Início » Brasil » Metrô de São Paulo ganha site especial para celulares

Metrô de São Paulo ganha site especial para celulares

Versão mobile apresenta dados em tempo real das linhas, tais como horário de funcionamento das estações e sugestão de trajeto.

Avatar Por

Transporte público é uma necessidade nas grandes cidades, como a gigantesca São Paulo. Se pudermos munir os usuários de informações de qualidade, melhor ainda, pois há como evitar maiores transtornos. Pensando nisso, a Companhia do Metropolitano disponibiliza nessa terça nova versão do site do Metrô SP voltada especificamente para celulares.

Versão mobile do site do Metrô SP.

O novo site traz informações bastante valiosas para aquele sujeito que está saindo de casa, rumo ao trabalho, mas depende do metrô para chegar lá. A seção Direto do Metrô lista todas as 4 linhas da capital paulista — exceto a Linha 4-Amarela, que por enquanto está em modo de operação reduzido —, com direito à visualização sempre atualizada das condições de operação de cada linha.

Por enquanto, as seguintes linhas são contempladas pelo site:

  • Linha 1-Azul;
  • Linha 2-Verde;
  • Linha 3-Vermelha;
  • Linha 5-Lilás.

De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, os dados são transmitidos diretamente do Centro de Operações da companhia. No entanto, é bom ficar atento, pois atrasos e transtornos mais simples não serão discriminados na versão mobile do site. A menos que uma catástrofe aconteça, o Metrô SP para celulares vai continuar mostrando que as linhas operam normalmente…

Talvez o recurso mais interesse do novo site seja o horário de operações das estações. Convenciona-se dizer que o metrô de São Paulo fecha à meia-noite, mas a boa verdade é que tem estação cujo funcionamento se estende até 00h30, senão mais. Ter essas informações em mãos ajuda a organizar melhor o trajeto.

Trajeto, aliás, que também pode ser calculado usando o site mobile. Por enquanto o sistema disponibilizado pelo metrô não dá informações sobre tempo que a viagem demora, mas pelo menos serve de guia para saber que é preciso fazer baldeação nessa ou naquela estação antes de chegar ao destino final.

O site móvel do Metrô SP pode ser acessado em . No entanto, não se anime em abri-lo no seu navegador, pois a interface apresentada é chorar. A boa notícia é que uma versão especial do site foi desenvolvida especialmente para iPhone e iPod Touch.

A promessa do Metrô de São Paulo é lançar widgets para sistemas operacionais e plataformas móveis em breve. Ainda não há uma data prevista para isso, infelizmente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@JohnBiancato
Não tem suporte p/ retina display nem tem ícone qdo salva como web app. Mas é um bom começo :)
@_eliasalberto
Tinha que ter metrô em BH. #fail
Caio Furtado
Não é SÓ para iPhone, tem apenas uma versão especial do site, desenvolvida especialmente pra quem usa iOS.
@brunogdb
E no RJ
@ilankibrit
O titulo da materia esta um tanto qto confuso... O status das linhas pode ate ser em tempo real... Mas as rotas e os horarios de funcionamento sao estaticos... Abs
Malabares
Ótimo, só falta o Rio copiar *-*. Mais uma vez a tecnologia nos auxiliando no cotidiano.
Mike Metralha
Apesar dos pesares, achei muito legal o serviço. Como já foi dito, bem limitado, mas é apenas o começo. Já é muito bom ter sinal dentro das estações e túneis (exceto a Oi). No mais, bora acabar com a superlotação?! ;)
Mike Metralha
Como assim só para IOS? Eu abri no meu Android aqui. Ué?!
Gabriel Silva
Tinha que ter um desses aqui no DF.
Mozart
Ainda muito limitado...
Turdin
Mas é bom começarem por algum lugar ^^
Alexandre
legal hein, mas soh pra iphone...imagino que tem muito mais usuarios de android que usa metro do que iphone.
Rafael The Mist
Enquanto isso, algumas operadoras em outros países discutem a necessidade de funcionar em metrôs. Ponto para o Brasil, sil, sil!