Início » Celular » Kinect e Move estão fadados ao mesmo fim do Wii

Kinect e Move estão fadados ao mesmo fim do Wii

Avatar Por

A Microsoft acaba de anunciar que vendeu 2,5 milhões de Kinects em apenas 25 dias – ou seja, uma média de 100 mil unidades por dia, ao redor do mundo. Para contextualizar o sucesso do aparelho, tenha em mente que isso é mais que o dobro de vendas do iPad (outro gadget relativamente recente e igualmente popular) no mesmo período. Nos primeiros 28 dias de lançamento, o iPad vendeu “mísero” um milhão de unidades – que, por sua vez, significou quase o dobro de vendas do iPhone de primeira geração, lançado em 2007.

Veja só:

Considerando que ambos o iPhone original e o iPad foram gadgets muito cobiçados pelo mundo geek e que tiveram vendas fortes, dá para concluir que o lançamento do Kinect foi também um grande sucesso. Claro, há ressalvas – o Kinect é mais barato que o iPhone e o iPad, e o smartphone ainda por cima requeria contrato com a AT&T, o que limitava seu potencial de vendas -, mas o que importa no final das contas é que a base instalada do Kinect, logo no lançamento, é bastante expressiva.

É estranho ver que esses supérfluos eletrônicos vendem cada vez mais em tempos de uma suposta recessão econômica, mas divagarei sobre o assunto.

Vou contextualizar o número de vendas do Kinect usando um exemplo no mundo dos consoles: o Wii vendeu 3,19 milhões de unidades no primeiro mês. Se você tem memória fraca, permita-me relembrar que o Wii passou muitos meses esgotado em tudo quanto era loja, tamanho era o volume de vendas.

A Sony não ficou atrás e liberou seus números também: o PlayStation Move vendeu 4.1 milhões de unidades em pouco mais de 70 dias. Tudo bem, não atingiu o mesmo sucesso que o Kinect (a média diária de vendas do Move fica na faixa dos 58 mil, quase metade das vendas do Kinect), mas não foi um fracasso total. Especialmente quando você considera que a Sony gastou apenas seis milhões de dólares em marketing (um milhão por região de lançamento – Europa, Asia, Oceania, América do Norte, Reino Unido e Japão), enquanto a Microsoft bancou meio bilhão de dólares na mesma finalidade.

É bastante claro que o público gamer casual move o mercado com suas carteiras. O Wii foi um grande sucesso de vendas, assim como o DS, e o fenômeno se repete com os periféricos do Xbox 360 e do Playstation 3. O problema é: até quando dura o interesse na jogatina casual? Eu já comentei aqui no Tecnoblog que eu não acredito que o Kinect ou o Move vão reenergizar suas respectivas plataformas. Se o plano é estender a vida útil dos consoles por outros 5 anos, eu duvido muito que chegue sequer à metade disso.

E olha lá: na semana passada o site GamaSutra revelou um gráfico que mostra a drástica queda de vendas do Nintendo Wii nos últimos anos:

E antes mesmo disso, em setembro, o site especializado Kotaku já havia publicado um artigo mostrando que 2010 havia sido o ano mais fraco para o Nintendo Wii. Em outras palavras, o público cansou.

Tendo em vista esse declínio de popularidade do Nintendo Wii (algo que gamers hardcore, que sempre costumaram torcer o nariz para o console, profetizavam que aconteceria), chega a ser surpreendente que o Kinect e o Move tenham vendido tão bem nesses primeiros meses. Afinal de contas, vendo o gráfico acima você poderia concluir que jogos com captura de movimento já tiveram e perderam seu lugar ao sol, e que o que o mercado quer é mais Halo, God of War e Gran Turismo.

Aparentemente, o Kinect e o Move provaram que o público está disposto a dar outra chance aos sucessores de conceito (digamos assim) do Wii. E por isso as vendas iniciais espelharam aquelas do console da Nintendo. Mas quanto tempo isso vai durar?

Diz-se que o declínio de vendas do Wii se dá pela falta de jogos exclusivos que realmente façam o preço do console valer a pena (e olha que o Wii ainda é o console mais barato dessa geração). Olhe para o seu Move ou o seu Kinect e pergunte a si mesmo: que jogo você realmente gosta de jogar neles? Ou você comprou simplesmente porque era a última novidade?

Manterei minha cautela. Até onde vejo, o Kinect e o Move estão fadados ao mesmo fim do Wii. E talvez mais rapidamente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PDR
Caro Izzy, concordo em parte com o que você diz. Você utilizou alguns conceitos de economia e esqueceu de outros. Acho que você o seu erro é achar que o futuro é sempre um reflexo do passado, isso não é verdade. Fora isso, concordo com a sua perspectiva, embora não conceitual, de que o capitalismo está sempre se inventando e reinventando, aquilo que Schumpeter chamou de processo de "destruição criativa". O Wii revolucionou o mercado e vendeu muito, mas por algum motivo deixaram de inovar e ele acabou tornando-se obsoleto. O kinect inovou e criou um novo modo de jogar, mas é evidente que se ele parar por ai, mais cedo ou mais tarde vai ter o mesmo fim do wii, o que eu não acredito, pois o que a microsoft tem nos mostrado é que o kinect vai se aperfeiçoar cada vez mais e lançar jogos que consigam sair um pouco daquele cenário "infantil" e atingir todos os tipos de publico. Enfim, acho que o seu texto ficou um pouco repetitivo pois o único argumento que você se preocupou em sustentar foram as quedas de venda, não que esteja errado, mas isso é uma tendência natural do nosso sistema, e é por isso que a apple lança um iphone x e pouco tempo depois lança o x+1, se ela parar vai deixar de ser competitiva.
Lucas
"E antes mesmo disso, em setembro, o site especializado Kotaku já havia publicado um artigo mostrando que 2010 havia sido o ano mais fraco para o Nintendo Wii. Em outras palavras, o público cansou." ESSA é a maior idiotice que eu já vi alguém escrever em um blog de tecnologia em um artigo dse consoles,e o gráfico acima não faz menor sentido,o Wii vende em media 21 a 22 milhões de consoles por ano no ano passado foram exatamente 22,COMO QUE O PUBLICO CANSOU??? EM 2010 o WII vendeu 19 milhões em todo mundo 7 apenas nos EUA. "Kinect e Move estão fadados ao mesmo fim do Wii" Ao mesmo fim??? Até parece que vão parar de produzir o Wii,a Nintendo falou que o "Wii2" não vem em 2011 e também falaram que em quanto o Wii vender bem ele não acaba,e acho que só você Izzy Nobre deve achar que 19 milhões e o FIM. Blog FAIL 2
Mano Quiabo
PS3 FAIL
[email protected]
OLá pessoa! Minha duvido! Xbox 360 pro go 60gb pode usar a Kinect no Xbox 360 Go Pro? Alguem me ajudar, por favor! Obrigado pelo ajudar. Abraços o tds
@DiegoEstrela
Michael Pachter é o mesmo cara que ahca burrice n cobrar pelo multiplayer de jogos fps coo COD: Black Ops... é a sementinha do mal msm!
@pasqualon
Discordo em vários pontos: Quem está comprando o Move e o Kinect é quem já tem o PS3 e o Xbox360, respectivamente, quem está comprando o Wii é quem ainda não o tem. É natural todo videogame cair vendar após atingir certa base de usuários, isto é algo que chamamos de mercado potencial. O que seria importante analisar é quanto a venda do Kinect e do Move aumentaram as vendas de seus respectivos consoles. Está sim seria uma análise válida, porque aí teríamos o real fator se "ressurreição" dos consoles por seus assessórios. Concordo com vários comentários acima de que está análise é superficial e tendenciosa. O Wii não vende pouco por tem jogos "casuais" ou "hardcore", o Wii não vende mais porque foi lançado com tecnologia visivelmente defasada em relação ao seus concorrentes, principalmente no quesito gráfico, esta é a única razão. É indubitável o poder de mudança provocado pelo apelo do Wii, prova é que seus competidores seguiram a tendência. Quanto ao Wii estar vendendo menos é natural, o mercado está saturando e vai vender menos ainda com seus concorrentes com mais poder de processamento e mesmos recursos de interatividade, o que não quer dizer em absoluto que Move ou Kinect tem vida curta. Afirmar isto é ser muito simplista e ter a visão muito curta.
@DiegoEstrela
Deu erro aqui, concluindo, so posso discordar do que foi dito se a sony e a MS realmente fizerem jogos Hard core pras plataformas, como SOCOM4 e (sabe deus como vai ser) killzone. é bem verdade q ainda jogo mais os classicos no controle normal, mas é bem legal levar o console nas ferias e jogar com amigos casualmente. Resumindo, 5 anos a mais acho forçar a barra, uns 2 anos quem sabe?!
@DiegoEstrela
Concordo em parte, tenho o PSmove e posso garantir
@M_Sardi
"Diz-se que o declínio de vendas do Wii se dá pela falta de jogos exclusivos que realmente façam o preço do console valer a pena" NUSSSSSSSSSS..... 2010 - Metroid, Mario, Kirby, Donkey Kong COMO ASSIM!?!?!?
Augusto
*2007, erro de digitação.
Augusto
Quanta raiva no coração gente, se dissessem em 2006 que o Wii ia cair as vendas em 3 anos iriam reagir da mesma forma, aguardem e veremos, colunas não são reportagem, são opiniões e obviamente terão parcialidade.
letrar
Infelizmente sua teoria é bem furada João. Os consoles que mais tem lançamentos são o Xbox 360 e o PS3, ambos tem um custo de desenvolvimento bem mais alto, inclusive o PS3 já recebeu várias reclamações públicas por parte de grandes softhouses sobre a dificuldade de desenvolvimento.
letrar
Nada a ver mesmo. desde quando mover 3.5 milhões de unidades por ano é ruim?
Thássius Veloso
O Izzy Nobre não deleta o comentário de ninguém. Isso fica a cargo de nós, editores do site. Se o seu comentário era ofensivo ou não seguia nossas regras, realmente foi apagado.
@gribeiro_dev
Então o senhor Izzy Nobre DELETOU meu comentário? Que feio, hein! Quanto profissionalismo! Quanta aceitação de críticas! Quanta humildade! Quanta imparcialidade! Sr. Izzy Nobre, cresça. Pare de se comportar como criança e escrever como tal. Como você critica produtos e não aguenta ter seu trabalho criticado? Continuo aguardando sua resposta por EMAIL. PS: Agora eu tenho print screens dos meus comments!
Exibir mais comentários