Início » Brasil » Claro bloqueia instalação do Gmail no Galaxy Tab

Claro bloqueia instalação do Gmail no Galaxy Tab

Operadora negar impedir a adição de aplicativos.

Avatar Por

Algo muito estranho vem acontecendo no tablet Samsung Galaxy Tab que a Claro vende com tanto gosto e carinho em suas lojas. O consumidor vai lá, escolhe o produto tendo em vista as vantagens do sistema Android, ou então pelo preço que a operadora anuncia mesmo. Quando chega em casa, descobre que não dá para instalar aplicativos desenvolvidos pelo próprio Google. Muito esquisito.

Há diversos relatos desse assunto na internet. Bia Kunze, especialista em dispositivos móveis e colunista do Tecnoblog, chegou a escrever no site dela sobre os "Android capados da Claro" em março de 2011. A situação parece não ter mudado muito de lá para cá.

Galaxy Tab de 8,9 polegadas listado no site da Claro

Eu fiz o teste. Peguei um Galaxy Tab recentemente comprado em uma loja da Claro no Rio de Janeiro. Vem com diversos aplicativos da operadora, inclusive um cliente de email diferente do habitual. Ao buscar pelo tradicional Gmail no Android Market do aparelho percebi que o aplicativo não aparecia listado. Motivo para investigar um tanto mais.

A segunda opção foi recorrer ao Android Market baseado na web. Ali sim o Gmail aparece como opção de download — naquele esquema de mandar fazer a instalação remotamente. Entretanto, ao clicar no botão de instalar o Market listava diversos dispositivos Androids que eu uso ou usei. O Galaxy Tab estava entre eles sem a possibilidade de instalar. Ao lado do nome do dispositivo aparecia claramente que ele estava atrelado à Claro.

O único jeito de instalar o Gmail é baixando o pacote de instalação por fontes terceiras. O que é bem difícil, ainda mais quando estamos falando de tablet. Encontra-se facilmente a versão do Gmail para smartphones, mas o mesmo não vale para o Galaxy Tab e qualquer outro aparelho similar.

Por fim, o usuário fica com um cliente de email fornecido pela própria empresa. Um aplicativo que não funciona como deveria. Por exemplo, ele não redireciona corretamente mensagens de newsletter e de propaganda, que são parte do que os usuários recebem diariamente na caixa de entrada. E outra: para quem gosta do Gmail é natural tentar instala-lo. Nem a Claro nem a Samsung são obrigadas a inserir os aplicativos do gigante da web em seus produtos, mas também não deveriam bloquear.

A Claro forneceu a seguinte resposta depois de ser questionada pelo Tecnoblog sobre o motivo pelo qual remove aplicativos do Android:

"A Claro não restringe e não impede a instalação de nenhum aplicativo nos seus aparelhos vendidos com o sistema operacional Android. Todos os serviços podem ser instalados e utilizados normalmente. O que a operadora faz é pré-configurar os telefones vendidos em seus canais de venda para que estes tenham os próprios aplicativos da operadora ou de parceiros estratégicos."

As evidências mostram o contrário e os diversos artigos publicados em blogs e fóruns da internet idem.

Também responderam sobre o porquê de bloquear a instalação de aplicativos:

"Caso o cliente deseje instalar qualquer aplicativo da sua preferência pessoal, basta acessar a loja Android Market e baixá-lo normalmente. O usuário é totalmente livre para deixar o aparelho do jeito que ele quiser, sem nenhuma restrição da Claro."

O Tecnoblog também entrou em contato com a Samsung. A fabricante diz que "segue a política de customização da América Móvil (dona da Claro)  para os aparelhos voltados para essa operadora". Não responderam quando questionados sobre os termos da política de customização.

Não havia nenhum porta-voz do Google do Brasil imediatamente disponível para comentar o assunto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Amaral
www.humberos.com.br trabalha na TV Digital/Analógica desses bixos e se não me engano tem ROM dele que tem TV digital.
Felipe Mota
E que tal fazer root, então?
Renan
Não é bem assim. Alterar o sistema operacional (de smartphones) pode causar dano ao aparelho. O CyanogenMod, por exemplo, faz overclock de 800mhz para 1000mhz no meu Defy. E aí, se esquenta e estraga, a Motorola tem que pagar a conta?
Rogerio
Olá amigo, acabei de comprar meu Tab na Fas Shop veio com a m.... da Claro junto... vc instalou a Odin + P7300ZSKK2 ??? Ficou bom, nao trava nem tem bug ? tem PT-BR ?
@hugoleomarques
Por isso que o Brasil não vai pra frente, o povo fica com medo de entrar na justiça. Enquanto não fizermos nossa parte essa putaria não vai parar.
@cjcsilva
Pior do que bloquear é dizer publicamente que não bloqueia, quando a realidade mostra claramente o contrário. Isso é revoltante. Qual é a credibilidade que uma operadora destas tem perante o consumidor? Mais uma para a lista negra meu povo!!
motomagx
ja tive problemas com os firmwares da Claro, o meu motorola z6 vinha com firmware modificado, e dava muitos erros na instalação de Java, se comparado com firmwares originais da motorola.

fora isso, o desbloqueio era completamente impossível, visto que nenhum modelo deste da claro aceitava o código de subsidio.
Stuard
Façamos o seguinte:
Já que a Claro diz que não limita a instalação, peguem seus tablets comprados na mesma e tirem um dia e levem-no a loja da Claro e, devidamente conectados a internet, mostrem aos atendentes que a o aplicativo não aparece na lista para a instalação e (se estiver com ele melhor ainda) mostre que em outro de modelo identico a instalação é possivel e mande o atendente SE VIRAR! Caso se recusem a fazer a instalação, faça um B.O e justiça neles. Se cada comprador de um tablet fizesse isso e metesse eles no PROCON, acabava rapidinho esse problema.
@marcioconde
A Claro faz isso sim. Tenho 3 dispositivos com Android da Claro em casa e em nenhum dos 3 é possível, por exemplo, usar o GTalk. Eles bloqueiam sim.
Milene Cristina
A Claro tem a pior política empresarial q já vi. Ela trata o consumidro q lhe dá dinheiro como se fosse lixo. Não basta dar de graça em troca de fidelidade aparelhos ultrapassados, agora faz essa bandalheira tb !! Bom saber pq já queria sair dessa operadorazinha. Agora q vou me embora de vez.
Qdo lançaram o 3G me selecionaram junto com outros clientes e cobraram 80 reais por um serviço q nao funcionava. Em uma das reclamações q fiz, a atendente disse q éramos cobaias da empresa.
Q saudade da BCP!! A tecnologia deles ficou ultrapassada mas tinha atendimento VIP.
A solução é comprar aparelhos desbloqueados.
Fico imaginando a reuniãozinha desses carinhas pra decidir isso. Uma piada
Ricardo
Que bom saber que a Claro faz isso e ainda não tem a honestidade de assumir. Eu nunca comprei nada dessa operadora ridícula e agora então vou falar com todo mundo que eu conheço pra nunca entrar nessa furada!!
David
Eu odeio essa operadora CLARO passo bem longe dessa operadora Sacana.

Atualmente tenho um galaxy young que comprei quando era cliente vivo pós e atualmente uso a TIM e tirando as besteiras da Vivo como alguns app e os logos de inicialização e encerramento está tudo "virgem". Inclsive ele se auto configura com os APN quando se coloca um SIM de outra operadora.
Odair Gutirres
Mais uma tapeacao da Claro, já fizeram outras. O incrível é o Google e a Samsung aceitarem participar dessa farsa. Eu vou abandonar a Claro assim que puder.
Jean
Eu tenho outra solução: CyanogenMod!
Outro Leitor
Aonde, no Brasil, tem celular/tablet sem bloatware de operadora? :D
Almy
Ta dificil saber o que que é pior:



Voce compra um android e a operadora enfia mnte de porcaria e ainda bloqueia os apps de instalarem...passei por quase isso no optimus 2x da claro, vem cheio de porcaria e com busca do yahoo, mas pelo menos deixou instalar gmail e gtalk,porem ta cheio de porcarias, tem que instalar uma rom, que sinceramente sei que melhoram as coisas,mas voces podem me dar 100% de certeza que na vem um keylogger junto com um processo escondido mandando tudo que digito pra algum servidor?




Tambem to com um ipad2..mas aí não se consegue achar os jogos na store brasileira, tem q ir na americana e ficar fazendo cambalacho pra comprar gift card, uma mao de obra da p... isso pra pagar nao é pra baixar de graça nem fazer falcatrua nao...outra opção é criar mais uma conta na conchinchina pra ver se talvez aceitam seu cartao internacional....palhaçada total..



Po..sei la..eu sou da epoca que as empresas é que corriam atras de voce pra te venderem melhor produto,pra te convencer que é o melhor negocio, hoje parece que as empresas tao sempre te fazendo um super favor em deixar voce comprar as coisas do jeitinho que elas querem....sei la...ta certo isso?
@santicioli
PROCON NELES !!!

Ao meu ver, o máximo que a Claro poderia fazer é instalar aplicativos próprios ou de parceiros e não deixar desinstalá-los, assim como faz a TIM (o que também não é legal...).
Agora, "capar" recursos e aplicativos nativos do OS, aí é querer levar na cabeça!
Mas a Claro é assim mesmo, não joga "claro" com o consumidor. Por esse motivo há quase 3 anos me libertei desse martírio e estou muitíssimo feliz na Vivo!
Alan Lupatini
Queimem a Claro!!!
Kadu
É da Claro?
@Luiz_Valerio
O sevico da Claro já era um lixo antes, agora, então, nem se fala. Eh um absurdo castrar o direito dos usuários de usarem o aplicativo que quiser.
Thiago Leite
Siga o seu conselho, champz!
Zhu Sha Zang
Comprei um LG Opt 2X da Orange na Inglaterra e não vem porcaria nenhuma instalada. Pelo contrário, vem com 20 libras para você usar o 3G onde em 15 minutos já havia sincronizado e terminado de configurar o smartphone com minhas contas do google e de outros fornecedores (twitter, facebook, yahoo, etc).

Entretanto comprei um LG Me aqui da claro e vem cheio de N porcarias, fiz um upgrade com uma imagem da Vodafone e veio um tanto menos de porcaria, mas sem qualquer bloqueio.

Por fim mudei para uma ROM do cyanomongen e mudei aquele teclado horrível da imagem de fábrica.

P.S.: Não recomendo usar ROMs alternativas sem entender o processo de retorno para imagem do fabricante.
Gustavo
Eu comprei o meu e resolvi facilmente. Troquei a rom pela honeycom 3.2 stock (sem vínculo com nenhuma operadora) e pronto!

Mas que é uma safadeza dessa tal de Claro, é!
Rafael
fatality!! hahaha

o cara é tão fanboy que já tem o simbolo do winphone na foto
@florianopolitan
Ahh sim, instalar uma ROM nova e perder a funcionalidade de TV digital dele.. Depois é só pegar a antena da TV e quebrar no meio, arrancar fora, passar um durepox no buraco da antena e pintar com tinta preta.. Fechô!
alex
Parece a história do "Eu não matei ela , eu só empurrei do telhado , quem matou foi a queda!!!!"

EU ganhei um galaxy na claro, não aguentei nem uma semana antes de trocar a rom original e colocar uma limpa ,, todos os gadgets , bloqueios e frescuras , são de encher o saco de qualquer um!!!
Marcio Neves Machado
Qual a novidade? Ela já fazia isso em smartphones Android, não?
Guilherme macedo
Sinceramente, eu não sei que fabricantes dizem isso.. Sério...
Já fui com primo na assistência da Samsung levar um galaxy 5(Touch não funcionava) com CM7 e foi feita a verificação e a troca do necessário. Fui na Motorola com meu Defy CM7 com problema no microfone e foi trocada a peça lá também. Meu amigo levou um Optmus X2 CM7 com problema no Auto-Falante e não sei no que deu, mas só se ele comprou outro celular do mesmo(O que acho improvável).
Me digam então um caso que ocorreu isso e que realmente a pessoa se Fu...
Guilherme macedo
Mas tem pessoas que não sabem e/ou tem medo de realizar alterações de Roms. Eu uso CM7 no meu Defy, mas tem gente que quer comprar um Tablet e/ou Smartphone e já sair usando do jeito que ela precisa. A possibilidade de mudança da Rom é uma opção, mas nem todo mundo quer fazer.
Guilherme macedo
Nada que um reset não resolva...
Já fiz reset em um Galaxy S com tela quebrada(Não funcionava).
E mesmo assim, no certificado de garantia do meu Defy(E do Galaxy Y da minha namorada) nas clausulas referente a perda de garantia, não consta nada que se encaixe nessa situação.
@cjcsilva
Está claro que a claro não joga claro.
mimimi
Quanto mimimi hein dica: instale o cm9 nele, o sistema sem capaçoes ou bloqueios. So instalar outra rom.
Thiago Sabaia
Não esperava isso da Claro.....
@AntonioVeras
O que custa a pessoa aguardar uma promoção de site?
Sempre fiz isso.
Comprei um N8 recentemente pelo mesmo preço que eu compraria de alguma operadora no menor plano mensal.
Qual a vantagem disso? Não preciso passar por isso aí e o aparelho veio sem nenhuma customização tosca.

Tá, eu sei que tem gente que não confia em comprar pela internet e que também é imediatista.
Leonardo
O que mais me deixa indignado é a Claro falar que não bloqueia a instalação e que todo usuário pode instalar qualquer app direto do market. Mesmo você mostrando que não dá. Se eu me lembro bem da matéria da Bia Kunze a resposta da Claro quanto ao bloqueio foi idêntica, uma total falta de respeito com o consumidor. Tenho um Defy da claro e sofri 1 mês usando o yahoo e sem o gtalk. Sem condições, fui e botei a ROM Retail e usei por mais 3 meses. Hoje estou com a CM7 e muito feliz.
@vihvs
Eu tenho root num aparelho meu da Claro exatamente para colocar os apps bloqueados e levei para a garantia e não reclamaram nada. Voltou só formatado, sem root, mas sem as paradas da Claro.
Haroldo Junior
É exatamente isso que me irrita, pessoas que comentam sem o menor conhecimento do assunto, hj em dia a maioria das as empresas buscam acordos, qnd não se tem acordo os problemas tem se resolvido mto rapido, tenho diversos exemplos...e outra, processo é chato e demorado? Sim, mas se vc não correr atras dos seus direitos, ngm vai correr por vc...
Haroldo Jr
Sim meu nobre, então tb não tem do que reclamar quem compra, pois compra pq quer, só questionei o argumento do cara que falou que perde a garantia. Se o cara compra um tablet atrelado a uma operadora sabe que ele vem cheio de propaganda e customizado pela operadora, pra que comprar se
sabe dos "problemas" que vem na caixa? Não faz sentido, quer um aparelho livre disso? Não compra na operadora...
Ryo
Eu tenho outra: se mata!
Marcos Jahn
eu tenho outra solução: não comprem android.
Lucas Berquó
Não sei como é a política para estes aparelhos 'próprios' do Google, mas imagino que estes não recebam nenhuma customização, assim como o iPhone.
Tiago César Oliveira
Não tem custo pelo JEC... Bora buscar informação galera.
Tiago César Oliveira
Pelo Juizado Especial, se esperar muito, espera dois anos. Aí tá na hora de trocar de tablet mesmo...
Thássius Veloso
Concordo contigo com quase tudo. O smartphone não é "do Google". Cada um modifica como quiser. Mas bloquear a instalação de apps ou mudar o mecanismo de busca padrão é demais para o meu gosto.
@daniloboros
E ai, e como fica o Galaxy X, vai vir todo customizado se eu comprar na Claro? Deixa de ser o "Android puro". :(
Leonardo Santos
de qq forma qq android customizado é melhor que estes das operadoras....
Scott
Não é porque ele é vendido como "resiste à riscos" que isso signifique que ele seja "totalmente imune à riscos".

É como você pegar ele, jogar dentro de um rio, deixar lá por 1h e depois reclamar que ele não funciona maism só porque ele é vendido como "resistente a água".
Breno Caldeira
Tenho uma solução mais simples:

NÃO COMPREM ANDROID NA CLARO!!!!!!!!!!!!

Pois além do Gmail, ela bloqueia o Gtalk também... Ridículo, e o pior, ela não assume, diz que o celular é livre e mimimi. ¬¬'
@tcesars
Besteira pouca é bobagem. Os Androids vendidos pela Claro vem com o mecanismo de busca padrão configurado para buscas no Yahoo!

Para usuários avançados isso pode ser bobagem. Um root aqui, um macete ali e tudo bem, mas tecnologia é feita para todo o tipo de pessoa. Agora o cara compra um smartphone do Google e que faz as buscas pelo Yahoo!?? Aí não dá.
Breno Caldeira
Não, é alterações diretamente no sistema operacional do aparelho. Ou seja, nem pela Tim, Vivo, Oi ou WiFi vc irá conseguir instalar os aplicativos. Além do Gmail, ela bloqueia o Gtalk também.

No fim, NÃO COMPREM ANDROID NA CLARO!!!!!!!!!!!!

Solução simples! :]
Cris
As fabricantes deveriam oferecer as duas opções, android puro e android customizado. Por padrão deveria vir customizado, mas deveria ter uma opção de baixar e instalar facilmente o puro. Agradaria os usuários avançados que são os formadores de opinião.
Hugo Bessa
Ainda bem que a Apple nao permite um tipo de customização tão profundo quanto esse. Capar os usuários de baixar aplicativos é ridículo, típico de empresa que nao liga para o consumidor, como a Claro.
@viniciusdss
O Odin é um programa que instala o P7300ZSKK2 que é um firmware mais atualizado q o que vem da claro p os 8.9. Existem tutoriais sobre isso cara. só procurar. o procedimento tem riscos, tá ligado, mas vale a pena. ficou perfeito aqui.
@daniellpita
Pergunta de leigo: será se desbloquear o aparelho e inserir um chip de internet 3G (da Vivo, por exemplo), ao receber as msgs de configuração/instalação dos serviços de dados, isso fica mais fácil de ser contornado? Esse bloqueio ocorre somente quando tentam fazer o download usando a internet móvel da Claro, ou usando rede sem fio tbm acontece o mesmo? Eu estava pensando que o Galaxy Tab 8.9 da Claro era a melhor opção, mas já percebi que é melhor esperar alguma alternativa do mesmo tamanho (vender em outras operadoras, por exemplo)...
Arthur V.*
compensação (leia-se "$$$") do Yahoo!.
Arthur V.*
Mas os contratos da Claro com o Yahoo! são anteriores ao Android.
Meu irmão tinha um LG Genius (Windows Mobile), que também tinha apps do Yahoo!.
@cristaodaiurd
Onde colocar esse tal de Odin?
@PierreLehnen
Coisa mais fácil remover qualquer vestígio de root.
@viniciusdss
Cara, a Claro e a Tim competem acirradamente em uma guerra épica para decidir qual a pior operadora desse país. A Claro, nesse mérito de "customizar" os seus aparelhos, ganha com louros velho. Uma grande bosta os aparelhos ficam. Entretanto, a solução é fácil e operacionalizável com apenas algumas horas de Google e fóruns e blogs. Tenho um Galaxy Tab 8,9 (tablet mais fodão de todos, na minha opinião). é desbloqueado da Claro. Obviamente, veio todo daquele jeito. Péssimo, cheio de tralha, barulhs horríveis q tocavam quando aparece alguma coisa da Claro.. enfim. Dá até raiva de lembrar. Entretanto, depois de muita revolta e tentativas e erros. Duas palavrinhas (ou siglas whatever) salvaram-me da danação eterna e ter que conviver com aquilos no meu tablet: Odin + P7300ZSKK2 ! Simplesmente, mágico. Amo meu tablet agora, tá perfeito.
@yolaus
Que droga isso. Não conseguí usar o facebook por muito tempo: até instalava mas não conseguia comunicar com o site pra puxar os dados. O GMAIL e o twitter também não: Gmail eu peguei de terceiros, e o twitter, tá instalado no meu tab mas dá erro de conexão com o site. Malditos!
Jeff
No trecho da matéria: "Nem a Claro nem a Motorola são obrigadas a inserir os aplicativos do gigante da web em seus produtos, mas também não deveriam bloquear." há um erro. É Samsung, e não Motorola. Aliás, eu tenho um Motorola Xoom z605, e nada é bloqueado. Veio com o Gmail e também tem todos os serviços do Google disponíveis para instalação no Android Market.
midnit
justiça parceiro, propaganda enganosa! :)
midnit
Dinheiro dos parceiros estratégicos dela (vide,"concorrentes" do Google) ao instalar seus aplicativos que fazem o mesmo que o do Google (Yahoo Search)
Vegetando
Sobre a Claro dizer que não impede a instalação, é mentira...

Minha irmã ganhou um Galaxy Tab comprado na Claro. Como disseram, veio sem Gmail e Gtalk, com o Yahoo! como padrão de busca e o Portal Claro como página inicial fixa. Tentei instalar o Gmail e o GTalk pelo Market, mas ele não permitia. Tentei o apk de repositórios de terceiros, mas também não deu. Enviei o apk dos apps retirados do meu Xoom (com a mesma versão do SO), mas não deu para completar a instalação (ainda que no Nexus S tivesse dado certo). Resumindo: eles tiram e não permitem a instalação.

O modo de contornar a situação foi encontrar uma versão retail do sistema e colocá-la no aparelho.
@brunossn
Mas convenhamos, quando compro um celular ou tablet de quase 2 mil reais, a última coisa que quero é trabalho fazendo root ou dor de cabeça contratando advogado, né?
Marcos
com o custo desse processo você compra uns 2 aparelhos novos...
@brunocharamba
Vendo agora seu comentário, se você conseguir ganhar uma ação em 4 meses, pode ser que valha a pena, mas nem sempre dura isso, principalmente com empresas maiores envolvidas, creio eu.

A questão, como disse, é se dispor a passar por esse problema todo.
Gaba
Não sei da Vivo, mas sou cliente e nunca peguei esse tipo de coisa!
Thiago
Eu acho que trocar a ROM do aparelho não perde a garantia, desde que você instale a ROM oficial do fabricante e que pra isso não precise fazer root.

Troquei a ROM no meu Galaxy S2, que era "capado" da TIM. Agora uso a ROM oficial da Samsung e sem limites de operadora.

Isso pode ser feito também nos Tablets da Samsung. É só pesquisar em fontes seguras.
@brunocharamba
O problema é se dispor a entrar na nossa justiça e esperar o tempo devido para receber uma indenização. Na lei pode estar correto, mas quanto tempo duraria a ação? Você teria que trocar de aparelho de qualquer forma.

Pode ser que o valor da ação faça valer a pena, mas de qualquer forma, você vai acabar comprando outro celular e ter que esperar vários e vários anos.
felipevielmo
thas, tenho um defy no tempo de garantia, porém o celular dito resistente tem um risco na tela um tanto quanto profundo e dias depois a sensibilidade do touch desapareceu numa das bordas do aparelho, já liguei pra assistência e eles dizem que não tenho direito a garantia, porém eles anunciam como resistente a riscos água e poeira.

como proceder?
Haroldo Jr
Como falei, garantia é do hardware, não do sistema...
qualquer advogado de porta de cadeia reverte isso em 2 tempos ...
claudsan
É meio absurdo mas fazem, é uma vergonha!
Haroldo Jr
Cara, a garantia é do hardware, essa de "mudar o sistema perde a garantia" qualquer advogado de porta de cadeia consegue reverter isso ...

Uma tia minha comprou esses PCs imundos(não me consultou antes) tipo QBEX com Linux, chegou em casa e pediu pra eu colocar windows, computador funcionou perfeitamente durante mto tempo e deu um pau depois que foi preciso acionar a garantia e o pessoal da garantia veio com esse papo porco de que trocou o sistema, perdeu a garantia, conclusão, 4 meses depois ela ganhou uma ação contra a empresa, 4,500 reais de danos morais ... por um PC imundo de 800 reais ....
Bruno Augusto
Bom saber disso!
Mais uma indo pra minha lista negra!
@brunocharamba
Pois é, mas como falaram acima: Bye Bye garantia.
Haroldo Jr
Simples, instala uma versão custon, depois coloca a versão original do aparelho sem nenhuma operadora, dá trabalha, mas vc fica livre desse monte de propaganda imunda e dessas malditas restrições, comprei meu galaxy sii na vivo e a primeira coisa que fiz foi tirar tudo da vivo no telefone...
@brunocharamba
Não só da Samsung, LG também. Tudo capado, tudo apps proprietários e do Yahoo.
Thássius Veloso
Problema de usar sistema "rooteado" é que a garantia vai para o espaço.
@florianopolitan
Eu possuo um Galaxy Tab 7'' (GT-P1000L) da Claro desde fevereiro de 2011 e também sofro com essa customização da Claro.

O botão físico mais a direita, que é o atalho da busca (aquele com a lupa) até hoje leva à busca do Yahoo e não à do Google!!

Incrível o que esses parceiros estratégicos são capazes de fazer com um aparelho da Google, hein?
@bruno_vt
Root neles!
@brunocharamba
Rapaz, não duvido nada da Claro. Tenho um Optimus 2X, onde a versão nacional só é vendida pela Claro, onde todos os apps do google não vem no sistema, e sim programas deles ou do yahoo. Até o app básico de busca é do Yahoo.

Não sei como está agora, mas até alguns meses atrás era dessa maneira, por sorte pesquisei e acabei comprando o meu em outro país, sem essas restrições.

Conselho? Não compre da Claro.
@rtini
tem um texto que eu li a muito tempo atrás, não lembro se foi no Techcrunch ou no Engaget, que o google falava que uma vez retirado um aplicativo android padrão da rom, era impossível botar ele de volta.. tentarei achar o texto
@gabrielrb
Que absurdo. Não dá pra entender...

O que a claro ganha com isso?
Thiago Gomes
Ainda bem que só a claro faz isso. O povo tinha que deixar essa operadorazinha de lado, parar de comprar lá, capa os smarts/tables android e ainda diz que não o faz vê se pode.
@lucasbgp
A Claro personaliza os aparelhos da Samsung e deixa eles completamente fora do padrão da marca. Alteram ícones, nomes de menus e adicionam uma grande quantidade de porcarias. Até uns tempos atrás, não dava pra instalar a barra de pesquisa do Google (sim, eles a removem! - e colocam a do Yahoo), não dava pra instalar GTalk nem alguns outros aplicativos. Mas acredito que nos aparelhos mais recentes dê pra instalar esses apps direto do Market. Tenho um SII e consigo instalá-los, mesmo quando usava a ROM oficial da Claro.
senartes
graças a Deus temos o market enabler para dar a forcinha nesses casos.