Início » Internet » Google Voice no Brasil: fato ou ficção?

Google Voice no Brasil: fato ou ficção?

Avatar Por

Já faz algumas semanas que começamos a perceber que usuários brasileiros do Gmail ganharam a habilidade de fazer chamadas a partir do próprio serviço, incluindo alguns dos nossos leitores que prontamente mandaram capturas de tela (obrigado!). Essa característica é bastante parecida com o Google Voice que, para quem não sabe, trata-se de um serviço tem três usos principais: pode substituir um número de telefone de um usuário ou unificar todos eles, serve também como caixa postal e permite que o usuário realize ligações baratas via VoIP.

O que deixou muita gente coçando a cabeça foi o fato de que o Google Voice está disponível apenas nos EUA. Qualquer usuário de outro país que receber um convite não vai conseguir ativá-lo. Então porque ele estava aparecendo para contas brasileiras do Gmail? Eis o que conseguimos descobrir até agora.

Desde o dia 10 de março o Google anunciou que o recurso de fazer ligações para números seria implementado no Gmail. E isso parece ser exatamente o que aconteceu com os usuários brasileiros que viram o recurso. Mas com um pouco de pesquisa, você descobre que antes mesmo dessa data alguns usuários do Gmail já viam a opção ser habilitada. E ao ser ativado, o serviço mostrava o mesmo aviso para novos usuários do Google Voice nos EUA, o que era curioso.

O Mobilon, nosso editor-chefe e destruidor de MacBooks nas horas vagas, ganhou acesso ao serviço no final de semana e com isso conseguimos testá-lo mais de perto. A qualidade da chamada, em termos de atraso, não foi das melhores. Uma ligação entre o Google Voice e um celular teve um leve atraso de 1 ou 2 segundos, embora a qualidade de áudio fosse razoável.

Antes de fazer a ligação, no entanto, foi necessário instalar um plugin e comprar créditos para o serviço (obviamente usando Google Checkout) e foi aí que percebemos um detalhe interessante: o custo de ligação para telefones do Brasil é consideravelmente reduzido. O minuto de ligação para telefones fixos, por exemplo, varia entre 2 e 4 centavos de dólar por minuto, subindo para 15 centavos de dólar quando a chamada é para celulares. Em comparação, o Skype cobra de 2,8 a 5,8 centavos de dólar para fixo e 22,1 centavos de dólar para celulares.

Apesar de toda a evidência, a palavra oficial do Google Brasil é: o Google Voice não está sendo ativado no país ainda. Se você considerar que apenas 1/3 do serviço (a que permite ligações) está funcionando nas contas brasileiras, é possível dizer que isso é verdade. Porém, é inegável o fato de que existe um elemento do Voice que é o responsável pela habilidade de fazer chamadas pelo Gmail. Tanto que até a página do serviço se torna acessível para os usuários de contas ativadas. Então dizer que ele não está de forma alguma ativo no país é, no mínimo, estranho.

Ao que parece o Google não quer muita divulgação dessa característica, apesar de oferecer taxas de ligações insanamente mais baratas do que muitos serviços de VoIP no mercado. Não consigo pensar em muitos motivos para isso, mas se tivesse que chutar, diria que a empresa tem um certo receio de retaliação das operadoras de telefonia, de alguma forma. Mas isso nunca parou o Google lá fora.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Boson
Tem quase dois anos que moro na Itália e tem quase dois anos que uso o Google Voice. Quando vou ao Brasil consigo fazer ligações pelo Gmail normalmente...e os preços são de fato muito vantajosos (mesmo sendo recarregados em euro ou dólar). Embora a qualidade da chamada seja igual ao Skype (questão do tempo de chagada da voz) o chato é que você tem que fazer as ligações através do seu e-mail... pc... num tem um app específico (ao menos não conheço). O GRANDE PROBLEMA é que a OI FDP decidiu por conta própria me fazer cobranças indevidas pelo serviço... ou seja paguei duas vezes para cada recarda, uma para a Google e outra pra escrota da OI que até onde vi na internet num tem porra nenhuma a ver com o serviço Google Voice.
m lima
por favor me explica como instalar na maquina e conseguir falar
Bruno
EU aposentei o meu fixo já faz 3 anos, adotei o Vono (falevono.com.br) da GVT como número fixo e o Skype também. ... serviço de telefonia IP muito bom da GVT
Luciano
Tenho usado o Voice normalmente no brasil, ligando para todos os estado por preços muito baixos! Só estou chateado porque o Skype que instalei depois do Voice, após formatar o medu PC está assumindo a opção de ligação principal, colocando links nos telefones da internet, no lugar dos links que direcionavam para o Google Voice. Vocês poderiam me responder como escolho no meu PC (windows 7/64bits) qual será o programa utilizado para fazer chamadas pelo computador?
Janilza
Oi Pessoal Alguem pode m explicar isso. Está aparecendo nas contas do Brasil a habilitação para usar o google voice é? Onde é que ver isso no gmail? Aguardo retorno Um abraço a todos
Padovaz
Eu estava morando no Canadá, onde o serviço funciona numa boa, as ligações eram gratuitas para números fixos dos EUA e Canadá (grande coisa, já que lá as chamadas para numeros fixos são praticamente gratuitas de qualquer telefone que vc use...). Bum, vim de volta pro Brasil, meu serviço parou de funcionar. Tenho o app instalado, o log de chamadas realizadas, meus crétidos restantes (na ativação do serviço a gente ganhava uns centavos pra testar), mas não dá pra usar... bsasta se conectar por um ip norte americano, e o bichinho volta a funcionar como mágica! Acho que vai dar uma briga interessante, sou usuário assíduo do skype, mas agora a microsoft comprou a empresa, e sabe-se lá o rumo que ela vai tomar... ainda bem que o google tá aí pra gente ficar mais tranquilo, hahaha
Flávio
Há 3 dias atrás eu consegui ligar de graça para os EUA através do GMAIL. Agora o voice não está mais disponível. Onde eu consigo e como eu uso um Modificador de IP?
Daniel
Coloquei US$10 em créditos para testar e funcionou muito bem. Fiz ligação gratuita para os USA e paga para a Europa (celular) e nem delay eu percebi, tão bom quanto o Skype.
Hernani
O Google Voice pode ser uma alternativa ao Skype, mas as ultimas atualizações dele tem melhorado cada vez mais um serviço que já era bom, utilizei ele para chamadas em diversos estados do Brasil, a qualidade foi muito boa, mesmo com um headset meia-boca
Márcio Batista
Olá caros amigo hoje exatamente as 15h quando entrei no gmail recebi a mensagem do serviço de telefonia do gmail, instalei o plinguin e estou conseguindo fazer ligações gratuitas para os Estados Unidos e Canada
Helvecio
Tentei agora e o serviço não apareceu pra mim. BUAH!
@Synnx
Aparentemente, apesar de cobrar mais barato, o serviço do Google é inferior ao do Skype. Com uma base de clientes tão pequena e sofrendo lags de 2 segundos? Complica um pouco a conversação. Mas vamos ver, o Google costuma trabalhar bem suas invenções antes de lança-las, porém sempre lembraremos do Wave.
Fred Marvila @marvila
Eu já tinha visto isso há um bom tempo no meu gmail e nas apps do google voice (talvez pq minha conta é dos EUA e eu já tivesse o Google Voice com um número americano na época do lançamento :P). Mas nunca usei para falar a verdade, mas recentemente reparei que o preço de ligações para o Brasil e outros países do Skype não é exatamente o que o site fala. o Skype diz que o minuto para o Brasil custa X centavos, mas em letras miúdas e alguma parte do site eles dizem que em alguns países eles cobram uma taxa de "conexão" quando a pessoa atende o telefone. É algo como 10 centavos que sempre é cobrado, não importa se vc fala 1 minuto ou 20. Para ligações longas a diferença é pequena, mas se vc liga e fala pouco tempo a diferença aumenta. Coloquei um comparativo com outro serviço aqui em que explico isso: http://sundaycooks.com/2010/11/26/review-talky-uma-alternativa-ao-skype/ Mas o preço do Google Voice está MUITO bom :D vai ser minha alternativa ao skype com certeza.
Iara
No meu gmail o recurso foi habilitado, no entando ficou por uma horas.
@danimaiochi
O Google Voice não está disponível apenas nos EUA, eu voltei do Candá semana passada e lá eu usava direto, e o mais interessante de graça!
Exibir mais comentários