Depois de mais ou menos 15 anos na versão 2.x, Linus Torvalds finalmente anunciou que o kernel do Linux passará para a versão 3.0 já no próximo release. E o que muda com essa alteração de versão? Segundo o próprio Torvalds: “nada”.

De acordo com Torvalds, que fez o anúncio na lista de desenvolvedores do kernel, a decisão de mudar tão drasticamente a versão do kernel tem muito mais a ver com a comemoração dos 20 anos do Linux do que com novas funções ou a reescrita de código.

Linha do tempo do kernel Linux (clique para ampliar)

Torvalds também comenta que parte da mudança vem da sua dificuldade de contar acima de 40, motivo que qualquer um com mais de 30 anos entenderá perfeitamente (a versão atual está na versão 2.6.39, e como podemos ver na linha do tempo acima, dificilmente o kernel passa dessa numeração).

Obviamente, muitos podem esperar grandes mudanças a partir dessa nova numeração do kernel, mas a verdade é que a versão 3.0 do Linux será um lançamento sem qualquer mudança drástica. Não esperem algo como foi visto no GNOME 3 ou KDE 4; não é isso o que Linus quer no momento.

As eventuais correções de bugs estarão lá, algumas atualizações nos drivers também, mas é só isso. Não espere mudanças na API, não espere novas funções, não espere uma longa lista de mudanças no código-fonte que podem acabar quebrando outros programas que fazem uso do kernel. No momento, Torvalds só quer mesmo é partir para uma nova versão do Linux. E evitar as centenas de problemas que ocorrem quando um projeto lança uma nova versão “.0”, com bugs, problemas de compatibilidade, e afins.

Por enquanto, a versão 3.0 do kernel Linux está na versão RC1, e o código-fonte pode ser baixado no site kernel.org. Lembramos a todos que embora versões RC (release candidate) estejam bem próximas da versão final, deve-se evitar o uso em ambientes de produção. E, se você não tem a menor idéia de como começar a compilar um código-fonte, talvez seja melhor esperar que a sua distro favorita libere o pacote já compilado. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando
A sua parte "tard" falou mais alto né?
Edson
Não estou conseguindo baixar nenhuma das versões do kernel, pois os link's estão quebrados...
Kernel_panic
Quando eu vi abri logo um sorriso, do tipo Háha essa é a nossa porta para o futuro!!!!!!!
Tozo
Concordo que o kernel poderia ser mais enxuto. quem recompila sabe que tem coisas do arco da velha la dentro.
Opinião
Na bôa o Linux ficou vários anos sem alterar o nome 2.4..2.6 quando resolvem mudar vem um ou outro falando em marketing comparando com Navegadores de Internet poxa vida...
Guilherme Mac
Só não gostei. Nada que atrapalhe ou qualquer coisa do tipo. Só gosto da numeração atual¹, pois tem mais lógica. [1] Dá uma olhada na parte q fala sobre “versões do kernel”: http://www.infowester.com/linuxkernel.php
JoseRenan
Pensei q seriam boas mudanças à frente. :[
j2k
não entendi o esquema de contar acima de 40... :( [não tenho 30 anos ainda]
j2k
revoltadinho hein!
Scott
Você pode explicar o porqeê disso te incomodar? Não sei qual é a diferença. Uma hora isso teria que mudar igual (prefiro mudar que ver daqui uns anos o kernel 2.6.66). Invés de chamar de 2.6.40, só mudaram para 3.0; o 2.6.41 vai virar 3.1 e assim por diante. O ciclo de lançamentos do kernel não vai mudar. E no ponto em que o kernel está, não faz muito sentido fazer uma mudança gigantesca no código (como as mudanças de KDE 3 -> 4 e GNOME 2 -> 3). Aliás, foi o Chrome que se inspirou no desenvolvimento do kernel Linux, não o contrário. Foi justamente a forma com que o kernel é desenvolvido que criou a ideia de release early, release often, usada pelo Chrome.
@trovalds
Se o Linus continuar "enxugando" o kernel pra mim tá ótimo. Segundo o próprio, o objetivo principal por hora é otimizar o que já foi feito, tem muita "gordura" no código, não adianta pensar imediatamente em mudanças drásticas (aliás, que novidades exorbitantes deveriam ser implementadas, já que a última versão suporta quase tudo novo atualmente?). E, claro, vou esperar o kernel otimizado do repositório do Gentoo sair pra eu dar esse "passo".
@hfa2010
kk positivei por vc ser um Master Troll auhsuash SEU LIXO kkkkkkkkk
Kadu
É verdade! No Chrome se mudar um botão de lugar já lançam uma versão nova! Tudo pra gerar buzz...
Pools
Parabens ao kernel! Parabens aos envolvidos! Parabens Linux!
Marcoscs
o sentido dele escrever aquilo? Agressão gratuita, eu acho...
Exibir mais comentários