Os dois sites mais amados dos geeks uniram esforços por uma internet mais rápida. O Google e a OpenDNS anunciam nessa terça uma parceria inédita no que diz respeito à forma de resolver as requisições de DNS. A iniciativa “Speed Up”, que pode ser traduzida como “Acelere”, também engloba alguns dos maiores serviços de CDN (rede de entrega de conteúdo) do mundo.

Pena que só funciona nos Estados Unidos, ao menos por enquanto. Quando um usuário acessando a internet com a resolução de DNS do Google ou da OpenDNS entrar em determinados sites, seu acesso será muito mais rápido porque os servidores estarão mais próximos da localização física desse internauta.

Funciona da seguinte maneira: ao entrar no YouTube, o internauta usual poderia muito bem carregar a página a partir de algum servidor do Google no Brasil ou na Irlanda. Quanto maior a distância entre a localização do usuário e o servidor, mais os dados têm que trafegar, e a internet fica mais lenta (a latência aumenta).

Com a iniciativa “Speed Up“, os usuários do Google DNS e da OpenDNS passam a ter uma parte de seu IP transmitido junto com a requisição. Coisa de milésimos de segundo. Se o provedor de DNS detecta que o usuário está no Dallas, vai direcionar seu acesso para um CDN (uma estrutura local de armazenamento de dados que replica um servidor de verdade)  do Google ou de seus parceiros localizado também no Dallas. Caso o sujeito esteja em Nova York, acaba utilizando um servidor de NY. E assim o acesso fica mais rápido.

Além de Google e OpenDNS, as seguintes companhias fazem parte do projeto: EdgeCast, Verisign, CDNetworks, BitGravity e Cloudflare.

Por enquanto a iniciativa só funciona nos Estados Unidos. A boa notícia é que qualquer provedor de DNS pode adotar o protocolo criado pela OpenDNS e pelo Google — basta querer. Algum serviço brasileiro do tipo se habilita?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

eduardojuniosm
Ótima notícia! Não vejo a hora de chegar ao Brasil!
Daniel Ramos
Sera que taria que estar usando o CHROME ou nada haver?
@brunogdb
Só preciso me entender com meu modem agora :S.
Thássius Veloso
Não que eu saiba.
Thássius Veloso
No caso da OpenDNS é só acessar http://welcome.opendns.com. Nessa página tem o indicador se o usuário está com OpenDNS ou não.
Sr. Sem Papo
Deveria tipo....ter um site para verificar se seu pc esta usando o opendns ou o google dns... eu ja sei que uso o open mas muita gente nao sabe olhar
Everton Favretto
Faltou a Akamai, não?
higgorleimig
Espero que a velox, pra ver se melhora aquela carroça!
Daniel
Muito bom!
Marcelo
Excelente notícia!
https://tecnoblog.net/?post_type=post&p=404942