Início » Gadgets » Universidade cria maior tela sensível ao toque do mundo

Universidade cria maior tela sensível ao toque do mundo

Avatar Por

A Universidade de Groningen, na Holanda, conseguiu um feito enorme no mês passado e que só precisa da oficialização do Guinness para entrar no livro dos recordes. Eles converteram a tela do cinema 3D da universidade na maior tela sensível ao toque do mundo. São incríveis 10 metros de comprimento por 2,8 metros de altura com a resolução de nada assombrosos 4900x1700 pixels. Curioso para ver como ela funciona? Veja o vídeo abaixo e tente segurar o queixo.


(YouTube)

A tela tem 135 graus de curvatura, usa 1.000 lâmpadas de LED com infravermelho e pode detectar ao mesmo tempo 100 toques diferentes. Para a conversão foram usadas 6 câmeras de rastreamento de movimento Optitrack, que detectam o movimento ao perceber o reflexo da luz infravermelha que o dedo causa na tela e calculando suas coordenadas.

Pode ser uma resolução um pouco menor do que essa aqui, mas confesso que não me importaria nem um pouco em jogar Street Fighter 4 nessa belezinha. Mas ela vai ser usada apenas para aulas, segundo a universidade. Fuén.

Com informações: Slashgear.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Sonho de qualquer gamer.
Hernani
Para dar aula, fico imaginano o que eles farão nesse telão, aula de cinema?
Gabriel Silva
Eu queria estudar nessa universidade, com um telão desses. #prontofalei.
Alexandre
Caramba, que legal, é praticamente um outdoor vivo! Soh pra constar, no hard rock cafe de orlando, na universal, tem um painel de uns 5 metros por uns quase 2 de altura. Nao tem essa resolucao
@brunogdb
HAHA, estou imaginando :D
Ramon Melo
2,8 metros de altura? Vão precisar de uma escada para usarem a tela toda!
Gabriel Oliva
Muito foda cara, lol.
Vinicius
Garanto que no intervalo das aulas vai rolar a jogatina eheheheh
Matheus Wichman
Esse cara fez uma do tamanho da Microsoft Surface, para fazer uma do tamanho da tela do vídeo o projetor teria que ter uma resolução maior e o programa que controla os movimentos teria que interagir com várias câmeras. http://complexidadeorganizada.wordpress.com/category/multi-touch-table/ No link o cara também usou LEDs infravermelhos para detectar os movimentos.
Gabriel Pinotti
Ensina noisss
Gabriel Pinotti
Nossaa manooo que fodástico !!! um desse na parede de casa
Renan A. Mendonça
Show essa tela. O TB ta abrindo na versão mobile em vez da normal (17:10).
@AntonioVeras
Ô diliça.
Matheus Wichman
Oh galera podem dizer que eu sou louco, mas essa tela não tem nada de especial da pra fazer uma em casa. Só preciso de um projetor com essa resolução e bastante espaço porque ele vai ficar atrás da tela em uma distância considerável.
Marcell Almeida
Achei que fosse ser algo bem maior que isso :(
Rodrigo Soncin
Já que vai ser usada apenas para aulas, eles poderiam dar aulas de Economia e Administração de Recursos usando Starcraft 2 :P
Welty
Deve ser show jogar Modern Warfare 2 nessa tela gigante. :D [Off-Topic] Alguém do Tecnoblog sabe me dizer por que derrepente o meu Thunderbird começou a carregar a versão Mobile do site? Começou isso agora de tarde, por volta das 15hs... [/Off-Topic]
Sr. Sem Papo
Hadouken ai tem como dar :D 0:52