Início » Gadgets » Arc Touch, o mouse chique da Microsoft

Arc Touch, o mouse chique da Microsoft

Aparelho com tecnologia wireless tem preço sugerido de R$ 229.

Avatar Por

Quando o assunto é software, não existem mais dúvidas de que a Microsoft é maioral. Mas quando estamos falando de hardware, a impressão que tenho é de que a empresa de Steve Ballmer insiste em produzir equipamentos que atendem apenas no quesito visual. O Arc Touch, que eu usei por uma semana, é mais um gadget que promete pouco e entrega justamente esse pouco.

Microsoft Arc Touch: mouse conta com tecnologia BlueTrack (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Nem por isso podemos desmerecer o visual do bicho. Depois de realizar um unboxingveja as fotos na galeria publicada exclusivamente no Facebook —, dei de cara com um aparelho bem estranho. O Microsoft Arc Touch é assim mesmo: completamente reto, sem qualquer posição para ser manuseado, enquanto desligado. Mas você pode reparar que seu corpo é feito de uma borracha macia, que é facilmente contorcida para revelar (aí sim!) um mouse de muito bom gosto.

Num primeiro momento, a falta de um produto mais encorpado causa estranhamento. Eu, que normalmente uso um mouse Logitech até bastante pesado, vi-me com dificuldades ao segurar o Arc Touch. Falta de hábito que passa depois de uns bons 15 minutos brincando com mouse sem fio.

Os predicados do Arc Touch, além do design diferenciado, são a tecnologia BlueTrack, que permite utilizar o equipamento em qualquer superfície (é verdade), e a transmissão por meio de 2,4 GHz, o que a Microsoft chama de “sem fio de alta confiabilidade”. Também é verdade.

No meu teste (sem qualquer caráter excessivamente científico), o Arc Touch comportou-se muito bem estando a até 3 metros de distância do seu receptor. Por sinal, o dongle USB é bastante diminuto, menor que um pendrive, seguindo uma política antiga da Microsoft. Reparei que, em dados momentos, a movimentação do cursor do mouse foi vagarosa, mesmo com o aparelho utilizando pilhas novas. É algo que me preocupa ao considerar o preço sugerido do Arc Touch: R$ 229 no mercado brasileiro.

Embora não seja um gamer assíduo, dediquei pouco do meu tempo com o Arc Touch brincando com Call of Duty: Black Ops. O resultado não foi exatamente dos melhores: o mouse mostrou-se lento para movimentar o meu personagem, mesmo depois de ajustar essa velocidade no Painel de Controle do Windows 7 e nas configurações do próprio jogo. Algo me diz que o Arc Touch não foi feito para jogos, até mesmo porque não tem variados botões nem nada do tipo.

O scroll dele é bastante curioso. Não existe roda alguma, mas ao movimentar o indicador rapidamente para cima ou para baixo, é perceptível que algum componente físico (acionado eletronicamente) se movimenta. Eu senti falta de um controle maior sobre o scroll.

Nada de baterias exclusivas. A alimentação do Microsoft Arc Touch é feita por meio de pilhas alcalinas do tipo AAA. A Microsoft promete autonomia de seis meses de uso, de acordo com o ZTOP, mas eu fiquei com sérias dúvidas se é realmente desse jeito que o mouse se comporta.

Pontos positivos

  • 3 anos de garantia oferecidos pela Microsoft Brasil.
  • BlueTrack, que permite usar o mouse em qualquer superfície.

Pontos negativos

  • Preço exagerado.
  • Nenhum botão de função especial (como multimídia ou games).

Aparelho tem preço sugerido de R$ 229 (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Concluindo, não é o tipo de aparelho que me apetece. O Arc Touch deve ter seu público cativo entre os entusiastas da beleza em detrimento da funcionalidade, que estão dispostos a pagar um pouco mais por um produto de grife. Mesmo caso do teclado sem fio Arc, que eu testei no ano passado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Oggy
Eu tenho essa Arc, mas é uma versão antiga.. paguei 50 doletas, o pior dinheiro investido. Quase ninguém comentou sobre a Razer, eu tenho um razer naga, e é foda pra caralho, tem uma pegada espetacular..
neryuuk
Eu procuro mouses sem fio pra utilizar com o notebook, porquê eu ODEIO o touchpad, e notebooks já não tem MILHÕES de portas USB disponíveis... E eu ainda vou "inutilizar" mais uma apenas para colocar o mouse? Acho que eles pecaram em não colocar uma conexão bluetooth nesse mouse. Aliás foi o motivo que me fez não comprar o modelo anterior do Arc Mouse.
Hugo
Infelizmente, tenho que concordar. Além de tudo isso, o Magic Mouse come uma pilha desgraçada e as vezes da uns ataques de loucura. Por outro lado, já vi gente que gosta, mas não é meu caso.
@lucashingis
Eu comprei um Microsoft Basic Mouse há cinco anos e está firme até hoje, jogando CS 1.6 e Warcraft III desde então hehehe
Mariana Musa
Quando anunciaram o Magic Mouse fiquei maravilhada e super empolgada para ter um. Chegou ao Brasil e finalmente consegui o meu. Entretanto, a decepção foi enorme, nunca tive um Mouse tão ruim! O Magic Mouse não tem nada de ergonômico, não desliza com facilidade. Em 30 minutos já estava cheia de dor no punho. Quem deve gostar dele são os fisioterapeutas, porque o que deve ter de gente que desenvolveu tendinite após usá-lo com frequência...
Matheus Marques
Só ver o link acima dos PORQUES de preferir o Magic Mouse...
@Pedro_tkau
Tudo bem que em design esse mouse pode ser tudo mas comprei um Mobile 4000 que me pareceu muito mais produtivo. Com apenas um botao especial e os básicos ele tem o mesmo receptor, que é basicamente a entrada USB e um coisinha pra tira ele da porta, e com apenas uma pilha a bateria dura os 10 meses prometidos. A tecnologia bluetrack realmente funciona, qualquer lugar é um mouse pad =P
@Tito_Reis
Como também prefiro o Magic Mouse, desculpe-me tomei as dores: http://migre.me/4pfkv
Marcos Jahn
Mobilon 1 x 0 Thássius :P
Blek Zarioky
Se é pra gastar 230 reais num mouse da Microsoft comprado no brasil, sou mais já pegar mais 70 reais e comprar o famoso disco espaci- quer dizer, Sidewinder. Ao menos já sei que ele é bom, independentemente de ser estranho. Mas ainda assim, se é pra gastar essa grana toda, eu compro um mouse da Razer e viro uma pessoa feliz.
Caio Furtado
Além de feio é caro.
Filipe Moncalvo
Só pra falar da minha experiência com a tecnologia BlueTrack, funciona em QUASE todas as superfícies, tenho um Microsoft Wireless Mouse 5000 (que vem em conjunto com teclado) e na minha mesa, que tem vidro preto simplesmente o "bicho" não funciona adequadamente, uso inclusive um mousepad pra contornar isso.
@brunogdb
Curti muito este mouse, mas em partes, eu gosto mais do Magic Mouse olhando em fotos e pelo meu uso que tenho do Magic Mouse, mas não posso julgar nada enquanto não uso este que estou planejando comprar já. O que importa mais é costume e nada mais. Agora tenho que admitir que este mouse é excelente pela vista do review. Muito interessante.
daniel
eca pro windows, e vc comenta dele, e do XP ainda ?? :O que hipocrisia :S
Vinícius
Ramon, vc está enganado, no office 2010, tem uma opção no word, power point e os outros programas da suite, de salvar como pdf, ou enviar via email como pdf ou até mesmo PUBLICAR ONLINE COMO PDF, basta ir em >arquivo>salvar e enviar :D, eu uso o tempo todo para passar documentos para o meu iPod.
Exibir mais comentários