A Apple liberou ontem no site oara desenvolvedores mais uma versão beta do seu sistema móvel iOS. Incluído no iOS 5.1 beta estão algumas novidades que devem fazer dispositivos iOS ficarem mais estáveis e certas correções de bugs. Mas além disso, uma pesquisa no código da nova versão acabou revelando que a Apple já está preparando o sistema para novos modelos de iPhone e iPad.

A especulação é do site 9to5mac, que encontrou strings contendo os códigos “iPhone5,1”, “iPad3,3” e “iPad2,4” no novo sistema. Esse esquema de numeração é conhecido e indicam modelos que até agora não eram citados nas versões anteriores do iOS. O “iPhone5,1” seria o tão aguardado iPhone 5, que pode até estar em desenvolvimento ou sendo testado agora mas não vai ser lançado tão cedo, dado o fato de que a Apple liberou o 4S há pouco mais de um mês.

Os modelos “iPad3,1” e “iPad3,2”, que seriam a próxima iteração do tablet da Apple, já haviam aparecido no código do sistema na semana passada então a especulação é de que o iPad2,4 seria uma versão atual do iPad 2 mas com suporte ao 3G da operadora americana Sprint. Além disso um novo código, iPad3,3, deu as caras nessa versão específica.

Diferente do iPhone, os novos tablets devem aparecer mais cedo. A especulação é de que eles passem a ser vendidos no ano que vem, por volta do mês de março, época em que normalmente a Apple atualiza essa linha de produtos.

Desenvolvedores ganham suporte (limitado) à Siri

O iOS 5 para o iPhone 4S tem um item específico: o suporte à assistente virtual Siri, que entende a linguagem natural humana e executa funções. Até agora apenas a Apple poderia fazer uso da Siri, mas ao que parece no iOS 5.1 isso muda. Segundo o ArsTechnica, novas APIs foram incluídas nessa atualização e elas permitem que desenvolvedores interpretem as respostas do servidor de reconhecimento de fala da Siri.

Obviamente isso não quer dizer que com o iOS 5.1 todos os aplicativos terão suporte à Siri. Os desenvolvedores terão primeiro que implementar a API, que por si só já é bastante limitada. Mas essa pode ser uma pequena brecha que pode fazer com que a Apple abra uma porta inteira no futuro. Só depende da comunidade de desenvolvedores fazer o seu trabalho e provar que a Siri pode ser ótima companheira nos aplicativos de terceiros também.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
É basicamente uma notícia para encher linguiça. Só isso.
Murdock
Pois é, tanta especulação em cima de nada acaba irritando e dando razão aos que dizem que os blogs de tecnologia parecem informativos da Apple. Especula-se bem antes, antes e durante o lançamento. Depois faz-se os reviews e reclama-se do que não foi feito para em seguida começarem as especulações em cima do próximo produto.
@xrenan
Tá, me chamem de tapado, mas "que desenvolvedores interpretem as respostas do servidor de reconhecimento de fala da Siri" significa que o funcionamento DO Siri depende de uma conexão à Internet ativa?! É isso mesmo?!
Gabriel
"O “iPhone5,1? seria o tão aguardado iPhone 5, que pode até estar em desenvolvimento ou sendo testado agora mas não vai ser lançado tão cedo, dado o fato de que a Apple liberou o 4S há pouco mais de um mês." Apesar de estarmos acostumados com o calendário fixo da Apple em lançamentos, nada impede que ela mude isso e lance um novo iPhone em Março ou Junho. Eu, pelo menos, fiquei com a sensação de que o iPhone 5 existe, dado as capinhas chinesas e outros boatos, mas pela questão da tela ainda não estar resolvida, resolveram melhorar o iPhone 4 para que ela não ficasse defasado em relação a concorrência. O iPhone 4S era o plano B e, inclusive, a morte de Steve Jobs pode ter sido um motivo chave para que não lançar um produto que abalaria o ecossistema do iOS. Não gosto NEM UM POUCO de teorias conspiratórias, mas eu fiquei com a sensação muito forte de que com tantas coisas ocorrendo, a Apple preferiu adiar uma alteração na sua linha de sucesso para um momento mais oportuno.
Bestknighter
Sobre a Siri, prevejo a GLaDOS tomando o lugar dela e/ou cada vez mais conteúdo para o shitthatsirisays.tumblr.com
Rafael Marcon
Queria que permitissem aos desenvolvedores ter acesso à Notification Center, inserir widgets lá e etc. Pra quem tem jailbreak isso já existe.
Breno Caldeira
Eu acho que o título está errado. :D Novos iPhones e iPads todo mundo sabe que teremos. :P Agora essa de liberar o Siri foi quente! E ele foi apresentado no texto apenas como um detalhe.
Vinicius Kinas
Tá, informações que os dispositivos novos estão em fase de projeto não é uma notícia realmente chocante é? Se viesse com alguma dica das novidades do hardware, ou outra coisa assim, até ia.
Renan
Mais provável é que depois de responder o iPhone explodiu em uma tentativa frustrada de matar o usuário, em breve a apple lançara o iOS 5.2, com um dispositivo detonador mais eficaz.
Sérgio Felipe
E os acontecimentos de explosão de iphone, pode ser sido por estar ligado a pergunta ?