Início » Brasil » Claro bloqueia instalação do Gmail no Galaxy Tab

Claro bloqueia instalação do Gmail no Galaxy Tab

Operadora negar impedir a adição de aplicativos.

Avatar Por

Algo muito estranho vem acontecendo no tablet Samsung Galaxy Tab que a Claro vende com tanto gosto e carinho em suas lojas. O consumidor vai lá, escolhe o produto tendo em vista as vantagens do sistema Android, ou então pelo preço que a operadora anuncia mesmo. Quando chega em casa, descobre que não dá para instalar aplicativos desenvolvidos pelo próprio Google. Muito esquisito.

Há diversos relatos desse assunto na internet. Bia Kunze, especialista em dispositivos móveis e colunista do Tecnoblog, chegou a escrever no site dela sobre os “Android capados da Claro” em março de 2011. A situação parece não ter mudado muito de lá para cá.

Galaxy Tab de 8,9 polegadas listado no site da Claro

Eu fiz o teste. Peguei um Galaxy Tab recentemente comprado em uma loja da Claro no Rio de Janeiro. Vem com diversos aplicativos da operadora, inclusive um cliente de email diferente do habitual. Ao buscar pelo tradicional Gmail no Android Market do aparelho percebi que o aplicativo não aparecia listado. Motivo para investigar um tanto mais.

A segunda opção foi recorrer ao Android Market baseado na web. Ali sim o Gmail aparece como opção de download — naquele esquema de mandar fazer a instalação remotamente. Entretanto, ao clicar no botão de instalar o Market listava diversos dispositivos Androids que eu uso ou usei. O Galaxy Tab estava entre eles sem a possibilidade de instalar. Ao lado do nome do dispositivo aparecia claramente que ele estava atrelado à Claro.

O único jeito de instalar o Gmail é baixando o pacote de instalação por fontes terceiras. O que é bem difícil, ainda mais quando estamos falando de tablet. Encontra-se facilmente a versão do Gmail para smartphones, mas o mesmo não vale para o Galaxy Tab e qualquer outro aparelho similar.

Por fim, o usuário fica com um cliente de email fornecido pela própria empresa. Um aplicativo que não funciona como deveria. Por exemplo, ele não redireciona corretamente mensagens de newsletter e de propaganda, que são parte do que os usuários recebem diariamente na caixa de entrada. E outra: para quem gosta do Gmail é natural tentar instala-lo. Nem a Claro nem a Samsung são obrigadas a inserir os aplicativos do gigante da web em seus produtos, mas também não deveriam bloquear.

A Claro forneceu a seguinte resposta depois de ser questionada pelo Tecnoblog sobre o motivo pelo qual remove aplicativos do Android:

“A Claro não restringe e não impede a instalação de nenhum aplicativo nos seus aparelhos vendidos com o sistema operacional Android. Todos os serviços podem ser instalados e utilizados normalmente. O que a operadora faz é pré-configurar os telefones vendidos em seus canais de venda para que estes tenham os próprios aplicativos da operadora ou de parceiros estratégicos.”

As evidências mostram o contrário e os diversos artigos publicados em blogs e fóruns da internet idem.

Também responderam sobre o porquê de bloquear a instalação de aplicativos:

“Caso o cliente deseje instalar qualquer aplicativo da sua preferência pessoal, basta acessar a loja Android Market e baixá-lo normalmente. O usuário é totalmente livre para deixar o aparelho do jeito que ele quiser, sem nenhuma restrição da Claro.”

O Tecnoblog também entrou em contato com a Samsung. A fabricante diz que “segue a política de customização da América Móvil (dona da Claro)  para os aparelhos voltados para essa operadora”. Não responderam quando questionados sobre os termos da política de customização.

Não havia nenhum porta-voz do Google do Brasil imediatamente disponível para comentar o assunto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Amaral
www.humberos.com.br trabalha na TV Digital/Analógica desses bixos e se não me engano tem ROM dele que tem TV digital.
Felipe Mota
E que tal fazer root, então?
Renan
Não é bem assim. Alterar o sistema operacional (de smartphones) pode causar dano ao aparelho. O CyanogenMod, por exemplo, faz overclock de 800mhz para 1000mhz no meu Defy. E aí, se esquenta e estraga, a Motorola tem que pagar a conta?
Rogerio
Olá amigo, acabei de comprar meu Tab na Fas Shop veio com a m.... da Claro junto... vc instalou a Odin + P7300ZSKK2 ??? Ficou bom, nao trava nem tem bug ? tem PT-BR ?
@hugoleomarques
Por isso que o Brasil não vai pra frente, o povo fica com medo de entrar na justiça. Enquanto não fizermos nossa parte essa putaria não vai parar.
@cjcsilva
Pior do que bloquear é dizer publicamente que não bloqueia, quando a realidade mostra claramente o contrário. Isso é revoltante. Qual é a credibilidade que uma operadora destas tem perante o consumidor? Mais uma para a lista negra meu povo!!
motomagx
ja tive problemas com os firmwares da Claro, o meu motorola z6 vinha com firmware modificado, e dava muitos erros na instalação de Java, se comparado com firmwares originais da motorola. fora isso, o desbloqueio era completamente impossível, visto que nenhum modelo deste da claro aceitava o código de subsidio.
Stuard
Façamos o seguinte: Já que a Claro diz que não limita a instalação, peguem seus tablets comprados na mesma e tirem um dia e levem-no a loja da Claro e, devidamente conectados a internet, mostrem aos atendentes que a o aplicativo não aparece na lista para a instalação e (se estiver com ele melhor ainda) mostre que em outro de modelo identico a instalação é possivel e mande o atendente SE VIRAR! Caso se recusem a fazer a instalação, faça um B.O e justiça neles. Se cada comprador de um tablet fizesse isso e metesse eles no PROCON, acabava rapidinho esse problema.
@marcioconde
A Claro faz isso sim. Tenho 3 dispositivos com Android da Claro em casa e em nenhum dos 3 é possível, por exemplo, usar o GTalk. Eles bloqueiam sim.
Milene Cristina
A Claro tem a pior política empresarial q já vi. Ela trata o consumidro q lhe dá dinheiro como se fosse lixo. Não basta dar de graça em troca de fidelidade aparelhos ultrapassados, agora faz essa bandalheira tb !! Bom saber pq já queria sair dessa operadorazinha. Agora q vou me embora de vez. Qdo lançaram o 3G me selecionaram junto com outros clientes e cobraram 80 reais por um serviço q nao funcionava. Em uma das reclamações q fiz, a atendente disse q éramos cobaias da empresa. Q saudade da BCP!! A tecnologia deles ficou ultrapassada mas tinha atendimento VIP. A solução é comprar aparelhos desbloqueados. Fico imaginando a reuniãozinha desses carinhas pra decidir isso. Uma piada
Ricardo
Que bom saber que a Claro faz isso e ainda não tem a honestidade de assumir. Eu nunca comprei nada dessa operadora ridícula e agora então vou falar com todo mundo que eu conheço pra nunca entrar nessa furada!!
David
Eu odeio essa operadora CLARO passo bem longe dessa operadora Sacana. Atualmente tenho um galaxy young que comprei quando era cliente vivo pós e atualmente uso a TIM e tirando as besteiras da Vivo como alguns app e os logos de inicialização e encerramento está tudo "virgem". Inclsive ele se auto configura com os APN quando se coloca um SIM de outra operadora.
Odair Gutirres
Mais uma tapeacao da Claro, já fizeram outras. O incrível é o Google e a Samsung aceitarem participar dessa farsa. Eu vou abandonar a Claro assim que puder.
Jean
Eu tenho outra solução: CyanogenMod!
Outro Leitor
Aonde, no Brasil, tem celular/tablet sem bloatware de operadora? :D
Exibir mais comentários