois em “Principais pesquisas”;
  2. A plataforma mostrará duas abas. Em “Tendências de pesquisa diárias”, é possível conferir os assuntos mais buscados do dia e o volume de buscas;
  3. Já em “Tendências de pesquisa em tempo real”, você consegue visualizar os resultados por categorias e conferir dados detalhados. Clicando em um assunto, a plataforma exibirá um gráfico de interesse e o ritmo de notícias sobre aquele tema, além de mostrar pesquisas relacionadas.

Pesquisas do ano

Como o próprio nome sugere, nessa aba estão os assuntos mais buscados do ano. O serviço permite “voltar” até 2008 para encontrar informações.

  1. Clique no menu (três linhas empilhadas) no canto superior esquerdo e depois em “Pesquisas do ano”;
  2. A página mostrará os temas mais procurados divididos por categorias, como filmes, séries, o que é, personalidades, etc. Clique em um assunto para obter mais detalhes;Assuntos mais buscados de 2020 no Google (Imagem: Reprodução/Google Trends)
  3. Caso queira mudar de país, clique em “Brasil” e escolha outro local;
  4. Para visualizar os dados de anos anteriores, basta clicar no ano atual no canto superior direito da tela e selecionar outro período.

Inscrições

Nessa parte, é possível se cadastrar para receber e-mails contendo as atualizações de temas ou assuntos de seu interesse.

Apesar de ser algo simples, esse recurso pode ajudar aquelas pessoas que gostam de acompanhar novidades sobre esportes, tecnologia ou cinema, por exemplo, mas não querem (ou não têm tempo) de acessar o Google Trends.

  1. Clique no menu (três linhas empilhadas) no canto superior esquerdo e depois em “Inscrições”;
  2. Clique no ícone de “+” no canto inferior direito;
  3. Digite o assunto, escolha a região e selecione com que frequência deseja receber as atualizações;Menu de inscrição do Google Trends (Imagem: Reprodução/Google Trends)
  4. Clique em “Inscrever-se” para finalizar.

Pronto, agora você já sabe o que é o Google Trends e como usar suas principais funções para ficar por dentro dos assuntos mais buscados na internet.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Trends na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados