A Apple demonstrou hoje na WWDC as novidades que pretende lançar na próxima versão do sistema operacional móvel iOS. Usado em diversos modelos de dispositivos móveis e na Apple TV também, o sistema ganhou mais de 200 novas funcionalidades. Algumas são específicas para os menores iPod e iPhone e outras apenas para o tablet da empresa. Mas apenas dez foram destacadas no evento. Veja as mais importantes delas logo abaixo.

Twitter e iMessages deixam iOS mais social

No iOS 5 o Twitter passou a ser diretamente integrado no sistema. Usuários vão poder mandar tweets direto do Safari, do Maps, do aplicativo de fotos e até mesmo do YouTube por meio do painel de ações. Não sei que tipo de acordo a Apple fez com a rede social, mas ao que parece, você poderá ter a escolha de qual aplicativo do Twitter usará no sistema. Isso vai depender, claro, que eles se adequem à nova versão.

Também foi apresentado um sistema de bate-papo específico para quem tem iOS, chamado iMessages. Ele permite envio de texto, contatos e mídia sem limites, tanto pela rede 3G quanto por WiFi. Na lista de pessoas que não estão muito felizes com essa integração está o desenvolvedor do WhatsApp, aplicativo que tem a mesma função só que apenas funciona com números de celular. Logo depois dele estão as operadoras, que poderão ver o lucro dos planos de mensagens de texto caindo vertiginosamente assim que essa atualização for liberada.

Mais fácil: notificações e câmera

As suspeitas de que um novo sistema de notificações seria apresentado começaram quando um desenvolvedor de um aplicativo de notificações para iOS foi contratado pela Apple. E foram confirmadas quando a empresa apresentou o novo sistema acima. Ele imita bastante o Android, acumulando notificações de diferentes aplicativos e permitindo o rápido acesso à elas a partir da barra superior.

A câmera também ganhou um atalho na tela de bloqueio. Basta apertar duas vezes o botão home que o atalho aparece. É uma modificação que vai deixar feliz aqueles que já perderam a chance de tirar uma foto porque tinham que desbloquear seu dispositivo e abrir o aplicativo de câmera.

Sem PC? Sem problema.

Com o iOS 5.0 a Apple finalmente implementou algo que muitos usuários de algum iOS queriam: você vai poder comprar um iDevice qualquer e não vai precisar conectá-lo num PC ou Mac para ativá-lo no iTunes. Com o novo sistema, será possível tirá-lo da caixa e começar a usá-lo imediatamente, desde que tenha energia na bateria. Provavelmente ainda vai ser necessário abrir uma conta na Apple direto do dispositivo, mas isso não deve ser tão complicado quanto soa ser.

Outra parte dessa filosofia de abandonar as cordas são as chamadas atualizações delta. Com o iOS 5.0, a Apple vai passar a enviar atualizações do sistema direto para o dispositivo, sem a necessidade de plugar no iTunes para atualizar.

A terceira e, a meu ver mais importante, é a sincronização via WiFi. Dispositivos com o iOS 5.0 vão poder sincronizar músicas, vídeos e todas as informações de um iTunes direto da rede sem-fio. Essa funcionalidade entra para a lista de coisas que surgiram em aplicativos da loja Cydia, específica para jailbreakers, e foram implementadas pela Apple.

E quando chega?

Essa é a notícia ruim. Apesar de ter demonstrado tudo isso hoje, Steve Jobs desapontou um pouco os usuários de dispositivos da Apple ao dizer que o iOS 5.0 deve chegar até setembro e vai ser compatível com o iPhone 3GS, iPhone 4, iPad 1 e 2 e iPod Touch de 3ª e 4ª geração. Por enquanto apenas programadores do iOS poderão testá-la: a versão iOS 5.0 beta já está disponível para download no centro de desenvolvedores da Apple.


(Vídeo no YouTube)

Veja mais informações sobre o que há de novo no iOS 5.0 no vídeo acima ou no site oficial da Apple.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@agnatos
Falou tudo Jorginho... Sem tirar nem por. O que eu tô achando estranho é que eu li 16 comentários de gente que nem pegou pesado na zuação, mas não vi comentário de fanboy da Apple defendendo-o. Pensem comigo. Devido as ideias (Que eu nem julgaria plágio ou cópia, já que para mim são como evoluções naturais para os SO de telefones)boas que a Apple resolveu implementar também. Essas ideias mereciam ser defendidas nos fóruns de discusões a fora ou nos blogs de tech, no entanto cadê os defensores.
Tiago C. Araújo
Os aparelhos RIM Blackberry ja são integrados com todas as redes sociais a alguns anos, simplesmente porque usa um plano de dados que permite ao usuário ficar conectado 24h no Twitter, Facebook, Orkut, MySpace e outras redes sociais, de forma simultanea e com notificação de menssagens em tempo real... E só agora a APPLE esta integrando seu sistema com o Twitter ??? Bom, acho que ainda falta muito.
@lucashingis
Vocês comentam APENAS o sistema de notificação copiado do Android? Vocês realmente assistiram a WWDC?
@henricardoso_
OMG! Androidficaram o iOS!
Eugenio Grigolon
Não são aprovados na App Store.
Breno Caldeira
Mas falando sério... Eu fico com raiva quando a Apple copia algo. Principalmente quando ela fica com créditos, porque aí passa a ser algo desonesto e injusto. O pior é que ela, infelizmente, é mestre nisso. É difícil tentar convencer de que não foi ela quem criou. E também, fico com raiva quando a Google copia algum recurso dos outros, fico na sensação de que a Google é impotente, sabe? Porém, é uma raiva passageira (3seg.?) e sei que deve ser assim. Afinal, só assim que as coisas evoluem :) Bom, honestamente falando, fico mais feliz com este update. Desde o início, é nítido a curva e a evolução do Android e quanto ao iOS, bem não é bem assim... foram poucas novidades que surgiram. Basta comparar o Android 1.5 com o 2.3 e o iOS1 com o antecessor do iOS5. Agora, a Apple está tentando recuperar aquele espaço que a Google conseguiu. Com isto, não resta outra opção para a Google a não ser melhorar o Android, e é aí que eu fico feliz. Afinal, diferente de muitos MacUsers, eu não acho o Android perfeito e anseio por muitas e muitas melhorias no sistema :D O que me irrita profundamente sobre a Apple é alguém chegar falando que é algo perfeito e completo e ainda teimar com isto. Céus!!!! NÃO É, porque se fosse, ela pararia no iOS1.0 versão perfeita e completa. Outro ponto, sou contra o consumimo excessivo que vivemos hoje. E a Apple adora provotar desejo, claro, é a função e o ganha pão dela... Ano a após ano, novos idevices com poucas melhorias que realmente faça valer a pena o update. Mas a grande maioria está lá, fielmente realizando tal atualização e acabando com os recursos naturais. Finalmente a Apple ouviu as minhas prezes e não lançou um iPhone nesse ano. E espero que isto não seja por problema de fabricação (explosões lá na China) e que assim continue... um ano Software/hardware e outro ano só hardware. E que isto vá para todos demais idevices :D
Turdin
Ela aprendeu faz muito tempo com a Xerox =]
Rodrigo Cardoso
hmmm... E como fica o pessoal q cricou apps q usam o botão de volume pra tirar foto... ??? ¬¬
Caio Furtado
Foi praticamente uma nativação de apps. Só.
Jorge
Pra ser sincero esperava bem mais. Depois disso vi que fiz a escolha certa pro Windows Phone 7. Game Center copiando a Xbox Live na cara lisa. Integraçao com twitter maior seguindo a ideia do wp7 Notificação do Android Sistema de Mensagens do BBM icloud você paga pra ouvir músicas que você pagou para obtê-las, de longe se compara ao Zune Pass Putz, Se fosse produto da MS o povo diria que a MS só sabe copiar, mas Apple é inovação. Vai entender né ...
Pedro
Ficou mais pra iOS 4.4 do que iOS 5... boas novidades, mas não foi uma mudança drástica como ocorreu do 3.x pro 4.x... Tanto que vai ser disponibilizado pros mesmos aparelhos que o 4.x, quando o 4 eliminou as 2 primeiras gerações de uma vez só :P
Vinícius
Mango's Ice Cream :) !!! Pensar que anos atrás a Apple, ma mesma conferência colocou banners: Redmond Starts your photocopiers. E esse ano, ela copiou descaradamente mais funções do WP7 e do Android do que ela pôde!
Scheldon
iDroid? Querem apostar quanto que daqui 1 anos a Apple vai processar o Google por plagio e vai ter gente defendendo.
@mos_axz
Como falei no twitter o codinome do iOS 5 deve ser mangoo's Ice Cream... Android e WP7 copiados, e de certo modo um plagio com o BBM(apesar que o iMenseger parecer ser melhor). minha previsão é: 1° processo por quebra de patente(sistema de notificação do google android) 2° Fuga de alguns Devs(afinal eles pegaram a ideia de varios apps e colocaram nativamente) 3°o Iphone 5 vai ser lançado junto com novos ipods(não acredito tanto assim nessa) mas eles resolveram MUITOS PROBLEMAS DO iOS...(só falta o dual boot com froyo...)
Fabio's
Curti pakas...as atualizações do iOS 5 ...to até pensando em comprar um iPhone novamente....soh a Apple pra nos rechear com grandes updates como estes...apesar de eu ser um fanzasso do Android... meus aplausos pra Apple!!
Exibir mais comentários