A ordem para assistir os filmes da franquia Jurassic Park

Confira a ordem cronológica dos filmes Jurassic Park, em quais streamings estão disponíveis e os projetos futuros da franquia

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
A ordem para assistir os filmes da franquia Jurassic Park / Netflix / Divulgação

Ao maratonar uma franquia nos streamings, é comum ficarmos confusos com a ordem correta de seus filmes, afinal, nem sempre as plataformas colocam suas numerações ao lado dos títulos. Para que você não tenha dor de cabeça na hora de assistir a franquia Jurassic Park, listamos a ordem correta de seus longa-metragens e em quais serviços de streaming eles estão disponíveis.

Baseado em um livro de mesmo nome, que teve seus direitos de adaptação comprados antes mesmo de seu lançamento, Jurassic Park – Parque dos Dinossauros foi lançado nos cinemas do mundo todo em 1993. Dirigido por Steven Spielberg, cineasta já amplamente conhecido e premiado por filmes como Tubarão, E.T.: O Extraterrestre e os primeiros filmes da franquia Indiana Jones, ele foi um sucesso absoluto dentre o público.

Com uma imensa bilheteria, que o mantém até hoje entre os 50 filmes mais assistidos da história do cinema, ele conquistou três estatuetas no Oscar 1994: a de Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais.

Essa último, aliás, veio apenas para corar um dos aspectos que tornaram o filme tão popular na época e que o transformaram em um marco dos efeitos especiais na indústria cinematográfica. Com efeitos de computação gráfica aliados a animatrônica, Jurassic Park conseguiu ser extremamente preciso e convincente na representação de dinossauros, impressionando o público com movimentos e texturas impensáveis para o começo dos anos 90.

Em sua trama, acompanhamos um casal de apaixonados por dinossauros que trabalham em suas escavações – ele um paleontólogo e ela uma paleobotânica -, que são convidados por um magnata a passear e avaliar o lugar que ele desenvolveu em segredo durante quatro anos em uma ilha próxima da Costa Rica.

O lugar, um parque temático de dinossauros vivos, clonados a partir do DNA de sua espécie, precisa de uma avaliação de especialista para operar, e ao lado de um matemático, um advogado, o dono do lugar e seus sobrinhos, o casal embarca em uma aventura pela local, que logo sai de controle.

A ordem de Jurassic Park

Ao todo, cinco filmes do universo cinematográfico de Jurassic Park já chegaram aos cinemas. Lançados de maneira cronológica, eles devem ser assistidos na seguinte ordem:

FilmeAnoDireção
1. Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros1993Steven Spielberg
2. O Mundo Perdido: Jurassic Park1997Steven Spielberg
3. Jurassic Park III2001Joe Johnston
4. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros2015Colin Trevorrow
5. Jurassic World: Reino Ameaçado2018J. A. Bayona

Vale ressaltar que ainda que os cinco filmes façam parte de uma mesma linha do tempo, seus três primeiros longas constituem uma série inicial à parte. O primeiro título, Jurassic Park – Parque dos Dinossauros, acontece na Ilha Nublar, enquanto o segundo filme, O Mundo Perdido: Jurassic Park, acontece quatro anos depois na Ilha Sorna e Jurassic Park III é sua continuação direta também passada na Ilha Sorna.

O quarto título da franquia, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, dá início a uma nova série (chamada de Jurassic World), que se passa 20 anos após os eventos do primeiro filme. Ambientado em seu local original, a Ilha Nublar, ele deu origem a uma sequência, Jurassic World: Reino Ameaçado, que se passa três anos depois no mesmo local.

Série da Netflix e projetos futuros

Além dos cinco filmes que fazem parte do universo de Jurassic Park, a Netflix e a DreamWorks também lançaram a série animada Jurassic World: Camp Cretaceous, considerada parte oficial da franquia. Seus eventos se passam na Ilha Nublar, ao mesmo tempo em que os do filme Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, e além das três temporadas já lançadas, a série se encaminha para uma quarta, com data de estreia marcada para 03 de dezembro de 2021.

Já no telonas, a franquia também espera por novidades. Jurassic World: Domínio, sexto filme da saga e sequência de Jurassic World: Reino Ameaçado teve seu lançamento atrasado por causa da pandemia do novo coronavírus, mas já tem previsão de estreia para junho de 2022.

Onde assistir a franquia Jurassic Park

Quem deseja maratonar os filmes nos serviços de streaming, pode conferir abaixo quais longa-metragens estão disponíveis em cada plataforma.

A Netflix possui os quatro primeiros filmes da franquia: Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros, O Mundo Perdido: Jurassic Park, Jurassic Park III e Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros.

O Star+ também possui os quatro primeiros filmes da saga: Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros, O Mundo Perdido: Jurassic Park, Jurassic Park III e Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros.

O Prime Video possui a trilogia original de Jurassic Park: Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros, O Mundo Perdido: Jurassic Park, Jurassic Park III.

No Paramount+ é possível assistir ao primeiro longa da série: Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros.

Já o Telecine possui o primeiro, o terceiro e o quarto filme da história: Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros, Jurassic Park III e Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros.

Por fim, o Globoplay possui o quarto filme da saga: Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros.

Animado para assistir a franquia de Jurassic Park em ordem de lançamento? Escolha seu streaming favorito e tenha uma boa sessão!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Jurassic Park na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados