Como encontrar agências do Mercado Livre para retirar em mãos

A opção de retirar uma compra do Mercado Livre está disponível em algumas cidades e na maioria dos casos, o frete fica mais barato

Alvaro Teixeira
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Você pode optar por retirar sua compra do Mercado Livre em uma agência (Imagem: Divulgação/Mercado Livre)
Você pode optar por retirar sua compra do Mercado Livre em uma agência (Imagem: Divulgação/Mercado Livre)

Se você tem algum empecilho para receber encomendas na sua casa por questões como horário ou disponibilidade, há uma alternativa que pode ajudar: retirar sua encomenda em uma agência do Mercado Livre. Em compras nas quais o frete é cobrado, este valor pode reduzir caso opte pela retirada. Entenda agora como funciona e veja como retirar uma compra do Mercado Livre em uma agência.

Encontrar agências do Mercado Livre para retirar em mãos

Para retirar uma encomenda em uma agência do Mercado Livre, é preciso selecionar essa opção no momento da compra. As agências são pontos comerciais, como lojas, por exemplo, que funcionam como locais de entrega e são identificadas por um adesivo ou placa com o símbolo do Mercado Livre.

Veja como encontrar uma agência perto de você:

  1. Acesse o site do Mercado Livre;
  2. Entre na área “Agências de envio”;
  3. Digite o CEP da sua localização ou algum de preferência;
  4. Selecione na lista a agência mais conveniente;
Encontre uma agência para retirar sua compra do Mercado Livre (Imagem: Reprodução/Mercado Livre)
Encontre uma agência para retirar sua compra do Mercado Livre (Imagem: Reprodução/Mercado Livre)

Como funciona a retirada de encomendas do ML?

Para retirar sua encomenda, é necessário selecionar este item ao fazer uma compra. Nos campos onde há informações sobre prazo de entrega e frete, haverá a opção “Retire em uma agência do Mercado Livre”, indicando o valor – geralmente mais barato que o frete de entrega – e então você poderá clicar no link “Ver no mapa” para encontrar uma agência próxima, conforme te mostrei acima.

A opção de retirar sua compra em uma agência do Mercado Livre (Imagem: Reprodução/Mercado LIvre)
A opção de retirar sua compra em uma agência do Mercado Livre (Imagem: Reprodução/Mercado LIvre)

Caso não encontre a opção de retirar em um agência do Mercado Livre, é porque ela ainda não está habilitada em sua região.

Ao seguir para os meios de pagamento, na opção “Como você quer receber ou retirar suas compras?”, selecione “Retirar compra”, atento às informações de prazo e frete. Você receberá, então, um QR Code que deverá ser apresentado obrigatoriamente na agência para retirar sua encomenda.

Selecione a opção para retirar sua encomenda em uma agência antes de finalizar a compra (Imagem: Reprodução/Mercado LIvre)
Selecione a opção para retirar sua encomenda em uma agência antes de finalizar a compra (Imagem: Reprodução/Mercado LIvre)

O Mercado Livre ressalta que não será permitido a retirada de seu pedido sem a apresentação do QR Code.

Quais produtos podem ser retirados em mãos?

Os produtos que são enviados pelo Mercado Envios e que não ultrapassem os limites de 50 kg de peso e dimensões de até 200 cm no maior lado e 300 cm na soma dos três lados.

Também não podem ser retirados pacotes que estejam:

  • Molhados;
  • Avariados ou em mau estado;
  • Mal embalados;
  • Sem etiqueta;
  • Com etiqueta coberta, dobrada ou danificada;
  • Com mais de uma etiqueta;

Entretanto, estes cuidados cabem ao vendedor, que poderá ser penalizado e avaliado após a retirada da sua encomenda, como em qualquer outra compra.

Importante destacar que apenas alguns vendedores, selecionados pelo Mercado Livre e que cumpram com alguns requisitos, podem enviar através de agências.

Quem pode fazer a retirada da encomenda do Mercado Livre?

Além de você, com o QR Code, qualquer outra pessoa pode retirar em seu lugar, desde que apresente o código, ou seja, você pode compartilhar com alguém e pedir que esta pessoa retire sua encomenda.

De acordo com o Mercado Livre, o compartilhamento do QR Code, bem como sua posse, é de responsabilidade do comprador. Portanto, tenha cuidado ao guardar e enviar o seu código para alguém, já que não é exigido mais nenhuma outra confirmação para a retirada.

Como se tornar uma agência do Mercado Livre?

Se você tem um ponto comercial e gostaria de se tornar uma agência para retirar encomendas do Mercado Livre, acesse o site https://www.kangu.com.br/meli e faça seu cadastro. Para ser uma agência, não é cobrado nenhum valor e o Mercado Livre irá decidir sobre a necessidade de mais um local na região.

Agora você já sabe como usar mais essa opção para comprar no Mercado Livre, além de receber em casa.

Com informações: Mercado Livre.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Alvaro Teixeira

Alvaro Teixeira

Ex-redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech. No Tecnoblog, atuou como redator entre 2020 e 2023.

Relacionados