Geralmente acontece sem você prever. Um dia, ao ligar o computador, cadê os seus preciosos arquivos? As partições sumiram. Ou seja, o disco rígido — nosso querido HD — partiu dessa para uma melhor. Quem é prevenido com certeza tem suas cópias de segurança muito bem guardadas. E quem não é… Bom, hoje é o Dia Mundial do Backup, momento perfeito para providenciar esse tipo de coisa.

Um grupo de usuários do Reddit, aquele site que pouco a pouco vem roubando a audiência do Digg, é o responsável por criar o World Backup Day, marcado para este 31 de março. Na página da iniciativa eles explicam que o HD falhar ou não falhar é apenas uma questão de tempo. É bem por aí: os arquivos mais importantes se perdem justamente porque nós não esperamos que o disco rígido vá falhar.

São tantas que podem dar problema no HD que é melhor você começar a se preparar para quando isso acontecer. Ninguém quer perder as fotos daquele casamento fabuloso, ou então vídeos dos primeiros dias do afilhado. Como proceder? Fazendo o backup, é evidente.

Backup: quem tem 2, na verdade tem 1; quem tem 1, na verdade tem nenhum

Tanto o Windows como o Mac OS oferecem recursos bastante funcionais para backup dos dados. Se isso não for suficiente ou você não estiver disposto em investir em um novo HD apenas para manter a redundância dos dados, eu recomendo o backup da SugarSync. Já escrevi sobre o serviço antes e continuo sendo fiel usuário. Também temos a Dropbox, que é bastante conhecida, e o MobileMe, especialmente para quem usa Mac. Aqui no Brasil, o portal iG também tem um serviço desse tipo, com tecnologia do Mozy e da McAfee.

Se eu pudesse dar apenas duas dicas para o futuro, seriam essas mesmas. A primeira é fazer backups regularmente. A segunda é usar filtro solar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Unimake Softwares

Monitoramento de backup é uma camada extra de proteção dos dados da sua empresa e ajuda a proteger contra perdas e transtornos. Saiba como funciona em www.geminibackup.com.br

RodrigoKrZ
Único backup que eu faço é da Intranet que eu implantei na empresa, e olhe lá!
Caio Furtado
Parabéns pra ele né! Ainda bem que tenho um HD extra pra backup!
Gabriel Bemfica
Viva a Time Machine e a Restauração do Sistema! Em último caso, um Live CD + um programa de recuperação de HD que rode direto do pen drive sempre podem salvar :)
Paulo Freitas
Outro que nunca faz backup. :) Só tenho dados pessoais (/home) separados da partição do sistema (/). O máximo que eu faço é verificar a saúde do HD (dados do SMART) de tempos em tempos, afinal mantenho o HD do note ligado em 95% do ano com longos ciclos de funcionamento. De resto eu confio em mim, no meu sistema, no meu cooling pad e no meu no-break para manter tudo em ordem. :P Já perdi muitos arquivos por não fazer backup, mas a vida ensina a seguir em frente e fazer menos burradas. :P Afinal, quem redimensiona um HD sem no-break ou usa um comando rm sem prestar atenção no que digitou merece se ferrar. 8)
Paulo Freitas
Uma hora o sistema resolve escrever ou modificar, por erro, arquivos de sistema, pronto, recover c: Faz muito tempo que não uso o Windows XP, mas posso afirmar que isso é praticamente impossível em sistemas atuais. Ainda que o software em questão tenha sido porcamente escrito, ele vai estar usando a API do sistema para operar no disco, e esta sabe o que deve ou não fazer. No máximo o sistema vai travar e você vai perder tudo o que estava aberto e não foi salvo. Só consigo enxergar tal possibilidade numa falha de HD. Do contrário, beira o impossível.
Rafael The Mist
Eu uso apenas um HD externo de 500 Gb e só. Não costumo fazer backup, no sentido literal da palavra. Apenas guardo meus pertences fora do PC.
Theus
Backup tenho o Dropbox e o WD SmartWare. Meu HD externo me salva <3
Turdin
Backup? Só salvar seus arquivos na argohost. Brinks!
@andradevini
Meu Windows7 sempre alerta para eu fazer um backup, mas eu nunca lembro de fazê-lo. Quem sabe um dia, hehe
Gabriel Silva
Vou fazer o meu agora, o que nunca fiz... Como diz o ditado [ditado?]: "É melhor prevenir do que remediar". Então...
@poolkinho
Sou meio que relaxado, o maximo que faço é hd particionada. Mas nunca perdi nada. Alias estou com o ghost 15 e tenho preguiça de usar.
Rafael Paes
Por aqui os backups são diários. E uma coisa, backup tem que ser em um lugar (físico) diferente de onde estão os dados originais, se não é mera cópia.
Marcoscs
minha combinação que eu tenho em casa pra me livrar desse risco é: 1) um hd só pro sistema, 2) um hd só pra dados, 3) um hd externo, 4) allways sync programado pra entrar em ação logo que o windows carrega, backupeando pro hd externo e pra pasta do dropbox, 5) que é o segundo item de backup, jogando na nuvem e sempre atualizado. Tudo bem que o Allways Sync e o Dropbox são soluções pagas mas considerando que, entre outras coisas, não tenho uma foto em papel do meu filho porque estão todas em arquivo, eu considero isso investimento, não despesa. E pra aumentar minha nóia com o assunto no final do ano vou comprar outro hd parrudo, formatar ele em ext4 e instalar o ubuntu pra manter backup em um sistema que não seja ntfs. Sincronizado com o ubuntu one, obviamente. :)
@AntonioVeras
Sempre fui preocupado com isso. Hoje tenho alguns DVDs das antigas "guardados" em algum lugar lá em casa. Meu PC tem um Hd de 500Gb, e tenho um externo de 500Gb também. Recentemente comprei outro de 1.5Tb e já estou vendo ele se esvair. Logo logo terei que comprar outro. Nos meus tempos de "noobisse" eu já perdi vários dados por caus de vírus. Hoje para backup eu só uso partição Linux. Nunca mais tive este problema. e de quebra os meus arquivos ficam inacessíveis à quem não sabe usar Linux lá em casa. :D
Exibir mais comentários