Como cancelar uma venda no Mercado Livre
O Mercado Livre permite que vendedores cancelem transações na plataforma, mas isso pode afetar a reputação do usuário
O Mercado Livre permite que vendedores cancelem transações na plataforma, mas isso pode afetar a reputação do usuário
Vendeu algum produto no Mercado Livre e por algum motivo não poderá cumprir o compromisso? Apesar de não recomendar a prática, o ML permite que os vendedores desistam de uma transação na plataforma. Saiba como cancelar uma venda no Mercado Livre — você pode fazer isso pelo site ou app do e-commerce.
Como a desistência afeta a cor do termômetro de reputação do vendedor, o ideal é evitar o cancelamento e deixá-lo apenas para emergências.
O Mercado Livre considera uma venda como cancelada cada vez que o comprador recebe o dinheiro de volta antes do produto ter sido entregue. Veja o passo a passo para o cancelamento:
Vale ressaltar que o cancelamento feito pelo vendedor afeta o termômetro de reputação no e-commerce e só deve acontecer em último caso. Se o cancelamento for solicitado pelo próprio comprador, não há mudança no termômetro.
Se mais de 2,5% das vendas de um usuário forem canceladas, o Mercado Livre poderá suspender a conta para vendas, de acordo com as políticas do site.
O Mercado Livre recomenda as seguintes práticas para evitar desistências por parte do vendedor:
Se os produtos vendidos estiverem em falta, não esqueça de atualizar o estoque do próprio Mercado Livre. A plataforma automaticamente pausa os anúncios quando o estoque está zerado.
Com eles pausados, não há risco de alguém finalizar a compra e o vendedor sofrer as consequências do cancelamento. Você poderá ativá-los novamente quando tudo voltar ao normal.
Com informações: Mercado Livre.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}